Curitiba: cidade mais verde da América Latina

Por indicação do nosso leitor Andy, ficámos a saber que Curitiba é a cidade que mais respeita o meio ambiente entre 17 localidades da América Latina. Transcrevemos o texto para o qual nos deixou uma hiperligação, referente ao sítio Cidades Inovadoras, o qual passará a partir de hoje, a fazer parte das nossas hiperligações listadas em “AMBIENTE”

Um estudo sobre o meio ambiente apresentado pela Siemens e pela unidade de estudos da revista The Economist na Cúpula Climática Mundial de Prefeitos (CCLIMA), na Cidade do México, mostrou que Curitiba é a cidade mais verde entre outras 17 da América Latina. A pesquisa inédita foi feita entre Abril e Outubro de 2010, incluindo dados também dos dois últimos anos.

Com 1,7 milhões de habitantes, a cidade está muito acima da média, segundo a classificação. O índice mediu as variáveis de eficiência energética, emissão de CO2, uso do solo e edifícios, transporte, resíduos, água, qualidade do ar e a participação governamental no meio ambiente. A intenção é transformar o estudo em um indicador que auxilie autoridades a se conscientizarem da necessidade de desenvolvimento de políticas sustentáveis.