Dejetos na via pública: um problema de saúde pública

Na sequência da participação no programa Jovens Repórteres para o Ambientes, as estudantes de primeiro ano do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), Jessica Moreira, Laura Fernandes e Suazilene Ferreira receberam uma Menção Honrosa no Concurso Nacional Jovens Repórteres para o Ambiente (edição de 2017) na categoria de fotorreportagem com o trabalho “Dejetos na via pública: um problema de saúde pública“.

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Saúde Ambiental, onde as estudantes foram desafiadas a investigar e a reportar uma situação (problema ou boa prática) que considerassem relevante, e tendo em conta a metodologia subjacente ao Programa Jovens Repórteres para o Ambiente.

Dejetos na via pública: um problema de saúde pública

Nas zonas urbanas de Portugal, deparamos-nos frequentemente com dejetos animais na via pública.
Mesmo havendo contentores e parques próprios para esse efeito, estas áreas nem sempre são usadas de forma adequada, servindo, não raras vezes, como local de deposição para outros resíduos ou não sendo disponibilizados os sacos para recolha dos dejetos, constituindo-se assim como um fator de risco para a saúde pública.

A fotorreportagem “Dejetos na via pública: um problema de saúde pública” tem como objetivo expor um problema com que todos os portugueses se deparam diariamente e que não só é pouco higiénico e estético como também se apresenta como um potencial risco para a saúde pública!

Contudo, o problema identificado tem uma eventual solução que passa por garantir o cumprimento de regulamentos e posturas municipais que, de uma forma geral, determinam que “os detentores ou acompanhantes de animais devem proceder à limpeza e remoção imediata dos dejetos destes da via pública ou de outros espaços públicos”.

Importa, por isso, educar e consciencializar a população para esta prática, assim como garantir a reposição de sacos para a recolha de dejectos, com mais frequência.

Parabéns!!

Please follow and like us:
Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *