SEGUREX – Salão Internacional de Protecção e Segurança

Já perdemos a conta de a quantas SEGUREX já fomos. A última foi em 2009 e de lá trouxemos algumas recordações que podem ver no post Recordatória: SEGUREX 2009.

Este ano, a SEGUREX irá, no sítio do costume, decorrer entre os dias 16 e 19 de Março.

A não perder!

VI Encontro Nacional dos Técnicos de Segurança

Foi pelas mãos da Carla Ramos que recebemos a informação de que se irá realizar, no Auditório Principal da FIL (Feira Internacional de Lisboa), o VI Encontro Nacional dos Técnicos de Segurança. Este é um evento que terá lugar no dia 16 de Março e decorrerá no âmbito da SEGUREX 2011. Os potenciais interessados deverão efectuar a sua inscrição até ao próximo dia 4 de Março.

Objectivos

Promover um encontro entre técnicos de SHT com uma maior experiência e técnicos mais jovens ou que estão a entrar no mercado de trabalho.
Proporcionar, através das apresentações feitas por oradores de elevado nível técnico e profissional, o acesso aos mais novos conhecimentos e o estabelecimento do diálogo, com os referidos oradores, expondo pontos de vista, solicitando esclarecimentos, enriquecendo assim as suas competências.
Indicar bibliografia tão necessária para actualização do conhecimento e desenvolvimento de competências.
Este encontro é abrangente e não se limita apenas aos técnicos de SHT, destina-se a todos os técnicos que trabalham no universo das actividades da segurança e saúde no trabalho, designadamente, coordenadores de segurança, projectistas, fiscais de obra, fornecedores de equipamentos e materiais de segurança e responsáveis pelos recursos humanos, entre outros.

Técnico superior generalista (licenciatura na área de Saúde Ambiental) para o município de Ponte de Lima

Foi publicado no passado dia 18 de Fevereiro o Aviso n.º 5075/2011 que publicitou o procedimento concursal de recrutamento para contrato por tempo determinado de um posto de trabalho de técnico superior generalista (licenciatura na área de Saúde Ambiental) para o município de Ponte de Lima.

Os candidatos, para além de outros requisitos, deverão ter licenciatura em  Saúde Ambiental e as funções a desempenhar são:

  • Funções consultivas, de estudo, planeamento, programação, avaliação e aplicação de métodos e processos de natureza técnica e ou cientifica, que fundamentam e preparam a decisão;
  • Elaboração, autonomamente ou em grupo, de pareceres e projectos, com diversos graus de complexidade, e execução de outras actividades de apoio geral ou especializado nas áreas de actuação comuns, instrumentais e operativas dos órgãos e serviços;
  • Funções exercidas com responsabilidade e autonomia técnica , ainda que com enquadramento superior qualificado;
  • Representação do órgão ou serviço em assuntos da sua especialidade, tomando opções de índole técnica, enquadradas por directivas ou orientações superiores.

As candidaturas deverão ser enviadas  para a Praça da República, 4990-062 Ponte de Lima, até 4 de Março de 2011. Para mais informações, para além da consulta do respectivo aviso, sugerimos que usem o telefone 2580900410.

Agradecemos ao colega Hélder Simões que nos fez chegar esta informação.

Minuto Verde na ESTeSC

O programa Minuto Verde, da Quercus, foi à Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), a propósito do Programa Eco-Escolas.

A Saúde Ambiental nacional, cada vez mais em destaque!

III Encontro Nacional de Alunos de Saúde Ambiental (III ENASA)

O III Encontro Nacional de Alunos de Saúde Ambiental (III ENASA), cuja organização está a cargo dos alunos de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, e que terá lugar nas cidades do Porto e Vila Nova de Gaia, em data que ainda não podemos divulgar, já mexe…

Nós, à semelhança do que aconteceu nas edições anteriores, lá estaremos.

Apague as luzes pela Hora do Planeta!

Apague as luzes pela Hora do Planeta!… Vá para além da Hora!

Hora do Planeta – O que é?

A Hora do Planeta é a maior iniciativa de luta mundial contra as alterações climáticas; é promovida pela WWF, a organização global de conservação.

Teve início em 2007, na cidade australiana de Sidney. A intenção foi, na altura, alertar de forma simbólica – apagando as luzes por uma hora – a população australiana para a necessidade de protegermos o Planeta contra os efeitos das alterações climáticas. Dois milhões de pessoas desligaram as suas luzes. A expectativa inicial era de reduzir 5% do consumo de energia eléctrica da cidade durante os 60 minutos do evento. O resultado, porém, foi o dobro do esperado: 10,2% de redução no consumo.

Em 2008 mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo participaram na Hora do Planeta. Em 2009, foi o ano de todas as expectativas serem superadas: Portugal adere pela primeira vez a esta campanha com 11 cidades entre as mais de 4 mil em todo o mundo e cerca de 1.2. mil milhões de pessoas a aderirem a esta causa. Batem-se ainda recordes no uso das redes sociais e internet para divulgação da campanha e demonstrações de apoio, 1.3 milhões de amigos nas redes sociais (em Portugal, houve mais de 10 mil referências em websites e blogues ao evento) e 4.8 milhões de buscas ao termo “Hora do Planeta” nas 24 horas que antecederam o evento.

Em 2010, mais de 1.2 mil milhões de pessoas aderiram à Hora do Planeta em cerca de 5000 cidades, 26 das quais portuguesas. Este ano, espera-se que a participação na Hora do Planeta seja ainda maior e que milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo em Portugal, possam aderir a esta iniciativa simbólica de apagar as luzes por uma hora, a 26 de Março. A campanha deste ano desafia os participantes a irem para além da hora e adoptar práticas sustentáveis no seu dia-a-dia, de forma a reduzir a sua pressão sobre os recursos naturais, incentivando-se o uso de transportes públicos e de outros meios de locomoção amigos do ambiente, o consumo de produtos certificados, pequenos gestos no dias a dia que podem fazer a diferença.

No sábado, 26 de Março de 2011, entre as 20H30 e as 21H30, cidadãos e empresas em todo o mundo apagarão as suas luzes durante uma hora, a Hora do Planeta, para mostrar como unidos podemos fazer a diferença na luta contra alterações climáticas. O evento simbólico pretende estimular indivíduos, empresas e comunidades a tomarem medidas para reduzir as suas emissões de carbono numa base contínua e diária.

Este ano, à semelhança do que já havíamos feito nos anos anteriores, iremos mais uma vez desligar as luzes do blogue. Como o desafio deste ano é irmos além da uma hora, manteremos a luz da porta de entrada apagada durante todo o fim-de-semana.