Workshop “Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água”

No próximo dia 21 de novembro de 2018, vai realizar-se o workshop “Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água” no Auditório do Instituto Português da Qualidade (IPQ), na Caparica. Promovido pelo Comissão Setorial para a Água (CS/04) e pelo IPQ, esta é uma iniciativa que vem na sequência dos workshops realizados sobre esta matéria ao longo dos últimos anos e cujo sucesso tem sido amplamente reconhecido.

Comissão Setorial para a Água (CS/04)

O workshop “Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água” tem como destinatários profissionais de ambiente e saúde pública (onde se incluem os Técnicos de Saúde Ambiental), autarcas, técnicos de unidades hoteleiras, termais, piscinas e spa´s, técnicos de administração pública central e regional, entidades e empresas ligadas ao uso da água, docentes, investigadores e estudantes.

A participação é gratuita mas limitada à capacidade da sala, razão pela qual é imperioso garantir a inscrição prévia, até ao dia 16 de novembro de 2018, através do envio de correio eletrónico, indicando os dados solicitados na ficha de inscrição (nome, entidade e um e-mail por inscrição).

A Legionella é uma bactéria comum que pode ser encontrada, em número reduzido, em ecossistemas aquáticos como rios, lagos ou reservatórios. Quando inalada pelo Homem, pode causar a chamada doença do legionário – uma forma pouco comum de pneumonia, que pode ter graves consequências, em termos de Saúde Pública. As áreas de maior risco de infeção são aquelas onde se podem formar os aerossóis, como chuveiros e torneiras, termas, fontes, repuxos, banhos turcos e saunas, humidificadores, sistemas de ar condicionado e refrigerado (torres de refrigeração e condensadores de vapor), mesmo se situados em telhados ou no solo. Os estabelecimentos públicos, nos quais se incluem unidades hoteleiras, termais, espaços comerciais, hospitais, piscinas, etc., mais do que os privados, devem ter um programa de controlo efetivo do crescimento da Legionella, para que o risco da doença seja minimizado.

Seminário “Adaptação às Alterações Climáticas no Setor Saúde”

Irá decorrer no próximo dia 20 de novembro de 2018, na Fundação Calouste Gulbenkian (Auditório 2), o Seminário “Adaptação às Alterações Climáticas no Setor Saúde”, organizado pela Direção-Geral da Saúde, que se insere na Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas e para o qual fomos convidados a participar e promover a respetiva divulgação.

O Seminário “Adaptação às Alterações Climáticas no Setor Saúde é um evento cuja participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória e cujo programa nos merece destaque, não só pela relevância do tema mas também pelos oradores convidados.

Seminário "Adaptação às Alterações Climáticas no Setor Saúde"

Sugerimos a inscrição e respetiva participação!…

A interface entre Saúde e Alterações Climáticas, além de estar associada aos determinantes ambientais, (Ar, Água, Solos, Resíduos, etc..), também interage com o edificado e as diferentes opções quer energéticas, quer no âmbito da utilização da água nas Unidades Prestadoras de Cuidados de Saúde, pelo que o debate com os profissionais com a responsabilidade do ensino destas matérias é enriquecedor na melhoria das Estratégias Regionais de Adaptação.

Estudante de Saúde Ambiental participa na EURegionsWeek

WINNERS at "Interreg Talks 6 Projects, 1 Slam", during European Week of Regions & Cities

A estudante do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da ESTeSL, Inês César (membro do Conselho Eco-Escolas e da Comissão Baixo Carbono), participou na European Week of Regions and Cities (EURegionsWeek), que teve lugar em Bruxelas, na Bélgica, nos dias 8, 9 e 10 de outubro. Esta participação decorreu de um convite para representar os estudantes portugueses associados ao projeto Interreg Sudoe ClimACT, enquanto estudante do ensino superior.

O ClimACT estava nomeado para os RegioStars e para o “Interreg Talks: 6 projects, 1 slam”, tendo sido um dos vencedores no Project Slam do Interreg Talks, onde foram apresentados todos os projetos finalistas.

A apresentação do ClimACT ficou a cargo de um grupo de estudantes das escolas participantes (onde se inclui a ESTeSL), representantes de Portugal, França, Espanha e Gibraltar, e que foram acompanhados nesta missão por alguns professores e parceiros do projeto.

Esta vitória, decorre do trabalho de uma equipa maior, constituída por estudantes (e respetivas famílias), docentes e não docentes, toda a comunidade académica e comunidade envolvente das quase quarenta escolas ClimACT, assim como do trabalho exaustivo de todos os parceiros (universidades, autarquias, empresas, centros de investigação, organizações não governamentais e outras).

Na ESTeSL, a jmplementação do projeto ClimACT tem estado associado ao Programa Eco-Escolas. Todo o trabalho desenvolvido tem envolvido a comunidade académica, sem exceção, com representantes de todos os cursos de licenciatura da escola no Conselho Eco-Escolas e na Comissão Baixo Carbono mas onde, naturalmente, os estudantes e docentes de Saúde Ambiental têm assumido um papel determinante.

Muitos parabéns a todos por este excelente resultado na Europa!

O verde da Saúde Ambiental no Galardão Eco-Escolas

Foi na passada quinta-feira, 4 de outubro de 2018, que uma comitiva da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL), da qual faziam parte estudantes e docentes, representando a comunidade académica, participou em mais um Dia das Bandeiras Verdes, que este ano decorreu na cidade de Pombal e onde recebeu o oitavo galardão Eco-Escolas, a Bandeira Verde, atribuído à ESTeSL.

O verde da Saúde Ambiental no Galardão Eco-Escolas

Muito do trabalho desenvolvido ao longo do ano, e que culminou com a atribuição da Bandeira Verde, foi da responsabilidade de estudantes e docentes de Saúde Ambiental, tendo-se recebido, para além do Galardão Eco-Escolas, os prémios correspondentes aos lugares conseguidos nos projetos/desafios:

A comitiva da ESTeSL levou consigo a marca do projeto Interreg Sudoe ClimACT e regressou a Lisboa já no fim do dia, trazendo na bagagem aquela que é a sua oitava Bandeira Verde, o Galardão Eco-Escolas “pintado” com o verde da Saúde Ambiental.

Parabéns a toda a comunidade académica, em especial ao Conselho Eco-Escolas e à equipa de docentes e estudantes, em particular os de Saúde Ambiental, que têm vindo a contribuir de forma inegável para uma educação ambiental para a sustentabilidade, de mérito, na nossa escola.

II Jornadas das Tecnologias da Saúde do Hospital das Forças Armadas – Pólo de Lisboa

Irá ter lugar, nos próximos dias 9 e 10 de novembro de 2018, no Instituto Universitário Militar – Restelo, as II Jornadas das Tecnologias da Saúde do Hospital das Forças Armadas – Pólo de Lisboa.

Estas Jornadas pretendem ser uma oportunidade onde todos os Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica podem partilhar experiências, adquirir conhecimentos, contactar com as diferentes profissões, debater e crescer em conjunto contribuindo assim para o desenvolvimento e divulgação das Tecnologias da Saúde.

O tema deste ano ”Juntos potenciamos a Saúde do Futuro”, pretende ser o mote para apresentações, debate e reflexões com o foco no ”Utente”.

A finalidade deste evento é juntar todas as profissões das Tecnologias da Saúde numa reunião científica, preparada de modo a ser uma oportunidade de aprofundar conhecimentos, pretendendo promover  a interligação e união de todas as áreas profissionais.

II Jornadas Tecnologias da Saúde HFAR-PL

Entretanto, está ainda aberta, até ao dia 14 de outubro, a fase de submissão de trabalhos para a apresentação de comunicações orais e posteres, sendo esta uma excelente oportunidade para que estudantes e profissionais tornem publico algum do trabalho que têm vindo a fazer.

A Saúde Ambiental da ESTeSL nos ISWA Video Awards

Na sequência do desafio lançado aos estudantes do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL), para que participassem no ISWA Video Award 2018, promovido pela International Solid Waste Association (ISWA), soubemos entretanto que um dos trabalhos submetidos acabou por conquistar o segundo lugar deste concurso internacional. De entre os 32 trabalhos submetidos, representantes de 18 países (África do Sul, Austrália, Áustria, Estados Unidos da América, Filipinas, Finlândia, França, Grécia, Hungria, India, Indonésia, Itália, Malásia, Nigéria, Portugal, Reino Unido, Singapura e Vietnam), as estudantes  Jéssica Moreira, Margarida Mossâmedes, Susana Camala e Suazilene Sacramento acabaram por garantir o segundo lugar, atrás de um trabalho das Filipinas.

O trabalho foi submetido a título individual e sem associação à ESTeSL, conforme as regras ditavam, mas resultou de um trabalho conjunto desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Gestão de Resíduos II. Muitos parabéns a todos os estudantes que, para além das vencedoras, têm vindo a realizar trabalhos e visto reconhecido o seu esforço e dedicação. Parabéns!!

The theme of this year’s award is “What Happens to my Waste?”

The ISWA Video Award is an online short video competition. Whether documentary, fiction, animation or a combination thereof – the decision about the film genre as well as the technical realisation is left up to the contestant. Only the length of the film is specified. The video must be minimum 30 seconds and should not exceed a total duration of 80 seconds.

Este vídeo tem como objetivo referir os riscos associados ao abandono de resíduos de plástico no ambiente, que apresentam um crescente perigo para este e, consequentemente, para a saúde pública. Muitas vezes, o destino final destes resíduos é o oceano e o seu longo período de degradação afeta a fauna e a flora. Pretendemos descrever o percurso de uma tampa de plástico de uma forma direta e simples, desde o momento em que é lançada para o chão até chegar ao oceano, percorrendo entretanto vários locais do mundo. Um ato tão simples e tão breve pode ter consequências devastadoras ao longo do tempo. O plástico tem um impacto negativo se não for encaminhado para tratamento adequado.