A Saúde Ambiental aventurou-se no “Descobre a tua Geodiversidade”

Foi no âmbito de uma das unidades curriculares de estágio do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), que as estudantes do terceiro ano Ana Roque e Patrícia Duarte se aventuraram no “Descobre a tua Geodiversidade“.

O desafio “Descobre a tua Geodiversidade“, apresentado às Eco-Escolas em parceria com o Comité Nacional para o Programa Internacional de Geociências da UNESCO e com o apoio da Comissão Nacional da UNESCO, visa a motivar professores e estudantes para a realização de trabalhos de reportagem de forma a promover um maior conhecimento e divulgação da geodiversidade e geossítios em Portugal, com enfoque para aqueles que se encontrem próximos das escolas. E a Saúde Ambiental aventurou-se…

Atualmente, sabe-se que o Vale Inferior do Tejo alberga as falhas ativas onde se produziram alguns dos principais sismos que afetaram a região de Lisboa, nomeadamente os de 1531 e 1909, com magnitudes variando entre 6,0 a 7,0 na escala de Richter. Neste sentido, realizou-se uma videorreportagem onde se retratou a falha tectónica existente no Bairro da Mata (Vila Franca de Xira) considerada como a mais provável fonte de sismos destrutivos que afetaram a região de Lisboa.

Geodiversidade é a variedade de rochas, minerais, fósseis, formas de relevo, sedimentos e solos, juntamente com os processos naturais que os formam e alteram permanentemente (Scotish Natural Heritage, 2015 – ). Contudo, dentro desta incluem-se aquelas ocorrências que possuem elevado valor científico, educativo e/ou turístico, denominadas geossítios. Estes podem ser minerais, rochas, fósseis, solos ou geoformas e permitem-nos conhecer capítulos da história da Terra.

A geoconservação consiste na proteção do património geológico promovendo, simultaneamente, o uso racional desta componente não viva do património natural. Os exemplos excecionais de elementos da geodiversidade podem enfrentar diversos tipos de ameaças resultantes, quer de processos naturais, quer de intervenções humanas (como por exemplo o roubo e comércio ilegal de minerais e fósseis; vandalismo; mineração; ausência de legislação adequada; etc.). A geoconservação constitui, hoje, uma das especialidades emergentes que se desenvolve no âmbito das Ciências da Terra. Ela compreende diversas etapas que passam pela inventariação, caracterização, classificação, conservação e divulgação dos geossítios.

(in Património Geológico de Portugal)

Falando sobre Saúde Ocupacional… Saúde no Trabalho em Todas as Idades

Conferência Falando sobre Saúde Ocupacional – "Saúde no Trabalho em Todas as Idades"

No âmbito das suas atividades, o Serviço de Saúde Ocupacional do Instituto Politécnico de Lisboa (SSO-IPL) realiza no próximo dia 24 de maio de 2017 aquela que será a terceira  Conferência Falando sobre Saúde Ocupacional – “Saúde no Trabalho em Todas as Idades”.

O aumento da esperança média de vida tem originado a existência de um número cada vez maior de trabalhadores com atividade profissional ativa mais prolongada, colocando novos desafios à gestão da Saúde e Segurança do Trabalho no domínio do envelhecimento ativo.

É neste contexto que o SSO-IPL promove esta 3.ª Conferência, com o objetivo de, com a participação de entidades de reconhecida competência científica e técnica, refletir sobre esta temática que se reveste de particular interesse para todos aqueles que trabalham em Saúde Ocupacional..

Este evento tem lugar no dia 24 de maio de 2017, entre as 14h00m e as 17h00m, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) – Parque das Nações.

A participação é gratuita, devendo no entanto proceder aqui à sua inscrição, a fim de ser de ser emitido o respetivo certificado de presença.