Vamos iluminar esta ideia!

O projeto “Vamos iluminar esta ideia!” foi mais um dos muitos desenvolvidos no âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos 2013, na unidade curricular de Gestão de Resíduos I do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL).

O projeto em questão, da responsabilidade das estudantes Ana Catarino, Anita Moreno, Ana Cambão e Joana Pinto, teve em consideração os resíduos associados às atividades práticas desenvolvidas no âmbito do curso de licenciatura em Ortoprotesia da ESTeSL (muito obrigado aos professores José Pedro Matos, Mário Briôa e Diogo Ricardo). Com o projeto “Vamos iluminar esta ideia!“, abordaram-se os temas “separação de resíduos e reciclagem” dando-se enfoque a alguns dos resíduos produzidos na Escola. Considerando que nas aulas práticas do curso de Ortoprotesia são produzidos, entre outros, resíduos de gesso, o objetivo  passou recolher esses resíduos, transformando-os em bases para velas e eventualmente outras peças decorativas. As velas foram produzidas a partir de óleo alimentar usado recolhido na comunidade académica. As velas foram feitas com recurso a equipamento gentilmente cedido à ESTeSL pelo projeto Vela por Óleo.

Vamos iluminar esta ideia!

Com esta atividade dá-se um uso alternativo a resíduos de diferentes características e com significativas implicações ambientais, que não apenas os resíduos de gesso e óleo alimentar usado, evitando-se assim a aquisição de novos materiais, na medida em que as peças produzidas terão como finalidade decorar alguns espaços na ESTeSL e, eventualmente, servirem como ofertas em eventos que se venham a organizar.

Para acederem a mais imagens deste e de outros projetos, visitem o álbum da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, na nossa página do Facebook.

Please follow and like us:
Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *