Mais 50 vagas para a carreira de Inspector Superior do Trabalho

Foi publicado hoje o Despacho n.º 10863/2009 que ao abrigo de muitos “considerandos”, determina o acréscimo de 50 vagas ao concurso externo de admissão a estágio para a carreira de inspector superior do trabalho na Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT). Esta é uma notícia que só podia ser anunciada hoje!

Deixo-vos aqui alguns dos “considerandos”:

Considerando que é manifestamente escasso o número de inspectores do trabalho para que a Autoridade para as Condições do Trabalho possa desenvolver eficazmente a sua missão e dar resposta, nomeadamente, ao elevado número de solicitações dos parceiros sociais e da sociedade em geral…

Considerando que a actual crise económica, exigindo da ACT um maior esforço na sua actuação inspectiva, acentua tal escassez de recursos inspectivos…

Considerando que, nos últimos anos, ocorreu uma diminuição acentuada dos postos de trabalho referentes às carreiras de inspector do trabalho e que, previsivelmente, nos próximos anos, tal tendência será mantida…

Considerando que, no âmbito do Acordo Tripartido de 2008, celebrado entre o Governo e os parceiros sociais, foi assumido pelo Governo o compromisso de assegurar o reforço dos recursos inspectivos da ACT, com vista a atingir, em 2009, um total de 400 inspectores…

Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho 2009

Comemora-se hoje o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho 2009.

No âmbito desta comemoração, a Autoridade para as Condições do Trabalho vai promover a realização de uma sessão solene que terá lugar hoje, na Sala do Senado da Assembleia da República (mais informações aqui).

Sugerimos ainda, a propósito deste tema, uma visita ao sites da Organização Internacional do Trabalho e da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho.

Gripe Suína: para saber um pouco mais

Por sugestão do colega Duarte d’Oliveira, e porque somos leitores assíduos do “JSA“, seguimos as hiperligações que ele nos deixou no seu postGripe humana de origem suína“.

Considerando a relevância do assunto e a necessidade de esclarecer e sermos esclarecidos, aqui ficam:

A Organização Mundial de Saúde está a coordenar a resposta global para os casos humanos de gripe suína influenza A (H1N1) e a promover o acompanhamento da correspondente ameaça de uma pandemia de gripe.

O FeedBurner e as nossas dores de cabeça

FeedburnerUltimamente, mais precisamente desde o dia 23 de Abril, temos tido alguns problemas na difusão dos nossos conteúdos por correio electrónico. Esta é uma situação aparentemente recorrente que tem vindo a afectar outros, que não exclusivamente nós.

Como poderão verificar, o feed não é actualizado desde o dia 22 de Abril, Dia da Terra, razão pela qual não se tem feito a difusão por e-mail.

O problema, ao qual somos alheios, deve-se eventualmente ao facto do FeedBurner ter sido adquirido pelo Google e não estar convenientemente assegurada a migração de contas a que entretanto fomos sujeitos.

Por este facto, pedimos as nossas desculpas. 

O Triunfo dos Porcos!

George Orwell já o havia previsto… o Triunfo dos Porcos!

A Gripe Suína e o Triunfo dos Porcos

Porque em momentos de crise a boa disposição é imperativa, hoje, durante o dia, alguém me perguntava: – Para quando uma simples gripe humana? Os passarecos já tiveram uma!… Os porcalhotos estão aí em força!… Então e nós, os humanos!!???

Comunicado da Ministra da Saúde sobre o surto de Gripe Suína

Deixo-vos aqui o comunicado da Ministra da Saúde, a propósito da Gripe Suína, datado de hoje, dia 27 de Abril de 2009 e publicitado no Portal do Governo.

Portugal, à semelhança de outros países da União Europeia, activou todos os dispositivos previstos para situações deste tipo, de acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde e da União Europeia.

Até ao momento, não há registo de qualquer caso suspeito em Portugal.

Enquanto Ministra da Saúde, garanto a todos os Portugueses que não há motivo para alarme. Os serviços do Ministério da Saúde estão em contacto permanente com as autoridades europeias e internacionais no sentido de serem tomadas medidas concertadas.

Estamos atentos e asseguramos que continuaremos a prestar todos os esclarecimentos considerados oportunos, à medida que surgirem novas informações.

Foram dadas orientações aos serviços de Sanidade Internacional para, em colaboração com a ANA, aconselharem os passageiros provenientes das áreas afectadas, nomeadamente da Cidade do México, dos procedimentos a adoptar. Foram igualmente dadas instruções à Linha de Saúde 24 para esclarecer as dúvidas dos cidadãos. É para a linha que deve ser feito o primeiro contacto, através do número 808 24 24 24.

Portugal dispõe dos meios terapêuticos para, em caso de necessidade, serem fornecidos gratuitamente aos cidadãos, no quadro de uma reserva estratégica de medicamentos organizada para o efeito.

Quero reforçar que, neste momento, não estamos perante um fenómeno inesperado.

Como tal, peço tranquilidade e confiança aos Portugueses.