A Saúde Ambiental aventurou-se no “Descobre a tua Geodiversidade”

Foi no âmbito de uma das unidades curriculares de estágio do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), que as estudantes do terceiro ano Ana Roque e Patrícia Duarte se aventuraram no “Descobre a tua Geodiversidade“.

O desafio “Descobre a tua Geodiversidade“, apresentado às Eco-Escolas em parceria com o Comité Nacional para o Programa Internacional de Geociências da UNESCO e com o apoio da Comissão Nacional da UNESCO, visa a motivar professores e estudantes para a realização de trabalhos de reportagem de forma a promover um maior conhecimento e divulgação da geodiversidade e geossítios em Portugal, com enfoque para aqueles que se encontrem próximos das escolas. E a Saúde Ambiental aventurou-se…

Atualmente, sabe-se que o Vale Inferior do Tejo alberga as falhas ativas onde se produziram alguns dos principais sismos que afetaram a região de Lisboa, nomeadamente os de 1531 e 1909, com magnitudes variando entre 6,0 a 7,0 na escala de Richter. Neste sentido, realizou-se uma videorreportagem onde se retratou a falha tectónica existente no Bairro da Mata (Vila Franca de Xira) considerada como a mais provável fonte de sismos destrutivos que afetaram a região de Lisboa.

Geodiversidade é a variedade de rochas, minerais, fósseis, formas de relevo, sedimentos e solos, juntamente com os processos naturais que os formam e alteram permanentemente (Scotish Natural Heritage, 2015 – ). Contudo, dentro desta incluem-se aquelas ocorrências que possuem elevado valor científico, educativo e/ou turístico, denominadas geossítios. Estes podem ser minerais, rochas, fósseis, solos ou geoformas e permitem-nos conhecer capítulos da história da Terra.

A geoconservação consiste na proteção do património geológico promovendo, simultaneamente, o uso racional desta componente não viva do património natural. Os exemplos excecionais de elementos da geodiversidade podem enfrentar diversos tipos de ameaças resultantes, quer de processos naturais, quer de intervenções humanas (como por exemplo o roubo e comércio ilegal de minerais e fósseis; vandalismo; mineração; ausência de legislação adequada; etc.). A geoconservação constitui, hoje, uma das especialidades emergentes que se desenvolve no âmbito das Ciências da Terra. Ela compreende diversas etapas que passam pela inventariação, caracterização, classificação, conservação e divulgação dos geossítios.

(in Património Geológico de Portugal)