Congresso “Vertentes e Desafios da Segurança 2015” (VDS 2015)

Irá ter lugar em Leiria (Teatro José Lúcio da Silva), entre os dias 29 e 31 de outubro de 2015, o Congresso “Vertentes e Desafios da Segurança 2015” (VDS 2015).

Congresso “Vertentes e Desafios da Segurança 2015?

O VDS 2015 será realizado ainda em altura de crise… mas será uma excelente oportunidade para obter conhecimento e formação para que possamos fazer, enquanto Técnicos ou Engenheiros de Segurança, Psicólogos do Trabalho, Médicos do Trabalho e Ergonomistas, o que estiver ao nosso alcance para promover a Segurança e a Saúde no Trabalho e combater, prevenindo, os Acidentes de Trabalho e as Doenças Profissionais.

Assim, com o intuito de possibilitar o aprofundamento de conhecimentos e debate de ideias sobre temas actuais, irá realizar-se a 5.ª edição do Congresso “Vertentes e Desafios da Segurança” (VDS 2015), evento que se pretende que seja interactivo e esclarecedor, visando contribuir para a prevenção de riscos de acidentes, apesar de todas as dificuldades.

Este evento terá lugar na última semana de Outubro, como nas edições anteriores, porque esta é a Semana Europeia da Segurança e porque abordará também assuntos relacionados com a Campanha Europeia da Agência Europeia de Segurança e Saúde no Trabalho (AESST) para 2014-2015, subordinada ao tema “Gestão do stresse e dos riscos psicossociais no trabalho”.

Este parece-nos ser um evento de particular interesse para quem trabalha, ou perspetiva vir a trabalhar, em Saúde Ocupacional e que integra da Comissão Científica as professoras Carla Viegas e Susana Viegas, docentes da área científica de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL).

Os potenciais interessados em apresentar trabalhos ainda podem fazer a submissão de artigos, de 3 a 7 páginas (trabalho de cariz científico a ser submetido à Comissão Científica para revisão por pares), até ao próximo dia 28 de junho.

Campos eletromagnéticos: perceção e aceitação do risco

Campos eletromagnéticos: perceção e aceitação do riscoFoi publicado no número 13 da Revista Saúde & Tecnologia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), edição de maio de 2015, o artigo Campos eletromagnéticos: perceção e aceitação do risco da autoria de Susana Silva Daniel, licencida em Saúde Ambiental pela ESTeSL, atualmente a exercer enquanto Técnica de Saúde Ambiental no Departamento de Saúde Pública (Sanidade Marítima) da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I.P. e que se encontra disponível para consulta no Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa.

Esta é uma publicação que foi sujeita a arbitragem científica o que só vem enfatizar o mérito do trabalho desenvolvido que apresentava como objetivo “conhecer e analisar a preocupação e a perceção dos indivíduos sobre a REM, as eventuais precauções tomadas para evitar/moderar a exposição e a aceitação dos riscos para a saúde provenientes da exposição à mesma”.  A amostra foi constituída por estudantes e profissionais de diferentes estabelecimentos de ensino superior português (Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Atlântica e Escola Superior de Saúde de Beja).

Bolsas de estudo para o Japão (anos académicos 2016-2018)

Para os mais “aventureiros”, o Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão (Monbukagakusho) está a conceder bolsas de estudo a licenciados portugueses para um curso de pós-graduação em universidades japonesas, para os anos académicos de 2016.

Bolsas de estudo para o Japão

Os interessados deverão apresentar os formulários de inscrição, devidamente preenchidos e acompanhados da documentação requerida, à Embaixada do Japão, até ao próximo dia 30 de Junho de 2015, impreterivelmente (data de receção na Embaixada).

Todas as áreas de estudo são elegíveis, sendo que os candidatos devem escolher uma área de estudo no Japão que corresponda à área de estudo da sua licenciatura. Os campos de estudo escolhidos deverão existir nas universidades japonesas, sendo excluídos os estágios em fábricas ou empresas e artes tradicionais japonesas.

Todo o processo de seleção é realizado em Portugal, sendo que os candidatos de nacionalidade Portuguesa, mesmo estando a estudar num país estrangeiro, terão que apresentar a sua candidatura na Embaixada do Japão em Portugal e, caso passem à fase de pré-selecção, deverão comparecer naquela Embaixada presencialmente nessa altura.

 Os candidatos deverão ter nascido a 2 de abril de 1981 ou depois e deverão ter completado ou estarem a completar uma licenciatura por uma instituição de ensino superior ou serem detentores de um grau equivalente ao da licenciatura ou ter 22 anos de idade.

Os requisitos e preceitos a cumprir são inúmeros pelo que sugerimos, para todos os efeitos, a consulta da informação disponibilizada na Embaixada do Japão em Portugal, nomeadamente o regulamento do programa.

Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho (Biénio 2015/2017)

Os problemas relacionados com a Segurança e Saúde no Trabalho e, em especial, com a sinistralidade laboral são globais e transversais em todas as sociedades modernas. O Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), com candidaturas a decorrerem até 10 de Julho de 2015, pretende qualificar academicamente com o grau de mestre quadros superiores e tecnicamente através da atribuição do título profissional como Técnico Superior de Segurança do Trabalho (TSST).

Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho

Esta oferta formativa de 2.º ciclo (Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho) foi recentemente objeto de acreditação por 6 anos pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), tendo sido também objeto de homologação pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).

Mestrado Acreditado (A3ES) e Homologado (ACT)

Para além dos conteúdos programáticos indicados pela ACT, para obtenção do título profissional como Técnico Superior de Segurança do Trabalho, a oferta formativa apresenta ainda:

  • Unidade Curricular de Sistemas Integrados de Qualidade, Ambiente e Segurança (51 horas) que aborda os conteúdos necessários para a implementação e auditoria dos três sistemas e, ainda, exame que atesta os conhecimentos de base para futura qualificação como auditor nos três sistemas;
  • Seminário de Toxicologia Ocupacional (30 horas) em que, além de conteúdos gerais associados à toxicologia, o Regulamento REACH e os Cenários de Exposição serão também abordados já que são temas que se relacionam diretamente com os princípios básicos de prevenção da exposição profissional a agentes químicos;
  • Seminário de Socorrismo (30 horas) com o intuito de ministrar técnicas de primeiros socorros;
  • Seminário sobre a apresentação de Projetos (24 horas), decorrentes da investigação aplicada sobre a temática de Higiene do Trabalho, realizada pelo Grupo de Investigação Ambiente e Saúde (GIAS) da ESTeSL. Este seminário permitirá apresentar as linhas de investigação desenvolvidas no GIAS, possibilitando aos mestrandos a integração em equipas de investigação.