Mestrado em Análise e Controlo de Riscos Ambientais para a Saúde acreditado pela A3ES

Mestrado em Análise e Controlo de Riscos Ambientais para a SaúdeA Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) acreditou, por um período de seis anos, o Mestrado em Análise e Controlo de Riscos Ambientais para a Saúde, uma parceria da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) e do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL)  e onde a área científica de Saúde Ambiental tem um desempenho preponderante, garantindo a lecionação de muitas das unidades curriculares.

Este ciclo de estudos das duas Unidades Orgânicas do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) encontra-se estruturado em dois anos letivos, com um total de 120 ECTS.

Os destinatários abrangem os titulares de uma licenciatura nas áreas de Saúde Ambiental, Engenharias, Análises Clínicas e Saúde Pública, Farmácia, Dietética e Nutrição, Ambiente, Química, Bioquímica, Biologia e áreas afins.

Esta acreditação só vem reconhecer, mais uma vez, o trabalho de mérito que tem vindo a ser desenvolvido pela área científica de Saúde Ambiental da ESTeSL, desta vez materializado na apresentação de uma proposta conjunta (com o ISEL) de um 2.º ciclo de estudos.

Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho

Serviço de Saúde Ocupacional do Instituto Politécnico de Lisboa (Newsletter)Em Portugal, a Assembleia da República instituiu oficialmente, desde 2001, o dia 28 de Abril como “Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho“.

Neste sentido e, para assinalar este dia de elevada relevância nacional, no âmbito da prevenção e segurança no trabalho, o Serviço de Saúde Ocupacional do Instituto Politécnico de Lisboa (SSO-IPL) divulga a sua Newsletter n.º 1, com informação relevante no âmbito da Educação e Promoção da Saúde, em contexto Ocupacional, destinada aos trabalhadores do IPL, com o objetivo de contribuir para a manutenção da saúde ao longo da vida laboral.

EDITORIAL
Como é já do conhecimento de todos, o Instituto Politécnico de Lisboa, de acordo com o legalmente instituído, implementou em fevereiro de 2014, o Serviço de Saúde Ocupacional destinado aos seus Funcionários Docentes e Não Docentes, através da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

No sentido de este Serviço poder contribuir de modo ainda mais eficaz para a melhoria das condições de trabalho, através das atividades desenvolvidas pela Medicina do Trabalho e Segurança do Trabalho, que lhe são intrínsecas, iniciamos hoje, dia simbolicamente relevante para a Prevenção e Segurança no Trabalho, a publicação desta Newsletter, com o objetivo de melhor informar e sensibilizar todos e cada um para a importância da Saúde Ocupacional, em benefício da qualidade de vida de todos os dias.

Prof. Coord. Manuel Correia, Vice-Presidente do IPL

III Simpósio de Saúde Pública do Barroso

III Simpósio de Saúde Pública do BarrosoA Unidade de Saúde Pública do Alto Tâmega e Barroso e a Câmara Municipal de Boticas  estão a organizar aquele que será o III Simpósio de Saúde Pública do Barroso (ver programa) , que terá lugar no Auditório Municipal de Boticas, no próximo dia 15 de maio.

Este evento que à semelhança da edição anterior, pretende reunir profissionais da saúde humana e veterinária, naquilo que diz ser uma “filosofia de debate pluridisciplinar, na perspetiva de que a saúde humana e animal constituem uma só saúde, conforme orientação das políticas da comissão europeia” e seguindo os principios da One Health Initiative.

The One Health concept is a worldwide strategy for expanding interdisciplinary collaborations and communications in all aspects of health care for humans, animals and the environment. The synergism achieved will advance health care for the 21st century and beyond by accelerating biomedical research discoveries, enhancing public health efficacy, expeditiously expanding the scientific knowledge base, and improving medical education and clinical care. When properly implemented, it will help protect and save untold millions of lives in our present and future generations.

As inscrições são gratuitas, procurando tornar possível a reunião do maior número de profissionais da área da saúde humana e animal, e poderão ser feitas online no site do Município. Para mais informações sugerimos que acedam ao programa do III Simpósio de Saúde Pública do Barroso.

A Saúde Ambiental a criar sinergias entre Portugal e Croácia

É no âmbito da EURASHE 25th Annual Conference que muitas instituições de ensino  superior, um pouco de todo o mundo, estão por estes dias em Lisboa a debater a relevância do ensino superior de cariz profissional como sendo algo relevante – mais relevante do que nunca, e os desafios que se apresentam para o futuro.

College of Occupational Safety and Health (Croatia) & Lisbon School of Health Technology (Portugal)

Foi seguindo esta permissa que o College of Occupational Safety and Health (Zagreb, Croácia) e o curso e área científica de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) encetaram os trabalhos tendentes ao estabelecimento de uma parceria entre instituições que venha a potenciar a mobilidade de estudantes e docentes, assim como o desenvolvimento de projetos de investigação.

Nesta primeira fase, que contou com a presença do Gabinete de Relações Internacionais da ESTeSL (Cristina Marques e Nuno Alves), da área científica e direção de curso de Saúde Ambiental (Vítor Manteigas e Susana Viegas), do Gabinete de Relações Internacionais do College of Occupational Safety and Health (Lada Crnobori) e respetiva reitora (Liljana Dolšak), identificaram-se potenciais áreas de interesse comum, tanto ao nível da oferta formativa de primeiro ciclo (licenciatura em Saúde Ambiental) como de segundo ciclo (mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho), criando-se assim sinergias entre Portugal e Croácia, tendo a Saúde Ambiental como “pretexto”.

Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho da ESTeSL acreditado pela A3ES

A A3ES acreditou por um período de seis anos o Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) e onde a área científica de Saúde Ambiental tem um desempenho preponderante ao nível da gestão desta oferta formativa, assim como da lecionação de muitas das unidades curriculares.

Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho acreditado pela A3ES

O ciclo de estudos está estruturado em três semestres, com 6 unidades curriculares no primeiro semestre, 5 no segundo, uma delas designada como seminários e investigação aplicada em Saúde e Segurança, e um projeto/estágio no terceiro com 30 ECTS.

As condições de acesso incluem os titulares de uma licenciatura e uma edição especial para os titulares de pós-graduação em SHT em instituições de ensino superior. Os candidatos da edição especial têm apenas que realizar o projeto/estágio.

Esta acreditação só vem reconhecer o trabalho de mérito que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho da ESTeSL.

Sessão “Qualidade do Ar na Cidade de Lisboa”

Irá ter lugar no próximo dia 21 de abril a Sessão Ponto de EncontroQualidade do Ar na Cidade de Lisboa“, moderada por Ângelo Mesquita (Lisboa E-Nova), tendo como orador João Pedro Santos da Câmara Municipal de Lisboa. Este evento decorrerá no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), no Picoas Plaza, entre as 17h45m e as 19h30m (a Sessão terá início às 18h00m, sendo antecedida por um café de Boas Vindas).

Lisboa E-Nova

O objetivo desta sessão é apresentar uma breve síntese da evolução da qualidade do ar na cidade de Lisboa, durante os últimos 10 anos, bem como dar a conhecer as diversas ações que têm sido levadas a cabo pelo município no sentido de minimizar as emissões poluentes, com vista à melhoria da qualidade do ar e consequentemente da qualidade de vida.

A poluição do ar causa quase meio milhão de mortes prematuras por ano na União Europeia. Em meio urbano a poluição atmosférica constitui-se como um dos principais fatores de degradação da qualidade de vida das populações, nomeadamente pelas concentrações de material particulado (PM10) e óxidos de azoto (NOx) associadas às emissões provenientes do tráfego automóvel.

A diretiva relativa à qualidade do ar ambiente (2008/50/CE) exige que as autoridades locais em conformidade com os valores-limite anuais de PM10 e NO2, adotem medidas para reduzir a poluição do ar com vista ao cumprimento dos respetivos valores-limite.

Em cumprimento desta obrigação, a CCDR LVT elaborou em 2005 o Plano de Melhoria da Qualidade do Ar na Região de Lisboa e Vale do Tejo (PMQA-LVT). Este plano visou avaliar e propor um conjunto de medidas a implementar a curto-médio prazo, tendo contado com a participação de uma equipa intersectorial, que reuniu os responsáveis pela política de ambiente, transportes, indústria, proteção civil e também da administração local.

Para a cidade de Lisboa, foi assinado um protocolo entre o Município e a CCDR LVT, formalizando a intenção de implementar uma serie de medidas com vista à melhoria da qualidade do ar.

A participação na Sessão Ponto de EncontroQualidade do Ar na Cidade de Lisboa” é gratuita mas de inscrição obrigatória.