Bolsa de investigação com o grau de licenciado (INSA)

O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), Departamento de Alimentação e Nutrição, Unidade de Observação e Vigilância abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI), com o grau de Licenciado, a candidatos (M/F), no âmbito do Projeto de Investigação com a referência OC/EFSA/DCM/2013/05: “Pilot project on the implementation of SSD2 in the frame of the electronic transmission of harmonised data collection of analytical results to EFSA”, financiado pela European Food Safety Autority (EFSA) e com os seguintes requisitos obrigatórios de admissão:

  • Licenciatura em áreas científicas relacionadas com Segurança Alimentar;
  • Conhecimentos e experiência em análise química e microbiológica de alimentos;
  • Ter conhecimentos de inglês ao nível de utilizador independente e de informática na ótica de utilizador.

Devem ainda ser considerados os seguintes requisitos preferenciais:

  • Conhecimentos sobre qualidade dos resultados analíticos;
  • Conhecimentos sobre gestão de dados e/ou sistemas de informação.

O plano de trabalhos que será desenvolvido no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, no Departamento de Alimentação e Nutrição, Unidade de Observação e Vigilância, consistirá na mapeamento de sistemas nacionais de gestão de dados analíticos de substâncias químicas, resíduos de pesticidas, aditivos e monitorização biológica em géneros alimentícios e alimentos para animais de acordo com o modelo de dados da EFSA – Standard Sample Description versão 2.0 (SSD2). Recolha e classificação dos dados analíticos nacionais de contaminantes químicos, resíduos de pesticidas, aditivos e microbiológicos em géneros alimentícios de acordo com o SSD2. Harmonização dos procedimentos relativos à colheita de amostras de géneros alimentícios. Reporte de dificuldades, desafios e soluções encontradas. Análise química de alimentos. Colaboração na definição de especificações técnicas para adaptação do sistema nacional de gestão de dados “AlimentosPT.ON.Data” para a nova versão do SSD.

A orientação científica ficará a cargo  da Doutora Maria da Graça Dias (INSA – Lisboa), sendo a bolsa atribuída por 12 meses, podendo, eventualmente, ser renovada até um máximo de 26 meses. A bolsa tem inicio previsto a 1 de outubro de 2014 e o projeto prevê o seu término a 7 de setembo de 2016. O montante mensal da bolsa corresponde a 745,00 € de acordo com o grau académico conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no país. Aos montantes referidos acrescem os valores referentes ao Seguro Social Voluntário e Seguro de Acidentes de Trabalho.

Serão excluídos os candidatos que não cumpram os requisitos obrigatórios e os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular (70%) e entrevista (30%), em ambos os casos com valoração de 0 a 20.

As candidaturas devem ser formalizadas até à data limite de 05-09-2014, obrigatoriamente por e-mail indicando a referência da bolsa, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes, devendo as candidaturas ser enviadas por correio eletrónico, devendo os candidatos devem conservar o recibo de entrega e/ou leitura do e-mail como comprovativo de receção.

Para mais informações consulte o site do INSA.

Please follow and like us:
Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *