A Saúde Ambiental da ESTeSL no SSOA 2018

A área de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL), representada pela professora Susana Viegas, docente e diretora do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da ESTeSL, participou no III Congresso Lusófono de Segurança, Saúde Ocupacional e Ambiental (SSOA 2018), a convite da Comissão Organizadora, onde ministrou o mini-curso “Prevenção, Segurança e Saúde Ocupacional no Contexto Hospitalar”.

O SSOA 2018, que decorreu nos dias 25, 26 e 27 de Julho, na cidade da Praia, em Cabo Verde, contou com a presença de participantes de vários países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), onde, para além de mini-cursos associados aos temas de Segurança, Saúde Ocupacional e Ambiental, contou ainda com sessões de comunicações livres e sessões plenárias, tendo terminado, no dia 27, com visitas técnicas.

A próxima edição do Congresso Lusófono de Segurança, Saúde Ocupacional e Ambiental já tem data marcada e cidade anfitriã definida. Sugerimos que marquem na agenda… dias 20 e 21 de setembro de 2019, em Luanda (Angola).

Testemunhos de Saúde Ambiental no “Humans of Sudoe”

O Humans of Sudoe, um projeto de testemunhos cujo primeiro objetivo é recolher as experiências daqueles que usufruem e estão implicados nos projetos financiados através do Programa Interreg Sudoe, ilustrando como estes contribuem para a melhoria do dia-a-dia, criando dessa forma um reportório de testemunhos na primeira pessoa, relativo à construção de uma Europa por e para os cidadãos, recebeu o contributo do professor Vítor Manteigas, docente da área de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL), coordenador dos programas Eco-Escolas e Jovens Repórteres para o Ambiente e coordenador Baixo Carbono, no âmbito do projeto  Interreg Sudoe ClimACT.

A participação da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL) enquanto escola-piloto do projeto ClimACT, levou-me a assumir as funções de coordenador Baixo Carbono, sendo o elemento de ligação da escola com a equipa técnica do projeto.
Com o projeto ClimACT tenho tido a oportunidade de, em conjunto com a comunidade académica, incluindo docentes, não docente e estudantes, identificar situações que têm melhorado o desempenho ambiental e energético da ESTeSL, contribuindo significativamente para a redução das emissões de carbono. Esta minha participação no projeto ClimACT possibilitou-me ainda o trabalho em rede com outras escolas de Portugal, Espanha, França e Gibraltar, onde a partilha de experiências tem passado por momentos únicos de aprendizagem. O ClimACT tem contribuído para a aquisição de conhecimentos e competências que tenho vindo aplicar no âmbito do programa Eco-Escolas, do qual sou coordenador, e naquelas que são minhas atividades enquanto professor de Saúde Ambiental. Tem-se tornado mais interessante e motivador abordar as questões energéticas e, naturalmente, as questões ambientais e relacioná-las com a saúde.

ClimACT é um projeto financiado no âmbito do Programa Interreg Sudoe 2014-2020. Através da gestão energética inteligente, as energias renováveis e a alteração de comportamentos, ClimACT melhora a eficiência energética dos edifícios escolares. Também realiza atividades formativas para sensibilizar os estudantes sobre a importância da economia baixa em carbono.

ClimACT… http://www.climact.net

Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (rRACS 2018)

Irá realizar-se de 11 a 13 de outubro de 2018, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) a Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (rRACS 2018), tendo como objetivo a promoção do intercâmbio e do desenvolvimento da cooperação internacional no âmbito do ensino, da investigação, do desenvolvimento e da inovação em ciências da saúde no mundo lusófono.

Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (rRACS 2018)

O programa da rRACS 2018 será multidimensional, congregando as dimensões científica, pedagógica, de política académica, sociocultural, empresarial, corporativa e organizacional interna da RACS.

Os eventuais interessados na submissão de resumos para posteres ou comunicações orais de cariz científico, poderão fazê-lo até ao próximo dia 30 de julho, sendo que as áreas científicas a ter em consideração são as seguintes: Audiologia; Ciências Biomédicas Laboratoriais; Ciências Médicas; Ciências da Nutrição; Ciências da Visão; Enfermagem; Farmácia / Ciências Farmacêuticas; Fisiologia Clínica; Fisioterapia; Imagem Médica e Radioterapia; Ortoprotesia/Podologia; Saúde e Ambiente; Saúde Oral; Terapia da Fala; Terapia Ocupacional; e Terapêuticas Não Convencionais.

Esta parece-nos ser uma excelente oportunidade para a divulgação do trabalho que se vai fazendo em Saúde Ambiental nos países de língua portuguesa.

Projetos de investigação da Saúde Ambiental aprovados pelo IDI&CA

No passado dia 10 de julho de 2018, teve lugar no Salão Nobre dos Serviços da Presidência do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), a cerimónia de assinatura dos projetos aprovados para financiamento pelo Concurso Anual para Projetos de Investigação, Desenvolvimento e Criação Artística do IPL (IDI&CA).

Das mais de cem candidaturas recebidas, a edição deste ano do IDI&CA aprovou quarenta e sete projetos. Dos vinte e oito submetidos pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL), nove foram aprovados sendo que destes, três são coordenados por docentes da área de Saúde Ambiental.

Projetos de investigação da Saúde Ambiental da ESTeSL aprovados pelo IDI&CA 2018

Na cerimónia, estiveram presentes os docentes e investigadores da ESTeSL cujos projetos foram selecionados no âmbito do IDI&CA, dos quais destacamos os docentes da área de Saúde Ambiental Ana Monteiro, Carla Viegas e Vítor Manteigas, assim como Paula Seguro Carvalho do Gabinete de Projetos Especiais, de Investigação e Inovação, acompanhados pela presidente da ESTeSL, professora Anabela Graça.

Saúde Ambiental da ESTeSL premiada no desafio “Alimentação Saudável e Sustentável”

Este ano, na sequência do desafio lançado a todas as Eco-Escolas, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL) participou pela primeira vez no projeto “Alimentação Saudável e Sustentável”.

O projeto “Alimentação Saudável e Sustentável” concretizou-se através de um conjunto de desafios, que pretendia motivar as crianças, jovens, professores e família para um maior conhecimento acerca das questões que se relacionam com a alimentação saudável e sustentável por forma a que estes se tornem recetivos à introdução de mudanças de hábitos no dia-a-dia. O enfoque deste ano letivo foi, para além da Alimentação Saudável e Sustentável, o combate ao Desperdício Alimentar.

ESTeSL é premiada no desafio Alimentação Saudável e Sustentável

As estudantes do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da ESTeSL, Catarina Ricardo, Felícia Silva, Inês César e Joana Ferreira participaram no projeto, tendo idealizado uma “eco-ementa” completa para quatro pessoas, com alimentos da época de Primavera/ Verão e que lhes valeu o terceiro lugar no concurso nacional.

Os alimentos foram adquiridos localmente, tendo-se optado por produtos frescos biológicos, na sua maioria não embalados e não processados, assim como por alimentos rios em fibras, pobres em hidratos de carbono e açucares artificiais. Pela proximidade aos locais de produção, foram comprados sem recurso a uso de transportes, tendo sido confecionados nas instalações da ESTeSL e consumidos pelas estudantes, numa das refeições principais.

A ementa foi pensada pelas estudantes, após um trabalho de pesquisa acerca das frutas e vegetais da época e da região, calculando-se também o valor energético total da ementa, tendo por base a tabela de composição nutricional do Instituto Dr. Ricardo Jorge, assim como a informação inclusa nos rótulos de alguns alimentos. Para a concretização deste trabalho contou-se com a colaboração da Mariana Pereira, recém licenciada em Dietética e Nutrição pela ESTeSL, a quem agradecemos. Deixamos também um agradecimento ao curso de Dietética e Nutrição pela cedência do laboratório onde se procedeu à preparação e confeção da refeição.

Estudantes de Saúde Ambiental da ESTeSL vencem Geração Depositrão

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL) volta a vencer uma das atividades criativas da Geração Depositrão!!

A ESTeSL candidatou-se com a submissão de um vídeo de animação sobre “A Carga Máxima protege a Floresta”. Para a realização do vídeo de animação, foi lançado o desafio aos estudantes do curso de licenciatura em Saúde Ambiental para que, no âmbito da unidade curricular de Gestão de Resíduos, realizassem um trabalho que cumprisse os requisitos definidos para o desafio “A Carga Máxima protege a Floresta”. A turma foi dividida em grupos de trabalho que, após a abordagem ao fluxo específico de resíduos de pilhas e acumuladores portáteis, prepararam guiões para os vídeos que se propuseram fazer. No total, foram envolvidos 34 estudantes e o professor responsável da unidade curricular que, após a concretização de todos os vídeos (cinco), selecionou aquele que iria representar a Escola no concurso da Geração Depositrão.

O vídeo apresentado a concurso foi pensado, discutido e elaborado pelas estudantes Ana Margarida Correia, Jéssica Moreira, Susana Camala e Suazilene Sacramento, tendo por base os critérios definidos para a atividade criativa, associando as pilhas, enquanto resíduo, à floresta e aos riscos decorrentes do seu abandono.

Com uma linguagem simples e de compreensão acessível, tendo em conta o público alvo, vão-se dando algumas indicações que ajudam a interpretar a mensagem que se quer associar à animação e que segue o percurso da “floresta ao prato”, deixando claro os riscos de se deixar as pilhas sem encaminhamento e tratamento adequados. As substâncias nocivas são representadas pelos metais pesados que têm um efeito cumulativo na cadeia alimentar, fazendo o percurso desde a floresta até ao prato, passando pelos rios, oceanos, algas e peixes.

A mensagem a reter é… Pilhas na floresta… NÃO!