Jornadas das Escolas Promotoras da Saúde do Nordeste Transmontano

Irá ter lugar nos próximos dias 9 e 10 de outubro, em Bragança, as Jornadas das Escolas Promotoras da Saúde do Nordeste Transmontano.

Este evento, organizado pela Unidade Local de Saúde do Nordente (coordenação do Programa de Saúde Escolar), decorrerá no Auditório Alcínio Miguel da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança.

As Jornadas das Escolas Promotoras da Saúde do Nordeste Transmontano destinam-se a, professores, educadores, profissionais de saúde, associações de pais e encarregados de educação, alunos, autarquias e comunidades. Os eventuais interessados devem consultar o folheto das jornadas, onde poderão encontrar o programa e a respetiva ficha de inscrição.

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) far-se-à representar pelo Professor Vítor Manteigas, docente da Área Científica de Saúde Ambiental da ESTeSL e coordenador do Programa Eco-Escolas na ESTeSL, integrando o painel “Ambientes Seguros e Saudáveis” com a comunicação “Educação Ambiental enquanto fator promotor da saúde”.

Jornadas das Escolas Promotoras da Saúde do Nordeste Transmontano

O sucesso educativo está cada vez mais dependente de decisões que o homem, as comunidades e as suas instituições podem e devem assumir.

Dotar a sociedade, os seus membros e os seus grupos dos princípios, valores e meios para essa intervenção, exige estratégias de comunicação e acção que as escolas, os professores, os alunos, os pais, os encarregados de educação, as instituições educativas e politico-sociais necessitam de conhecer e partilhar de forma activa e continuada no alcance de escopos comuns. As Escolas Promotoras de Saúde apresentam como desígnio e paradigma o alcance dos pressupostos ora expressos.

A promoção da saúde, bem como da qualidade de vida e do sucesso escolar e realização humana das crianças e jovens, pela sua extrema importância na melhoria do seu bem estar pessoal e no desenvolvimento de todas as capacidades individuais e sociais; exigem que se questione e problematize com dinamismo o seu posicionamento perante a intervenção dos cidadãos nos universos da SAÚDE-FAMÍLIA-ESCOLA-COMUNIDADE, como entidades interessadas numa interacção complementar e participada no processo educativo global.