Workshop “Qualidade do Ar Interior”

Irá ter lugar na próxima segunda-feira, dia 26 de junho de 2017, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (Campo Grande, Lisboa) o workshop “Qualidade do Ar Interior”.

Workshop "Qualidade do Ar Interior"

 

Este evento, que contará com a participação de elementos da equipa do projeto Interreg Sudoe ClimACT, é de inscrição gratuita mas obrigatória (até ao dia 23 de junho).

Docentes de Saúde Ambiental distinguidas no aniversário do Instituto Politécnico de Lisboa

Foi na passada segunda-feira, dia 5 de junho de 2017, que o Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) celebrou 31 anos. A cerimónia, que teve lugar na Escola Superior de Comunicação Social, reuniu a comunidade académica do IPL, assim como vários convidados numa tarde onde a “Liberdade de Expressão” foi o tema principal.

A sessão solene incluiu momentos culturais de música, dança e teatro, atribuição de medalhas e prémios científicos e de reconhecimento, tendo terminado com um cocktail que encerrou as comemorações.

Francisco Pinto Balsemão, convidado de honra da cerimónia, com a intervenção “O que é, hoje, lutar pela Liberdade de Expressão”, recebeu a Medalha de Ouro do IPL pelo seu empenho na afirmação da liberdade de expressão em Portugal.

No decorrer da cerimónia foram também distinguidas duas docentes da Área Científica de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL), nomeadamente:

Docentes de Saúde Ambiental distinguidas no aniversário do Instituto Politécnico de Lisboa

  • Professora Susana Viegas, docente da Área Científica de Saúde Ambiental e Diretora do Curso de Licenciatura em Saúde Ambiental, que recebeu o Diploma de Mérito como reconhecimento de atividades com relevância na comunidade, decorrente da sua colaboração com a ECHA – European Chemicals Agency (à esquerda); e
  • Professora Carla Viegas, docente da Área Científica de Saúde Ambiental, que recebeu o Diploma de Mérito como reconhecimento das suas atividades de cariz científico, no âmbito dos Prémios Científicos IPL-CGD (à direita).

Saúde Ambiental da ESTeSL participa em Missão Litter Less

Foi na passada sexta-feira, dia 2 de junho, que um grupo de estudantes do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) participou na Missão Litter Less Ericeira.

Saúde Ambiental da ESTeSL na Missão Litter Less (Ericeira, Portugal)

O convite para participar nesta missão decorreu do reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido pelos estudantes do curso de licenciatura em Saúde Ambiental, Beatriz Luz, Hugo Silva e Sofia Coelho, no âmbito da Litter Less Campaign, e que foi entretanto escolhido para representar Portugal no concurso internacional (ver “Beatas no chão… NÃO!”, um vídeo para a Litter Less Campaign). Nesta missão na Ericeira participaram as estudantes Cristiana Costa, Jéssica Moreira e Laura Fernandes que foram acompanhadas pelo professor Vítor Manteigas, docente da área científica de Saúde Ambiental e coordenador Eco-Escolas, assim como coordenador Baixo Carbono.

Destacamos ainda a participação de um docente (professor Hélder Simões) e duas estudantes (Ana Vanessa e Catarina Belchior) do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) que também marcaram presença nesta missão.

A Missão Litter Less Ericeira teve início logo pelas 9 horas, com o ponto de encontro marcado para o Parque da Campismo da Ericeira (onde haviam pernoitado alguns dos participantes). A partir daí seguiu-se a pé até à praia dos Pescadores onde teve lugar uma sessão sobre lixo marinho e microplásticos com a Dra. Paula Sobral da Associação Portuguesa de Lixo Marinho, seguida da limpeza da praia e da visita ao Centro de Interpretação da Reserva Mundial de Surf. Depois do almoço, e já na praia do Algodio, teve lugar uma sessão (entrevista) com elementos do Ericeira Surf Club que culminou com uma aula de iniciação ao surf na praia do Matadouro.

O fim da missão aconteceu já perto das 17 horas, com o regresso a Lisboa e à ESTeSL, em carpool.