Os Ambientalistas

Os Ambientalistas (não extremistas), mais um blogue a contemplar com uma visitinha frequente.

Lá, “fala-se de curiosidades, política, experiências, e outros temas, desde que tenham a ver com Ambiente.”

Do último post (Ambiente, área de paradigmas. O primeiro paradigma.) retiro uma passagem que não nos é de todo desconhecida, não de conteúdo, mas de sentido.

“Se por um lado a defesa do ambiente aparece incorporada num discurso quase sempre de urgência, por outro, o ambiente é também a área onde na acção, as expectativas mais cedo se desvanecem.”

A Saúde e as dispensas!

A propósito do caos, é hoje notícia no Diário Económico que o “Ministério da Saúde dispensa 180 médicos e 3 mil enfermeiros“.
Entretanto, Correia de Campos, Ministro da Saúde, já veio desmentir tal notícia (nota de rodapé, num canal televisivo qualquer).

Principles for Evaluating Health Risks in Children Associated with Exposure to Chemicals

“Os contaminantes do ar e da água, pesticidas presentes na alimentação e no solo, assim como muitas outras ameaças ambientais que alteram o delicado organismo de uma criança, podem provocar ou piorar a doença ou induzir problemas de desenvolvimento. Mais de 30% dos surtos de doenças em crianças podem ser atribuídos a factores ambientais.”
Tradução livre.

Esta terá sido uma das conclusões evidenciadas no novo volume da série Environmental Health Criteria, Principles for Evaluating Health Risks in Children Associated with Exposure to Chemicals, um trabalho da Organização Mundial de Saúde.

Saibam mais aqui.