Prémio de Saúde Pública Francisco George

Foi publicado hoje, no dia em que o Dr. Francisco George termina, por limite de idade, as funções de diretor-geral da Saúde, o Despacho n.º 9242/2017, dando a conhecer a criação do Prémio de Saúde Pública Francisco George, com o objetivo de distinguir os trabalhos e estudos de investigação, inéditos e inovadores, em temas de saúde pública de relevante interesse e impacte para a defesa da saúde pública.

Prémio de Saúde Pública Francisco GeorgeNaquele despacho é igualmente aprovado o Regulamento do Prémio de Saúde Pública Francisco George (publicado em anexo), assim como designado o respetivo júri, o qual integra, para além de técnicos de saúde da área da enfermagem e da medicina, uma colega, licenciada em Saúde Ambiental, Sílvia Cristina Ribeiro Silva, técnica de saúde ambiental e presidente da Direção Nacional da Associação Portuguesa de Saúde Ambiental (APSAi).

Exposure to Microbiological Agents in Indoor and Occupational Environments

Exposure to Microbiological Agents in Indoor and Occupational EnvironmentsJá foi publicado, e está disponível online para todo o mundo (na integra ou por capítulos), o livro Exposure to Microbiological Agents in Indoor and Occupational Environments, da editora Springer.

Esta é uma obra que reúne na sua equipa editorial as professoras Carla Viegas e Susana Viegas, docentes da área científica de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), assim como Anita Gomes da área científica das Ciências Naturais e Exatas, dentre outros.

Para além da equipa editorial que integra elementos do corpo docente de Saúde Ambiental da ESTeSL, destaca-se ainda a participação, na qualidade de co-autores de alguns dos capítulos, outros colegas de Saúde Ambiental (Ana Monteiro, docente da área científica de Saúde Ambiental da ESTeSL, e Tiago Faria, licenciado em Saúde Ambiental pela ESTeSL) assim como outros tantos docentes de outras áreas científicas.

A publicação do livro Exposure to Microbiological Agents in Indoor and Occupational Environments resulta da contribuição de investigadores de renome internacional, de várias entidades governamentais tais como, por exemplo, da National Institute for Occupational Safety and Health – NIOSH (USA) e do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge – INSA (Portugal) e do mundo académico, nomeadamente, e a título de exemplo: (i) Universidade Cincinnati; (ii) Universidade de Múnster; (iii) Universidade de Bratislava; (iv) Universidade de Lisboa; Universidade de Lausanne; (v) Universidade de Aarhaus, dentre outras.

This book intends to provide information about detection and health effects due to bacteria, fungi and viruses in indoor environments. The book will cover also information about preventive and protective measures to avoid health-hazardous. Case studies will be also addressed to enrich the book with the expertise of each invited author. The book also intends to fill a gap regarding information about all biologic agents, since most of the books available are dedicated to only one type of microorganisms.

For various different biologic agents and metabolites this book will compile information about indoors presence, detection methods, exposure assessment and health effects. Several problems regarding the exposure of biologic agents will be presented through case studies, and also the implementation of preventive and protective measures to avoid/minimize exposure. Besides, all the book will focus on occupational health and/or public health point of view.

Consulta Pública: Reforma da Saúde Pública Nacional

Associado à “Reforma da Saúde Pública” em curso, que até ao momento de materializou na Proposta de Lei n.º 49/XIII, que aprova a Lei da Saúde Pública, importa agora desenvolver trabalho nas áreas da contratualização, dos sistemas de informação, do trabalho em rede e da capacitação dos recursos dos Serviços de Saúde Pública. O grupo de trabalho terá reconhecido ainda o importante contributo da saúde pública para a governança para a saúde e, em particular, para o planeamento em saúde, considerando-se prioritária a definição do modelo dos Estudos de Impacte na Saúde. Esta áreas estarão alicerçadas em três pilares de desenvolvimento, nomeadamente:

  1. Organização dos Serviços de Saúde Pública: rede dos Serviços de Saúde Pública/Saúde Pública, articulação hierárquica, funcional e colaborativa e sistemas de informação gerais e específicos;
  2. Competências e capacitação: atribuições e competências dos serviços e profissionais, capacitação de recursos humanos para responder a necessidades específicas, perfil, formação em serviço, e utilização de novos instrumentos, como são os estudos de impacte na saúde;
  3. Contratualização e financiamento: carteira básica dos Serviços de Saúde Pública, Contrato-programa, atividades programadas, planos, programas e projetos, e atividades emergentes (ex. resposta a epidemias e outros fenómenos com impacte na saúde coletiva) dos Serviços de Saúde Pública, financiamento dos Serviços de Saúde Pública para garantir o seu funcionamento (estrutura física, equipamentos, recursos humanos, etc).

Consulta Pública: Reforma da Saúde Pública Nacional

Neste âmbito, a Comissão para a Reforma da Saúde Pública Nacional decide efetuar uma discussão alargada, estando os documentos disponíveis para Consulta Pública, pretendo-se assim a participação de todos os cidadãos, em especial dos destinatários destes documentos, aproximando assim decisores, profissionais e utentes, conferindo a este processo maior transparência e credibilização, devendo todos os contributos ser remetidos até ao dia 15 de novembro de 2017, através do preenchimento dos respetivos formulários:

A Saúde Ambiental da ESTeSL e a Slovak Medical University

Por estes dias, as professoras Elena Pieckováe e Renáta Lehotská, da Slovenská Zdravotnícka Univerzita v Bratislava (Slovak Medical University), têm estado connosco no âmbito do programa de mobilidade Erasmus+, naquela que é já uma segunda missão de ensino à Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL).

A Saúde Ambiental e a Slovak Medical University

Da esquerda para a direita, Elena Piecková, Carla Viegas, Vítor Manteigas, Renáta Lehotská e Ana Monteiro.

Para além das apresentações institucionais e de uma sessão dedicada ao Grupo de Investigação em Ambiente e Saúde (GIAS), nomeadamente aos projetos desenvolvidos e em curso, assim como à possibilidade de projetos a desenvolver em comum e à mobilidade de docentes e estudantes, houve ainda espaço e tempo para a lecionação de aulas que versaram temas diversos, tais como: (i) bioaerosols; (ii) mycotoxicosis; (iii) masked and modified mycotoxins; e (iv) fungi and disinfectants.

Recordamos que a Slovak Medical University é uma instituição de ensino superior que desde 2015 tem recebido estudantes do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da ESTeSL-IPL, integrados em projetos de investigação e com muito trabalho diferenciado e de mérito, reconhecido pela instituição de acolhimento.