Estudantes de Saúde Ambiental conquistam uma menção honrosa na Geração Depositrão

Próximos que estamos do período de férias, é chegado o momento da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) começar a dar a conhecer as escolas e os trabalhos premiados nos vários projetos e desafios dos programas Eco-Escolas e Jovens Repórteres para o Ambiente.

Depois da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) ter alcançado a posição 9 de entre as quase 130 escolas que submeteram o seu Póster Eco-Ecódigo na versão digital e que esteve em votação online até ao passado dia 15 de julho, é com muito agrado que damos a notícia de que fomos merecedores de uma menção honrosa na atividade criativa “upcycling: construir um brinquedo, utilizando REEE” da Geração Depositrão.

Honrosa Geração Depositrão

Os estudantes que participaram na atividade criativa (Adriana Almeida, Gonçalo Ferreira, José Marques e Nuno Alexandre), voluntariaram-se para o efeito, de entre os vários desafios apresentados no âmbito da unidade curricular de Gestão de Resíduos do curso de licenciatura em Saúde Ambiental, tendo-lhes sido dada autonomia para a realização do trabalho nas aulas de tipologia teórico-prática.

Para a realização do projeto foram utilizados diversos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos e pilhas provenientes do Depositrão da ESTeSL, alguns trazidos pelos próprios estudantes, que foram usados para a construção do brinquedo, que representa um edifício icónico do Parque das Nações, a Torre Vasco da Gama. Começando pela base que sustenta a estrutura do projeto utilizou-se uma placa encontrada no contentor à porta da escola, que foi pintada de verde e azul para dar a ideia de relva e rio, respetivamente, elementos esses presentes na zona que rodeia a Torre Vasco da Gama. De seguida usou-se um computador pessoal (desktop) para representar o hotel MYRIAD e as teclas de dois teclados para dar uma ideia de janelos do hotel. Para a torre, utilizaram-se duas extensões, um esterilizador e um transformador, fonte de alimentação de um portátil, encimado pela bandeira de Portugal. Para a estrutura que lhe confere um perfil de vela enfunada, em homenagem aos navios portugueses que saíram do Tejo para descobrir o mundo, utilizaram-se fois de headphones estragados, para as laterais, e o fio de uma das extensões usadas, para o cabo principal. Para dar um toque final, foram utilizadas pilhas e fios que restaram do anterior processo, para fazer a vedação que separa o rio da pista pedonal encontrada no local. Para a concretização do projeto foram utilizados dois teclados, um computador desktop, duas extensões, um transformador, quadro pilhas, um esterilizador, vários fios e uma placa de madeira, tendo-se usado ainda tinta de água, pistola de cola quente e os respetivos tubos de cola, cola líquida, tesoura, papel, impressora e computador.

Somos uma honrosa Geração Depositrão!…

Please follow and like us:
Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *