MSc in Environmental Chemistry and Health… um testemunho

Hoje deixamos-vos o testemunho da Ana Gouveia, recém licenciada em Saúde Ambiental pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), que saiu da sua zona de conforto e se aventurou além fronteiras, dando continuidade ao seu percurso académico. Que sirva de exemplo…

Ana Gouveia, uma aventureira na Dinamarca

Reconhecendo o mérito do ensino superior português, a verdade é que sempre tive uma grande curiosidade e vontade de estudar no estrangeiro. O desejo de aperfeiçoar os meus conhecimentos, aprendendo novas técnicas e partilhando diferentes visões e saberes e, ao mesmo tempo, a oportunidade de conhecer uma cultura diferente, foram os motivos que me levaram a querer partir. Desta forma, comecei a analisar as oportunidades e possibilidades de fazer um mestrado no estrangeiro. Surgiram várias hipóteses como estudar na Holanda, Dinamarca ou Suécia.

Decidi concorrer para o mestrado de Química Ambiental e Saúde (MSc of Environmental Chemistry and Health) na Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, após ponderar sobre vários fatores: o gosto pessoal pelo país e pelo mestrado em si, a necessidade das aulas serem lecionadas em inglês, as boas condições de ensino, entre outros. Para a concretização desta nova etapa foi muito importante a força e coragem que recebi da família e amigos, bem como de alguns professores da própria Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), nomeadamente a professora Susana Viegas e o professor Vítor Manteigas. Também os conhecimentos/bases que adquiri nesta instituição de ensino foram muito importantes nesta fase em que me encontro. Destaco ainda a orientação e o apoio que recebi da agência de estudantes Information Planet.

Estou muito feliz com a decisão que tomei, porque na Dinamarca há uma grande valorização do bem-estar e da satisfação dos cidadãos. Talvez seja a razão pela qual as pessoas parecem mais felizes, são extremamente amigáveis e educadas, muito prestáveis e com um espirito aberto. Aqui voltei a acreditar num futuro onde existe a possibilidade de progressão de carreira, segurança e estabilidade. Contudo, nem tudo é fácil, mas com determinação e coragem espero terminar o mestrado com a aquisição de competências que me irão permitir singrar numa carreira profissional bem sucedida.

Please follow and like us:
Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *