Dia Mundial da Saúde Ambiental, hoje e sempre!

Terminou em Coimbra, o Global Environmental Health Faculty Forum (GEHFF 2015), um evento que teve início no passado dia 22 de setembro e que culminou hoje com a celebração do Dia Mundial da Saúde Ambiental.

O GEHFF 2015 foi um evento, numa organização conjunta do Departamento de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) e da International Federation of Environmental Health (IFEH), que levou a Coimbra muitos profissionais de Saúde Ambiental de todo o mundo. Tendo como mote a “Saúde Urbana”, especialistas de renome mundial tiveram ali a oportunidade de, em sessões plenárias, sessões paralelas, workshop e em sessões de cariz formativo, partilhar o que de mais relevante se vai fazendo (e sabendo). A Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) também marcou presença em Coimbra, tendo o professor Vítor Manteigas integrado a respetiva Comissão Científica e moderado uma das sessões paralelas com comunicações da Austrália, Áustria, Croácia, Polónia e Portugal.

Global Environmental Health Faculty Forum (GEHFF 2015)

A ESTeSL participou ainda, pela primeira vez, na reunião de trabalho da IFEH que teve lugar no dia 21 e manhã do dia 22, precedendo este evento. Esta foi, seguramente, a primeira de muitas reuniões de trabalho da IFEH em que a ESTeSL participou, garantindo a partir de agora um papel ativo no futuro da Saúde Ambiental a nível mundial. E esta terá sido, porventura, a melhor forma de este ano se celebrar o Dia Mundial da Saúde Ambiental.

Programa de Doutoramento “EnviHealth&Co – Environmental Health”

Está aberto até ao dia 15 de setembro o concurso para bolsas de doutoramento  para a frequência do Programa de Doutoramento “EnviHealth&Co – Environmental Health da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Programa de Doutoramento "EnviHealth&Co – Environmental Health"

O Programa de Doutoramento “EnviHealth&Co – Environmental Health” foi seleccionado, no  âmbito do concurso para  financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP  (FCT),  tendo-lhe sido atribuídas 24 bolsas de doutoramento. Nesta edição do EnviHealth&Co são abertas 12 vagas. No âmbito daquele concurso, cabe à Comissão de Recrutamento do EnviHealth&Co, em articulação com a Comissão Diretiva do Programa e com o seu Coordenador Científico, seleccionar os estudantes que usufruirão das bolsas financiadas pela FCT, sendo que os contratos de bolsa de investigação são celebrados diretamente com a FCT.

Sugerimos a todos os interessados a leitura atente do respetivo aviso de abertura de concurso para atribuição de bolsas individuais de doutoramento, sabendo-se de antemão que os candidatos devem safistazer cumulativamente as seguintes condições:

  1. Tenham  formação  de  base  em  áreas  relevantes  para  o  conhecimento  em  Saúde  Ambiental, nomeadamente as  relacionadas com Ciências da Vida, Ciências da Saúde,  Engenharia,  Informática,  Sociologia,  Design,  Arquitectura,  Gestão  ou  Economia,  podendo,  contudo,  ser  consideradas  outras  formações  de  base,  sujeitas  a  avaliação  caso a caso;
  2. Sejam detentores de grau de Mestre ou equivalente, sendo também aceitáveis candidaturas de Licenciados “pré-Bolonha” (licenciatura de 5 anos), ou de detentores de currículo académico, científico ou profissional reconhecido pela Comissão de Recrutamento como adequado para este Programa Doutoral;
  3. Possuam um domínio, no mínimo razoável, da língua inglesa (falada e escrita), uma vez que o inglês é a língua oficial do Programa EnviHealth&Co.