A Saúde Ambiental da ESTeSL no Dia das Bandeiras Verdes 2015

Foi ontem, dia 14 de outubro de 2015, que uma comitiva da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), da qual faziam parte docentes, não docentes e estudantes, representando toda a comunidade académica da ESTeSL, rumou a Torres Vedras para participar em mais um Dia das Bandeiras Verdes e ali receber o seu quinto galardão Eco-Escolas, a Bandeira Verde. As escolas galardoadas foram cerca de mil e duzentas e a ESTeSL foi uma delas, continuando a ser uma das poucas escolas do ensino superior a ser reconhecida enquanto Eco-Escola, fruto do muito trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela comunidade académica e em particular pelos estudantes de Saúde Ambiental.

A Saúde Ambiental da ESTeSL no Dia das Bandeiras Verdes 2015

Durante toda a manhã os estudantes de Saúde Ambiental da ESTeSL e o professor Vítor Manteigas, docente da área científica de Saúde Ambiental foram responsáveis por, em conjunto com os colegas da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra e da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, dinamizar uma atividade de fotografia criativa que garantiu animação aos milhares de participantes no Dia das Bandeiras Verdes.

Este dia foi o culminar de muito trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano letivo, tendo-se recebido os prémios correspondentes aos lugares conseguidos em diferentes projetos/desafios, nomeadamente:

O momento mais esperado do dia teve lugar quando a estudante Vanessa Santos, conselheira Eco-Escolas representante dos estudantes de Análises Clínicas e Saúde Pública (atualmente em Ciências Biomédicas Laboratoriais), recebeu a tão almejada Bandeira Verde em nome da ESTeSL. O convite dirigido à estudante Vanessa Santos para que fosse, em representação da ESTeSL, receber o galardão, decorreu do seu empenho enquanto conselheira, fazendo prova de que as preocupações com as questões ambientais não devem (nem são!) exclusivas da Saúde Ambiental.

A delegação da ESTeSL que se deslocou a Torres Vedras em carpool, regressou a Lisboa já no fim do dia e trouxe na bagagem a sua quinta Bandeira Verde, perspetivando-se para breve o hastear na Praça da Saúde.

Parabéns a todos e em especial à equipa de docentes e estudantes de Saúde Ambiental que têm vindo, de forma recorrente, a marcar a diferença ao longo dos últimos anos, naquilo que diz respeito à educação ambiental para a sustentabilidade na ESTeSL.

Conferência em Radiações e Saúde (Dosimetria Individual)

Conferência em Radiações e Saúde (Dosimetria Individual)O Grupo de Investigação em Radiações e Saúde, em conjunto com as Áreas Científicas de Cardiopneumologia, Medicina Nuclear, Radiologia, Radioterapia e Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), promovem nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2016, no Auditório ESTeSL/ESEL, aquela que será primeira Conferência em Radiações e Saúde – Dosimetria Individual.

Esta iniciativa, a replicar anualmente, decorre da crescente preocupação dos profissionais de saúde face aos riscos associados à utilização de radiações ionizantes na saúde, tanto ao nível do diagnóstico como da terapêutica, e aos quais estão expostos.

Os benefícios associados à utilização de radiação ionizante em aplicações clínicas, deve ser acompanhado de um respeito pelas boas práticas, normas e regulamentos nacionais e internacionais de proteção e segurança radiológica.

Assim, a Dosimetria Individual – a temática específica desta primeira Conferência em Radiações e Saúde – apresenta-se como um dos principais alicerces da Proteção Radiológica, sendo evidente uma necessidade crescente de atualização de conhecimentos ao nível da utilização das radiações em contexto clínico.