A participação no UNESCO Youth Forum / YRE Mission Portugal, por Cátia Margarido

No início de março havíamos feito referência à participação d’A Saúde Ambiental no Young ESD Leaders Capacity Building Training Course, decorrente da candidatura da Cátia Margarido, licenciada em Saúde Ambiental pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL). Logo por essa ocasião, lançamos-lhe o desafio de nos escrever algumas linhas relativas à sua experiência e que hoje aqui vos trazemos. Muito obrigado à Cátia pela sua partilha e iremos, certamente, aceitar o desafio que entretanto nos deixa…

A participação no UNESCO Youth Forum/YRE Mission Portugal, por Cátia Margarido

«Entusiasmo, incerteza, good feeling! Estas palavras podem resumir o meu estado de alma, antes de iniciar este Fórum da UNESCO. Foi exatamente a credibilidade da Organização UNESCO que me levou a candidatar. Algum tempo após ter terminado a Pós-Graduação do ISEG em Gestão da Sustentabilidade, senti que era boa altura para fazer o refresh destes conhecimentos, incrementando com o know-how de quem trabalha a sustentabilidade diariamente e de quem aspira poder fazê-lo.

Este workshop foi desenvolvido pela UNESCO e pela FEE – Foundation for Environmental Education, sendo promovido localmente pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, organização que no nosso país implementa o programa YRE – Young Reporters for the Environment.

O primeiro dia de workshop teve dois momentos principais: o icebreaker em que todos se apresentaram, enunciando um tema/objeto que em termos de sustentabilidade lhes fosse grato ou preocupante; e os vários temas abordados nas apresentações. Os tópicos que os participantes e facilitators trouxeram para discussão foram muito interessantes para mim, enquanto conjunto de diversidade e ao mesmo tempo de unidade sobre o que nos move para o Desenvolvimento Sustentável. As apresentações e discussão de sala foram também muito proveitosas tendo em conta a forma assertiva e sem floreados com que revisitaram os conceitos systems thinking, conflict transformation e liderança.

O segundo dia de workshop trouxe-nos o trabalho de campo. Os vários grupos deslocaram-se a locais previamente definidos para cobrir a sua reportagem ambiental. O grupo a que pertenci teve oportunidade de entrevistar colaboradores e alunos no Colégio Valsassina enquanto Eco-Escola e Escola UNESCO, terminando numa visita guiada ao Oceanário. A forma como um colégio encara a ecologia e o ambiente enquanto caminho escolhido desde à 120 anos para ensinar e formar cidadãos; e um pequeno retalho do oceano de diversidade ambiental que uma das maiores atrações turísticas de Lisboa nos proporciona, encontram-se retratados nos artigos The Art of Ecocentric Education e Harmony of the Seas, disponíveis nos sites Youth Leadership Workshop e YRE International Exposure; tal como todos os outros artigos elaborados nesta jornada.

O último dia trouxe-nos conclusões e reptos. Conclusões quanto aos trabalhos apresentados e como os melhorar e principalmente quanto à importância dos media para o improvement da ESD e do networking para um melhor desempenho quanto aos 17 objetivos para o ESD. Reptos: terminada esta jornada o que é que cada um de vós vai fazer com toda a bagagem que leva daqui? Quais vão ser as vossas ações?

Esta última parte foi para mim fundamental. Desde o primeiro dia em que o tema que trouxe para discussão foi a tragédia dos incêndios em Portugal no passado ano, culminando nesse momento de desafio para o futuro, foi-me permitido tirar um sentido muito positivo quanto à minha presença nesta iniciativa e à necessidade intrínseca de não me acomodar. O Desenvolvimento Sustentável é na minha opinião pautado pela criação de valor para os diversos stakeholders. É esse o caminho para evidenciar junto dessas mesmas partes interessadas que só assim as próximas gerações poderão subsistir em equilíbrio.

Cada um dos presentes foi desafiado a desenvolver este workshop, nas diversas comunidades a que pertence por forma a mobilizar outros cidadãos. Não será a ESTeSL, enquanto instituição de ensino superior recheada de potenciais interessados, um tremendo spot para constituir mais um capítulo desta demanda? One hand cannot clap alone!»

Dia da ESTeSL (2018)

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL) irá celebrar a 20 de março de 2018 (terça?feira), o Dia da ESTeSL.

Dia da ESTeSL 2018

Este ano, o Dia da ESTeSL, momento de comemoração institucional que congrega várias atividades, terá como mote Uma ponte para o Mundo!”. O programa inclui, para além da distinção de membros da comunidade académica, a tradicional entrega de prémios e de diplomas aos estudantes que concluíram o seu ciclo de estudos no ano letivo anterior (2017/2018). Os recém licenciados que pretendam receber o seu diploma, deverão confirmar a sua presença o mais breve possível através do formulário online de inscrições para a receção dos Diplomas de Curso no Dia da ESTeSL.

No âmbito desta celebração, e durante toda a semana, que decorrerá de 19 a 23 de março, irá ter lugar um vasto programa de atividades, onde se incluem Conferências, Encontros Científicos, Ações de Promoção da Saúde, Momentos Culturais, dentre outros.

Em cada um dos dias da Semana da ESTeSL haverá sempre algo a acontecer…

Dia 19 – 9h00m
1.º Encontro Pedagógico
Conselho Pedagógico da ESTeSL

Dia 20 – Todo o dia
Comemorações Dia da ESTeSL

Dia 21 – 15h30m
Conferência “Os Princípios de Integridade na Investigação”
Conselho de Ética da ESTeSL

Dia 22 – 14h00m
AEESTeSL: Passado, Presente e Futuro
Associação de Estudantes da ESTeSL

Dia 23 – 14h00m
Encontros com a Ciência na ESTeSL
Conselho Técnico-Científico da ESTeSL

A Saúde Ambiental no Young ESD Leaders Capacity Building Training Course

Irá ter lugar em Almada, entre os dias 15 e 19 de março, o workshop “Young ESD Leaders Capacity Building Training Course“, que será cumulativamente uma Missão Young Reporters for the Environment (Jovens Repórteres para o Ambiente), e que contará com  a presença de mais de 40 participantes oriundos de vários países, nomeadamente: Eslováquia, Canadá, Grécia, França, Mongólia, Turquia, Macedónia, Alemanha, Gana, Escócia, Nova Zelândia, Singapura, Bermudas, Sérvia, Roménia, Malta, Letónia, Montenegro, China, Suécia, Estados Unidos da América e Israel.

Portugal far-se-á representar por sete participantes, oriundos de diferentes zonas do país e de diversas área de formação e onde, naturalmente, a Saúde Ambiental não poderia faltar.

Cátia Margarido, licenciada em Saúde Ambiental pela ESTeSL-IPL, participa no Young ESD Leaders Capacity Building Training Course, YRE Mission

Cátia Margarido, licenciada em Saúde Ambiental pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL), que foi selecionada dentre inúmeros candidatos, irá participar no Young ESD Leaders Capacity Building Training Course a título individual, mas não deixará de levar consigo o nosso “cunho”.

Muitos parabéns à Cátia e que esta experiência se torne inesquecível, tal como tem sido para os estudantes que entretanto têm participado nos inúmeros projetos e desafios que lhes temos lançado no âmbito do programa “Jovens Repórteres para o Ambiente” desde o ano letivo 2013/2014, e que têm culminado em diversos prémios nacionais e internacionais, decorrentes de trabalhos que têm promovido a divulgação de práticas ambientais de mérito.

Jornada Técnica “Prevenção e Controlo da Legionella”

Irá decorrer, no próximo dia 5 de abril de 2018, no auditório da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL), a Jornada Técnica “Prevenção e Controlo da Legionella”. Este evento decorre de uma organização conjunta da Associação Portuguesa de Infecção Hospitalar (APIH) e a Associação de Técnicos de Engenharia Hospitalar Portugueses (ATEHP), em colaboração com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

Durante os trabalhos, serão abordados temas de especial relevância para a Saúde Ambiental, tais como a vigilância em instalações de risco e o controlo de contaminação em águas. Será também apresentado o caso prático da Clínica da Universidade de Navarra.

Jornada Técnica "Prevenção e Controlo da Legionella"

Os interessados em apresentar trabalhos deverão submeter os respetivos resumos até ao dia 16 de março, sendo que as inscrições poderão ser feita,  a custo reduzido, até ao dia 25 de março.