Vírus H1N1 vira empata…

Dando continuidade àquilo que já havia referido em “O Ministério da Saúde, os Sindicatos e a revisão da carreira“, hoje recebi nova mensagem, de um dos sindicatos, com a seguinte informação:

Caro(a) Colega,

Por ausência da Sra. Ministra da Saúde determinada por reunião de Ministros da Saúde na Suécia, para discutir estratégias comuns face à Gripe A (H1N1), a reunião realizou-se com a presença do Sr. Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Pizarro.

Não existindo, assim, condições (ausência da Sra. Ministra) para um compromisso no que diz respeito ao enquadramento da Carreira passou-se, de imediato, à discussão do clausulado, nomeadamente no que respeita ao âmbito e aplicação cujo modelo tem o acordo dos nossos Sindicatos, à semelhança do já decidido nas Carreiras Médica e de Enfermagem.

Outras matérias discutidas parecem consensuais, não obstante a sua dificuldade e delicadeza.

Haverá uma reunião na próxima semana, mas ficou a ideia do empenhamento do Ministério da Saúde de termos um acordo até ao fim desta legislatura. (…)

Se eu já não gostava do vírus H1N1, agora muito menos. Ainda assim, tal como a Gripe A, também as negociações parecem estar a avançar. Pena é  que uns avancem rapidamente enquanto outros permanecem em velocidade de cruzeiro.

Vários casos confirmados de Gripe A (H1N1) levam ao encerramento de colégio

Está feito!…

Acaba de ser notícia por todo o país o encerramento de um colégio em Benfica (Lisboa) devido à confirmação de sete casos de Gripe A (H1N1).

O Externato das Pedralvas, em Benfica, Lisboa, está a chamar os pais para levaram as crianças, avança a RTP. O canal de televisão avança ainda que há 7 menores desta instituição de ensino a quem foi diagnosticado o vírus da Gripe A (H1N1).

Os pais começaram a ser chamados por volta do meio-dia de hoje. O externato vai estar fechado nos próximos 20 dias.

Na sexta-feira começou a ser analisado um caso suspeito de gripe A numa criança de 18 meses, do Externato das Pedralvas, que foi entretanto confirmado. O bebé regressou na quarta-feira do México.

Mais informações: Externato de Benfica encerra com vários casos de Gripe A (RTP); Colégio encerrado devido a vários casos confirmados de Gripe A (SAPO Notícias); Externato de Lisboa fecha devido a sete casos de Gripe A (Jornal de Notícias); Gripe A: Externato de Lisboa encerrado (Portugal Diário); Externato de Benfica encerrado devido a 7 casos de Gripe A (Rádio Clube Português); Gripe A: Cinco casos, externato de Benfica vai encerrar (Diário Digital); Gripe A: Externato em Lisboa encerrado (Correio da Manhã); Detectado caso de Gripe A em externato de Lisboa (Rádio Renascença).

SAÚDE 24Reforço a informação de que em caso de sintomatologia suspeita deve ser usada a linha SAÚDE 24, evitando-se dessa forma a deslocação ao hospital ou qualquer outra unidade de saúde, sem indicação médica expressa nesse sentido. O bom senso a isso obriga.

Usem o 808 24 24 24!

Exercício da actividade de coordenação em matéria de segurança e saúde na construção

Recebi por mensagem de correio electrónico, da colega Natália Cachetas, a indicação de que estaria disponível na internet, para subscrição, mais uma petição associada ao Projecto do Decreto-Lei que visa regulamentar o exercício da actividade de coordenação em matéria de segurança e saúde na construção, no âmbito da consulta pública.

Para os mais distraídos, recordo que este assunto já havia sido abordado aqui no blogue, nas mensagens “Petição contra a exclusão dos licenciados em Segurança no Trabalho” e “Segurança e Higiene do Trabalho: as autarquias queriam engenheiros…“.

Esta petição, que agora vos apresento, é mais uma que vem enfatizar o desagrado generalizado, sentido pelos Técnicos Superiores de Segurança e Higiene do Trabalho, sem formação de base em engenharia ou arquitectura, em relação à soberba – e corporativismo – com que este assunto tem sido tratado.

Pode ser apenas mais um esforço, mas é um esforço que eu não poderei deixar de fazer. Eu já liassinei a petição. Desafio-vos a fazer o mesmo!