Encontro Virtual Campus Sustentável (EVCS) na ESTeSL

Irá ter lugar, no próximo dia 12 de junho, aquele que será o primeiro Encontro Virtual Campus Sustentável e que poderá ser assistido na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL), na sala 1.3 (primeiro piso), a partir das 14h15m.

Este evento, em formato workshop virtual, será enquadrado na EUSEW – European Union Sustainable Energy Week e aberto ao público, envolvendo todas as instituições de ensino superior do país, dispostas a compartilhar experiências em atividades e projetos no âmbito do “Campus Sustentável”.

O professor Vítor Manteigas, docente de Saúde Ambiental, foi convidado a participar para ali relatar aquela que tem sido a experiência da ESTeSL associada ao programa Eco-Escolas e ao projeto Interreg Sudoe ClimACT.

Encontro Virtual Campus Sustentável (EVCS) na ESTeSL

Considerando que o grau de envolvimento em atividades “Campus Sustentável” varia muito entre instituições, este encontro ambiciona criar um ambiente de encorajamento e de cooperação, em que as instituições de ensino mais experientes possam apoiar as que começaram há menos tempo, antecipando dificuldades identificadas e já ultrapassadas.

O objetivo consiste em transmitir às instituições de ensino superior, no geral, a mensagem “faça como ensina”, com intenção de criar uma base para um movimento “Campus Sustentável” nacional, assim como em comunicar com o público em geral de forma a potenciar a divulgação das atividades, projetos e resultados no uso e na gestão sustentável de energia.

O primeiro Encontro Virtual Campus Sustentável, que integra o professor Vítor Manteigas na respetiva Comissão Organizadora, contará com o relato das experiências de diversas instituições de ensino superior, nomeadamente, e para além da ESTeSL, da University of Nottingham Trent, do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, da Universidade do Algarve, da Universidade Aberta, do Instituto Politécnico de Leiria, da Universidade de Aveiro e da Universidade de Coimbra (clicar na imagem para ver programa e locais de visionamento).

Sendo um encontro virtual, tem uma pegada de carbono mínima por evitar deslocação física dos participantes para um local centralizado, funcionando em modo distribuído pelo país, embora com todos os pontos sincronizados. A ESTeSL será, seguramente um dos locais onde poderão assistir ao Encontro Virtual Campus Sustentável e onde teremos todo o gosto em vos receber.

Please follow and like us:
Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *