Genotoxic Effects of Exposure to Formaldehyde in Two Different Occupational Settings

Para além do ensino e dos serviços à comunidade, a investigação é outro dos pilares da missão da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), à qual a área científica de Saúde Ambiental não se tem mantido indiferente. Prova disso é publicação do livro Carcinogen, editado por Margarita Pesheva, Martin Dimitrov e Teodora Stefkova Stoycheva, e que se encontra entretanto disponível online.

A relevância da notícia é o capítulo Genotoxic Effects of Exposure to Formaldehyde in Two Different Occupational Settings, que conta com a colaboração de quatro docentes da ESTeSL e dois da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.

A esta informação acresce o facto da primeira autora ser Susana Viegas, docente da área científica de Saúde Ambiental da ESTeSL.

Aqui fica a referência…

Susana Viegas, Carina Ladeira, Mário Gomes, Carla Nunes, Miguel Brito and João Prista (1970). Genotoxic Effects of Exposure to Formaldehyde in Two Different Occupational Settings, Carcinogen, Margarita Pesheva, Martin Dimitrov and Teodora Stefkova Stoycheva (Ed.), ISBN: 978-953-51-0658-6, InTech, Available from: http://www.intechopen.com/books/carcinogen/genotoxic-effects-of-occupational-exposure-to-formaldehyde

Formaldehyde (CH2O), the most simple and reactive aldehyde, is a colorless, reactive and readily polymerizing gas at room temperature (National Toxicology Program [NTP], 2005). It has a pungent suffocating odor that is recognized by most human subjects at concentrations below 1 ppm (International Agency for Research on Cancer [IARC], 2006).

Aleksandr Butlerov synthesized the chemical in 1859, but it was August Wilhelm von Hofmann who identified it as the product formed from passing methanol and air over a heated platinum spiral in 1867. This method is still the basis for the industrial production of formaldehyde today, in which methanol is oxidized using a metal catalyst. By the early 20th century, with the explosion of knowledge in chemistry and physics, coupled with demands for more innovative synthetic products, the scene was set for the birth of a new material– plastics (Zhang et al., 2009).

Universidade Federal de Pelotas e ESTeSL estreitam relações

Depois da participação no International Congress on Environmental Health 2012, os professores Érico Corrêa e Luciara Bilhalva, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), do estado de Rio Grande do Sul (Brasil), mantiveram-se entre nós e durante os dias 4 e 5 de junho fizeram, também eles, parte da comunidade académica da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL).

Perspetivando a assinatura de um convénio entre instituições de ensino, estreitando assim as relações entre os cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFPEL e de Saúde Ambiental da ESTeSL, promoveram-se várias reuniões onde o ensino e a investigação foram tema de conversa.

A terminar as várias sessões de trabalho, foi em sala de aula que os colegas Érico Corrêa e Luciara Bilhalva apresentaram aos estudantes de Saúde Ambiental da ESTeSL, a Universidade Federal de Pelotas.

E o Revelation Student Award do ICEH 2012 vai para…

Foi notícia no sítio do Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Aluna de Doutoramento do IHMT vence prémio Revelation Student Award do International Congress on Environmental Health – ICEH 2012

A aluna de doutoramento do Programa GABBA, Teresa Nazareth, que está a desenvolver a sua dissertação sob a orientação da Profa. Rosa Teodósio e co-orientação da Profa. Carla Sousa, no âmbito do Projeto “Dengue no arquipélago da Madeira. Avaliação do risco de emergência de arboviroses transmitidas por Aedes aegypti e ferramentas para o controlo vectorial”, recebeu na sexta-feira passada o prémio Revelation Student Award do International Congress on Environmental Health – ICEH 2012, pela apresentação oral do trabalho: “Community strategies against Aedes aegypti: going backwards in vector’s Europe invasion.”

A comunicação oral que deu origem à atribuição deste prémio teve lugar na primeira sessão paralela do congresso, moderada pela Doutora Sandra Cabo Verde, na manhã do dia 30 de maio e no âmbito do tema “Saúde Pública”.

Parabéns à estudante Teresa Nazareth.

ICEH 2012… aconteceu!!

Foi no decurso da semana passada, de 29 de maio a 1 de junho, que teve lugar na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), o International Congress on Environmental Health 2012 (ICEH 2012).

O primeiro congresso desta natureza teve lugar em 2010, em Coimbra. Passados dois anos coube à Área Científica de Saúde Ambiental da ESTeSL a organização deste evento, que se está a tornar uma referência no panorama internacional.

Pela ESTeSL passaram mais de 300 participantes, representando mais de 30 países de todos os continentes. Tivemos participantes da Coreia do Sul, Tailândia, China, Mongólia, passando pelo Irão, Jordânia, Camarões, África do Sul e Qatar. Do outro lado ao Atlântico vieram colegas da Venezuela, Brasil, Argentina, Colômbia, Canadá, Estados Unidos da América e tantos outros. Houve ainda quem nos viesse visitar da Polónia, Rússia, Bélgica, Alemanha, Dinamarca e Espanha… enfim… e apenas para enumerar alguns. Os posteres foram mais de 150 e as comunicações orais, perto da centena!!

Este foi, seguramente, um congresso que dificilmente iremos esquecer, onde se estabeleceram contactos com instituições de ensino e investigação de todo o mundo.

Na vertente social, o fado, o exercício físico, a gastronomia tipicamente portuguesa e as tunas, mereceram lugar de destaque.

Do muito que já foi feito, muito ainda falta por fazer, mas a “vitória” é nossa… da nossa Saúde Ambiental… da Saúde Ambiental de Portugal.

Para finalizar, gostaríamos de deixar um agradecimento à Associação Nacional de Saúde Ambiental, à Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, à Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, e à Escola Superior de Saúde de Beja, todas elas instituições parceiras na organização do ICEH 2012. Agradecemos ainda à Comissão Científica e à Comissão de Honra.

E porque o mais importante são as pessoas, cá vão os nomes daqueles que garantiram a operacionalização de tudo… Ana Bernardo, Ana Carolina Nunes, Ana Carvalho, Ana Monteiro, Ana Raposo, Andreia Domingues, Andreia Silva, Carlos Cardoso, Carlos Gonçalves, Cláudia Guerreiro, Daniela Fernandes, Fernando Carvalho, Ivo Lindim, Leila Carmo, Márcia Meneses, Marina Silva, Nuno Machado, Patrícia Gonçalves, Paula Albuquerque, Rafaela Oliveira, Ricardo Dias, Tiago Faria, Vanessa Cunha e Vítor Manteigas.