XIX Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental (ASPEA)

Desde muito cedo que começámos a participar nas Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental da ASPEA.

As XIX Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que este ano terá como tema aprender fora de portas: percursos de aprendizagens, terão lugar  na ilha da Madeira, entre os dias 8 e 11 de março e caso tenham oportunidade, este será um evento a não perder.

Estas jornadas revestem-se de especial relevância tendo em conta os temas a desenvolver no âmbito do Programa Eco-Escolas. Sendo Eco-Escola, ainda assim não poderemos ir. Ficará para uma próxima oportunidade.

Colóquio Internacional sobre Segurança e Higiene Ocupacionais (SHO 2012)

É já nos próximos dias 9 e 10 de Fevereiro de 2012 que terá lugar, em Guimarães, o Colóquio Internacional sobre Segurança e Higiene Ocupacionais (SHO 2012).

O SHO 2012 é co-organizado pela Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupacionais (SPOSHO) e pelo Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, contando ainda com a colaboração da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, da Faculdade de Motricidade Humana da UTL e da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC).

Tal como vem sendo hábito nos últimos anos, também em 2012 a Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa se fará representar naquele evento com três das suas docentes (Ana Monteiro, Carla Viegas e Susana Viegas), cada uma apresentando uma comunicação oral, a saber:

  • Lighting conditions at an operating room in a Portuguese maternity (Ana Monteiro, dia 9, às 14h30m na sala 1.14);
  • Influence of ventilation type in volatile organic compounds exposure – Poultry case (Susana Viegas, dia 9, às 16h30m na sala 1.16); e
  • Métodos convencionais e biologia molecular – Metodologias complementares para conhecer a exposição profissional a fungos (Carla Viegas, dia 9, às 17h00m no auditório nobre).
Às colegas, desejamos excelentes apresentações!

Air Pollution 2012

Air Pollution 2012 será a vigésima conferência desta série de conferências associadas à monitorização, modelação e gestão da poluição do ar, organizado pelo Instituto de Tecnologia de Wessex (Wessex Institute of Technology).

Este evento, que terá lugar entre os dias 16 e 18 de Maio, na Corunha, conta com contributo da área científica de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, na medida em que integra a comissão científica deste evento (20th International Conference on Modelling, Monitoring and Management of Air Pollution), na pessoa da sua docente, professora Susana Viegas.

Já temos mestres…

No passado dia 12 de janeiro, dia em que muita coisa relevante aconteceu para a Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), os primeiros mestres em Segurança e Higiene no Trabalho pela ESTeSL receberam o seu diploma das mãos da Diretora do Curso de Mestrado, professora Carla Viegas.

Estes três primeiros recém diplomados frequentaram o Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho: regime especial, uma oferta formativa da responsabilidade da Área Científica de Saúde Ambiental.

A eles os nossos parabéns!

Saúde Ambiental, de diplomas na mão (2010/2011)

Hoje, dia da Escola 2012, e no ano em que a Saúde Ambiental da ESTeSL comemora os 20 anos de abertura do seu primeiro curso, foram os finalistas do ano letivo 2010/2011 que receberam o seu diploma das mãos da Diretora do Curso de Saúde Ambiental, professora Susana Viegas.

Parabéns a todos!

Um curso, uma área… desagrafa-te!!

Nos últimos dias, um pouco por todo o lado, Miguel Gonçalves tem sido focus de atenção.

Hoje, dia 12 de janeiro, dia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), ele acabou por “estar” connosco numa das aulas do curso de Saúde Ambiental, onde a sua palestra na TEDxYouthBraga serviu de mote para a conversa.

Muito do que em Saúde Ambiental se vai conseguindo deve-se ao assumir de alguns dos princípios que ele nos apresenta: usem os “punhos” para fazer vingar aquilo em que acreditam; “desagrafem-se” do vosso curso; identifiquem a vossa área; e dediquem-se… não desistam… NUNCA!