Protection Against Terrorism… uma aventura em Zagreb!

Foi na sequência da parceria criada entre a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) e a Visoka Škola za Sigurnost (College of Occupational Safety and Health) da Croácia (ver A Saúde Ambiental a criar sinergias entre Portugal e Croácia), que um dos estudantes do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da ESTeSL teve oportunidade de frequentar o curso de “Protection Against Terrorism” em Zagreb. O convite partiu da instituição parceira e o curso, que teve lugar entre os dias 28 de junho e 5 de julho, contou com a participação de estudantes de Portugal, Finlândia, Chipre, Polónia e Turquia.

Student of Environmental Health invited to the Protection Against Terrorism course at College of  Occupational Safety and Health (Zagreb, Croatia)

O retorno dado pelo estudante João Abegão foi extremamente positivo e esta acabou por se revelar uma experiência complementar à desenvolvida num dos seus estágios curriculares.

Osjetljiv sam na temu terorizma budu?i da sam nekoliko mjeseci pratio rad vojnog osoblja u Portugalu vezano za krizne situacije kao što su prijetnje iz bioloških, radioaktivnih, nuklearnih i kemijskih izvora. Ovo se ?inilo kao izvrsna prilika da upotpunim to znanje s iskustvom osoblja iz druge zemlje.

Aproveitamos a ocasião para agradecer ao College of Occupational Safety and Health, na pessoa da respetiva reitora, professora Liljana Dolšak, assim como à  Dra. Lada Crnobori, responsável pelo Gabinete de Relações Internacionais daquela instituição, pela oportunidade criada para que um dos nossos estudantes pudesse vivenciar mais uma experiência de mobilidade internacional.

VII Encontro Nacional das Ciências e Tecnologias da Saúde

VII Encontro Nacional das Ciências e Tecnologias da SaúdeIrá ter lugar de 12 a 14 de novembro de 2015, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), o VII Encontro Nacional das Ciências e Tecnologias da Saúde.

Este evento, organizado pela ESTeSL, incluirá Sessões Especiais, Sessões Científicas, FreePapers, Posters Científicos, Cursos breves / workshops / sessões hands-on e Rising Stars – Academia ESTeSL e contará com o apoio da Associação +ESTeSL.

Os interessados poderão fazer a submissão de trabalhos para apresentação até ao dia 6 de outubro e as inscrições (a preço reduzido) até 18 de outubro.

«Caros(as) Colegas e Amigos(as)

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL – IPL) vai levar a cabo o VII Encontro Nacional das Ciências e Tecnologias da Saúde. Este VII Encontro surge naturalmente e na continuidade dos anteriores, cuja primeira edição decorreu em outubro de 1993. Parece que foi ontem, mas efetivamente já passaram 22 anos desde o evento inaugural e muita coisa mudou desde então!

A mudança é algo com que todos nós temos vindo a aprender a viver. Em saúde, a mudança representa a adaptação a novos desafios e paradigmas para melhores cuidados e boas práticas. A ciência e a tecnologia, nos cuidados de saúde atuais, evolui de forma percetível aos olhos de todos nós.

Às Escolas de Saúde, compete formar os seus estudantes para uma adequada aprendizagem em contexto de evolução e mudança permanentes. A sociedade, que irá acolher estas pessoas já devidamente habilitadas, irá exigir excelência e rigor na prestação dos cuidados de saúde.

O VII Encontro Nacional das Ciências e Tecnologias da Saúde surge assim, num momento em que a mudança ocorre nos paradigmas de formação em ciências e tecnologias da saúde.

Gostaríamos de o(a) desafiar a participar neste Encontro e dar o seu contributo ativo no debate de temas de interesse atuais e com impacto no futuro das profissões de diagnóstico e terapêutica e da saúde em geral!

É neste sentido que gostaria de desejar as boas vindas ao VII Encontro Nacional das Ciências e Tecnologias da Saúde.

Prof. Doutor Luís Lança
Presidente do Encontro»

Saúde Ambiental: curso superior com taxa de desemprego muito baixa!

De acordo com a informação disponibilizada no Portal do Ministério da Educação e Ciência (Dados e Estatísticas de Cursos Superiores), onde se apresentam dados e estatísticas sobre os cursos de Licenciatura e de Mestrado Integrado ministrados em estabelecimentos de ensino superior portugueses, o curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) apresenta resultados invejáveis, com uma taxa de desemprego muito baixa!

Dados e Estatísticas do Curso de Licenciatura em Saúde Ambiental (ESTeSL)

Em relação à taxa de desemprego evidenciada para o curso de Saúde Ambiental da ESTeSL (de 4,4%), esta corresponde à taxa de desemprego registada em dezembro de 2014 dos alunos que se diplomaram no curso entre os anos letivos 2009/10 e 2012/13, sendo contabilizados os desempregados registados no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). A taxa de desemprego registado do curso é o quociente entre o número de diplomados do curso no período 2009/10 – 2012/13 que se encontram registados como desempregados no IEFP à data de 31 de dezembro de 2014, e o número total de diplomados do curso no mesmo período. As taxas de desemprego registado do curso (4,4%), da área de educação e formação (14,4%), e do agregado nacional (8,6%), são calculadas pela Direção-Geral do Ensino Superior, tendo em conta os cursos precedentes, conforme o descrito no Despacho de 20 de abril de 2015 do Secretário de Estado do Ensino Superior.

Olhando para os dados disponibilizados (e apenas para esses!), podemos concluir que a taxa de empregabilidade dos recém licenciados em Saúde Ambiental da ESTeSL (entre os anos letivos 2009/10 e 2012/13) é claramente inferior à evidenciada a nível nacional para todos os licenciados em período análogo, assim como para a respetiva área de formação.

Se a empregabilidade for um fator relevante para aqueles que se preparam para concorrer ao ensino superior, então o curso de licenciatura em Saúde Ambiental afiança-se como sendo uma excelente opção!

Serviço de Investigação, Epidemiologia Clínica e de Saúde Pública Hospitalar

Despacho (extrato) n.º 7216/2015Foi publicado ontem, dia 1 de julho de 2015, o Despacho (extrato) n.º 7216/2015 que refere que o Serviço de Investigação, Epidemiologia Clínica e de Saúde Pública Hospitalar é um serviço hospitalar que integra o Hospital, Centro Hospitalar ou Unidade Local de Saúde, em que se encontra integrado, dispondo de autonomia técnica e científica, competindo-lhe em articulação e colaboração com as autoridades de saúde, as Administrações Regionais de Saúde, IP (ARS), a Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP (INSA), bem como os restantes organismos do Ministério da Saúde: (i) colaborar na prestação de cuidados de saúde hospitalares e na articulação entre as atividades hospitalares e a de outros prestadores de saúde e agentes da comunidade, visando a obtenção de ganhos em saúde das populações; (ii) apoiar ou assegurar o planeamento, criação e desenvolvimento, gestão, manutenção e processos de melhoria da qualidade de dados; (iii) Desenvolver ou promover a formação dos profissionais de saúde do centro hospitalar em metodologia e competências técnicas e científicas de investigação, no âmbito da investigação em saúde, em serviços de saúde e avaliação de tecnologia no contexto hospitalar, e em articulação com as orientações decorrentes da legislação em vigor e da Comissão de Ética do Centro Hospitalar e de forma integrada; (iv) e propor, gerir e colaborar em programas de intervenção no âmbito da prevenção, promoção e proteção da saúde.

Serviço de Investigação, Epidemiologia Clínica e de Saúde Pública Hospitalar prevê a integração de, em regime de acumulação com outros serviços, e dentre outros, de Técnicos da área Ambiental, tais como Técnicos de Saúde Ambiental, Engenheiros do Ambiente, Técnicos de Higiene e Segurança no Trabalho.