No âmbito da unidade curricular de Saúde Ambiental, do primeiro ano do Curso de Licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), os estudantes foram, mais uma vez, desafiados a sair da sua zona de conforto.
Em grupos de trabalho, identificaram temas objeto de abordagem no âmbito da unidade curricular de Saúde Ambiental e passíveis de serem desenvolvidas vídeo-reportagens associadas ao Projeto Eco-Repórter da Energia do Programa Eco-Escolas. Dos quatro grupos de trabalho foram apresentadas propostas de reportagem para a mobilidade sustentável (utilização de bicicleta e Carpool) e consumos energéticos (utilização racional de energia na habitação e na escola). As apresentações dos temas a abordar foram feitas em formato de pitch sendo que cada grupo teve que convencer os restantes colegas do mérito e pertinência da sua proposta, evidenciando o trabalho de pesquisa que haviam feito, o guião com as questões às quais pretendiam dar resposta e a forma de concretização do trabalho final.

Dos trabalhos propostos a escolha recaiu no “CARPOOL, uma forma de mobilidade sustentável“, uma vez que os Transportes/Mobilidade Sustentável foi o tema do ano escolhido pela ESTeSL, no âmbito da implementação do Programa Eco-Escolas, e ter sido evidenciado um trabalho de pesquisa significativo com consulta a organizações que fazem do Carpool uma área de negócio, organizações que promovem o Carpool junto dos seus colaboradores, assim como pesquisa de dados associados à circulação automóvel, em Portugal e na cidade de Lisboa.

Todos os estudantes acabaram, de alguma forma, por se envolver na concretização da vídeo-reportagem, assumindo-se como sendo um trabalho de turma que foi entretanto submetido a concurso. Independentemente do resultado do concurso, esta foi uma oportunidade para novas aprendizagens, para o desenvolvimento de novas competências e promoção do espírito de grupo… porque somos Saúde Ambiental!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *