Saúde Pública Global: use os antibióticos com responsabilidade

No âmbito do Programa Nacional de Prevenção e Controlo de Infeções e das Resistências aos Antimicrobianos (PPCIRA), o Grupo de Coordenação Local do PPCIRA do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Pinhal Litoral, do qual faz parte a Dra. Helena Sofia Costa, Técnica de Saúde Ambiental, está a desenvolver o projeto Antibioterapia Baseada no Conhecimento Global (Projeto ABCg) que contempla uma campanha que pretende alertar para o facto de que “a toma frequente e inadequada de antibióticos contribui para a resistência à sua ação, é uma ameaça à segurança dos doentes e pode tornar as futuras infeções impossíveis de tratar”.

Projeto ABCg

Sabendo-se que o uso massivo, e por vezes inapropriado, de antibióticos promove a emergência e a seleção de microrganismos resistentes, com implicações diretas na Qualidade dos Cuidados de Saúde, na Segurança dos Doentes e na Saúde Pública Global, a capacitação dos utentes, através da literacia em saúde, abordando as regras básicas da antibioterapia, é uma ferramenta essencial para vencer a luta da resistência aos antibióticos.

Tendo consciência do papel fundamental dos profissionais do setor da saúde na capacitação dos utentes, sugere-se a leitura e ampla divulgação do folheto “Ajude a proteger a Saúde Pública Global: use os antibióticos com responsabilidade“.

Estivemos no “Carbono Zero” do Canal S+

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL) foi convidada do programa Carbono Zero do Canal S+ (posição 125 da NOS), a propósito da sua participação no projeto Interreg Sudoe ClimACT e no programa Jovens Repórteres para o Ambiente.

O Canal S+ apresenta-se como sendo um canal de televisão por cabo dedicado à temática Saúde e Bem-Estar e o programa “Carbono Zero” procura dar destaque a práticas “verdes” adotadas por instituições na área da saúde, seja ao nível da gestão de resíduos, assim como na eficiência energética e outras metodologias que melhorem o desempenho ambiental das instituições.

Na sequência do convite da equipa de produção do programa Carbono Zero (produtora Mediapro), uma equipa de reportagem deslocou-se à ESTeSL para a recolha de testemunhos associados ao projeto Interreg Sudoe ClimACT e ao programa Jovens Repórteres para o Ambiente.

A reportagem contou com a participação do Hugo Silva, estudante do curso de licenciatura em Saúde Ambiental e Jovem Repórter para o Ambiente, um dos elementos dos grupos de trabalho responsáveis pelas várias video-reportagens realizadas no âmbito daquele programa, nomeadamente: “Beatas no chão… NÃO!”, um vídeo para a Litter Less Campaign Litter Less Campaign e o Sistema de Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos do Parque das Nações. Contou ainda com a participaçao de Ana Sabino, dos Serviços de Logística, Ambiente e Segurança e membro da Comissão Baixo Carbono do projeto ClimACT.

Em estúdio esteve Pedro Pena, também ele estudante do curso de licenciatura em Saúde Ambiental e Jovem Repórter para o Ambiente que, em função do artigo O teu plástico não me é estranho, foi um dos selecionados a nível nacional para participar na Missão Rock in Rio, para Jovens Repórteres para o Ambiente, que irá decorrer entre os dias 28 de junho e 1 de julho. Esteve também Vítor Manteigas, docente de Saúde Ambiental e coordenador dos Programas Eco-Escolas e Jovens Repórteres para o Ambiente, assim como coordenador Baixo Carbono no âmbito do projeto Interreg Sudoe ClimACT.

Esta foi mais uma experiência que vem reforçar o trabalho de qualidade que tem vindo a ser desenvolvido na ESTeSL e cujo contributo da Saúde Ambiental é inquestionável, mas cuja participação de toda a comunidade académica tem sido fundamental e a qual agradecemos. Muito obrigado!!

Sessão de Apresentação Mestrados 2018/2019

Irá ter lugar no próximo dia 20 de junho de 2018, pelas 18h00m, no Anfiteatro da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL), uma sessão de apresentação dos Mestrados da ESTeSL para o ano letivo 2018/2019.

Pretende-se com esta sessão de informação proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer a oferta formativa da escola e de interagir com o corpo docente e antigos estudantes dos mestrados.

Sessão de Apresentação Mestrados 2018/2019 (ESTeSL)

A apresentação da oferta formativa de 2.º ciclo da ESTeSL ficará a cargo dos respetivos Diretores de Curso, sendo as ofertas formativas, as seguintes:

Mestrado na área das Ciências Biomédicas
Radiações Aplicadas às Tecnologias da Saúde
Segurança e Higiene no Trabalho

Análise e Controlo de Riscos Ambientais para a Saúde (em associação com o ISEL)
Engenharia Biomédica 
(em associação com o ISEL)
Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde 
(em associação com a ESS-UAlg)
Nutrição Clínica (em associação com a FM-ULisboa)

Para mais informações, cliquem aqui!

Ensinar Ciência no “Verde Água”

Foi no âmbito da Unidade de Curricular de Estágio em Saúde Ambiental I, do 3.º ano do Curso de Licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL), que os estudantes Flávio Sá, Margarida Mateus e Patrícia Santos desenvolveram a componente prática do projeto Micobiota do “Verde Água”, com o intuito de capacitar os alunos dos 1.º e 2.º ciclos para a avaliação da qualidade microbiológica do seu espaço escolar.

O projeto serviu também para capacitar os estudantes de Saúde Ambiental envolvidos no projeto, para comunicar em ciência e, ainda, dar a conhecer a ESTeSL e a respetiva licenciatura em Saúde Ambiental. Este será, certamente, um bom exemplo de atividade de outreach da ESTeSL, contribuindo também para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes dos diferentes níveis de ensino envolvidos.

O projeto foi desenvolvido com a parceria da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx-IPL) e do Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN) d0 Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

Este será um projeto a replicar noutra escola perto de si!

Encontro Virtual Campus Sustentável (EVCS) na ESTeSL

Irá ter lugar, no próximo dia 12 de junho, aquele que será o primeiro Encontro Virtual Campus Sustentável e que poderá ser assistido na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL), na sala 1.3 (primeiro piso), a partir das 14h15m.

Este evento, em formato workshop virtual, será enquadrado na EUSEW – European Union Sustainable Energy Week e aberto ao público, envolvendo todas as instituições de ensino superior do país, dispostas a compartilhar experiências em atividades e projetos no âmbito do “Campus Sustentável”.

O professor Vítor Manteigas, docente de Saúde Ambiental, foi convidado a participar para ali relatar aquela que tem sido a experiência da ESTeSL associada ao programa Eco-Escolas e ao projeto Interreg Sudoe ClimACT.

Encontro Virtual Campus Sustentável (EVCS) na ESTeSL

Considerando que o grau de envolvimento em atividades “Campus Sustentável” varia muito entre instituições, este encontro ambiciona criar um ambiente de encorajamento e de cooperação, em que as instituições de ensino mais experientes possam apoiar as que começaram há menos tempo, antecipando dificuldades identificadas e já ultrapassadas.

O objetivo consiste em transmitir às instituições de ensino superior, no geral, a mensagem “faça como ensina”, com intenção de criar uma base para um movimento “Campus Sustentável” nacional, assim como em comunicar com o público em geral de forma a potenciar a divulgação das atividades, projetos e resultados no uso e na gestão sustentável de energia.

O primeiro Encontro Virtual Campus Sustentável, que integra o professor Vítor Manteigas na respetiva Comissão Organizadora, contará com o relato das experiências de diversas instituições de ensino superior, nomeadamente, e para além da ESTeSL, da University of Nottingham Trent, do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, da Universidade do Algarve, da Universidade Aberta, do Instituto Politécnico de Leiria, da Universidade de Aveiro e da Universidade de Coimbra (clicar na imagem para ver programa e locais de visionamento).

Sendo um encontro virtual, tem uma pegada de carbono mínima por evitar deslocação física dos participantes para um local centralizado, funcionando em modo distribuído pelo país, embora com todos os pontos sincronizados. A ESTeSL será, seguramente um dos locais onde poderão assistir ao Encontro Virtual Campus Sustentável e onde teremos todo o gosto em vos receber.

O teu plástico não me é estranho!…

Hoje, a propósito do Dia Mundial do Ambiente, onde o tema é os plásticos e a “poluição plástica”, deixamos aqui o artigo “ironicamente” de opinião, escrito pelos estudantes do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL), Pedro Pena e Cristiana Costa, que lhes valeu a participação enquanto Jovens Repórteres para o Ambiente na Missão Rock in Rio, que terá lugar entre os dias 28 de junho e 1 de julho, em Lisboa.

Com base nas poucas vivências, na inocência da tenra idade de pouco mais que um século empreendedor, uma noção de realidade irreverente às (novas) normas sociais em vigor: “gastar plástico”.

O plástico!…

São indiscutíveis as vantagens da sua utilização. A hipocrisia não tem limite neste tema devido às “desculpas” que ninguém clama ter para tão grande “problema”, a seus olhos.

Pois bem, um descarte de responsabilidade, e um “punhado” de velhos costumes (e como há “modas” que nunca se perdem), mais fácil é atirar um saco de plástico ao chão, que o separar para fins de reciclagem.

O teu plástico não me é estranho!...

Não julguemos o pobre indivíduo que tão arduamente procurou pela forma mais sensata de se desfazer do produto. Julguemos antes as alterações climáticas! Se não fosse essa “invenção” dos ambientalistas, ninguém reclamaria de ação tão simples e que tão pouco mal faz ao mundo. “Um saco de plástico é só um saco de plástico!”

Tanta poesia numa frase tão simples. Analisemos as metáforas presentes em cada palavra e ignoremos a quantidade de animais extintos, por exemplo. Estes não são nada comparado com a supremacia do Homem! Ignoremos a desertificação, a fome, a dizimação de culturas e o assassinato da verdade. Tudo mentiras! Preferíveis são os interesses do Homem, seguir tendências. Curioso que salvar o mundo do Homem nunca foi tendência. Talvez porque nunca houve necessidade, dizem os eruditos na matéria.

O ignorante ainda diz que é impossível uma ilha de plástico no meio do oceano. Tem toda a razão, até parece que a ida ao espaço alguma vez foi possível! Calúnias! Foquemo-nos no importante, deixemo-nos de atrocidades e preparem-se os “ricos”, que as políticas de sustentabilidade são completamente desnecessárias e poluir é um direito.

(In)feliz do Homem que assim pensa. Que a ironia não sirva de sátira à verdade, mas reforce o bom senso. “Um saco de plástico é só um saco de plástico”. Então que o Homem seja Homem e assuma a sua responsabilidade para com a Natureza que o sustenta.