BioTerra

Hoje perdi-me no BioTerra, aquele que se apelida como um “espaço de informações e debate de ideias sobre Educação Ambiental”, da responsabilidade de João Soares.

Já em 2006 o Jornal de Saúde Ambiental lhe tinha feito referência, a propósito d’A soja, os McDonald’s e a Amazónia.

Aquele blogue apresenta uma série de dossiers, donde destaco, p’ra já, o de Saúde Ambiental e o de Educação Ambiental.
Sugiro que o coloquem nos vossos favoritos e que, tal como eu, se percam por lá com alguma frequência.

Pós-Graduação em Riscos e Saúde Ambiental

Com início previsto para 28 de Setembro de 2007, a Pós-Graduação em Riscos e Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal) do Instituto Politécnico de Setúbal tem como objectivos: promover o desenvolvimento de competências que permitam identificar, caracterizar e quantificar factores de risco para a saúde originados no ambiente, com vista à formulação de planos e estratégias bem como a sua aplicação prática no sentido de prevenir e promover a saúde realizando acções de controlo e vigilância sanitária de sistemas, estruturas e actividades com interacção no ambiente.

Para mais informações clique aqui.

Nota: A conclusão da Pós-Graduação confere equivalência a 6 disciplinas (Ecotoxicologia, Tecnologias de Tratamento de Água e Efluentes, Gestão da Qualidade do Ar, Tecnologias de Valorização de Resíduos e Sub-Produtos, Opção I e Opção ll) do Mestrado em Engenharia do Ambiente (A ESTSetúbal aguarda aprovação do Ministério da Ciência e do Ensino Superior).

Título e perfil profesional de técnico en salud ambiental

De acordo com o Ministerio de Educación y Ciencia Espanhol, são competências do Técnico Superior en Salud Ambiental:

  1. Organizar y gestionar la unidad de salud ambiental.
  2. Identificar, controlar y vigilar los riesgos para la salud de la población general asociados al uso del agua.
  3. Identificar, controlar y vigilar los riesgos para la salud de la población general asociados al aire y distintas fuentes de energía.
  4. Identificar, controlar y vigilar los riesgos para la salud de la población general asociados a productos químicos y vectores de interés en salud pública.
  5. Identificar, controlar y vigilar los riesgos para la salud de la población general asociados a la gestión de residuos sólidos y de medio construido.
  6. Identificar, controlar y vigilar los riesgos para la salud de la población general asociados a la contaminación de los alimentos.
  7. Fomentar la salud de las personas mediante actividades de educación medioambiental.
Veja mais aqui.

O Real Decreto 540/1995, de 7 de Abril estabelece o título de Técnico Superior en Salud Ambiental e os respectivos conteúdos curriculares, com correspondência às unidades de competência.

So you think you know what Environmental Health is all about?

Aparentemente, no Reino Unido, os profissionais de Saúde Ambiental carecem de uma apresentação “formal”, com explicação daquela que é a sua formação, para que não se confundam desempenhos (tal como já aconteceu recentemente em Portugal).
Assim se promove a formação em Saúde Ambiental por aqueles lados.
Prepare to be surprised…

Environmental Health. For many people, these two words conjure up an unappealing range of activities including catching rats, unblocking drains, even clearing up dog’s mess in the park. Stop right there, put aside your preconceptions: this is a graduate career with a range of excellent job opportunities.

De seguinda começam a explicar…
First, a reality check. Environmental Health Officers (EHOs) are highly qualified professionals who don’t actually carry out any of the tasks listed above. They do work which, as well as being varied and challenging, makes a real difference to people’s everyday lives. Doctors and nurses treat illnesses when they occur; EHOs carry out preventative and protective work to stop people getting ill in the first place. Their role may not be as visible, but it’s just as important to our national wellbeing.
Sugerem ainda alguns cursos alternativos, nomeadamente:
  • Food scientist/technologist;
  • Forensic scientist;
  • Health and safety adviser;
  • Quality control inspector; e
  • Trading standards officer.
Informação obtida no sítio da Careers Advice & Job Vacancies at Courses and Careers UK.

O que nos espera e o que pensamos disso

A partir de hoje, na coluna à vossa direita, e até ao próximo dia 7 de Setembro de 2007, pergunto:
Acredita que as mudanças em curso na Administração Pública poderão vir a melhorar o desempenho dos Técnicos de Saúde Ambiental?
As respostas limitam-se a “sim”, “não”, “talvez” e “não sabe”. Tendo em conta a limitação a que as respostas estão sujeitas, sugiro que utilizem os comentários para acrescentar o que vos aprouver.

Plano Nacional de Acção Ambiente e Saúde 2007-2013

No dia 01 de Agosto de 2007, pelas 11h00, no auditório da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), na Rua da Murgueira 9/9A – Alfragide, a APA e a Direcção Geral da Saúde irão promover a divulgação do Projecto de Plano Nacional de Acção Ambiente e Saúde 2007 – 2013 (PNAAS).

Relembro que o PNAAS encontra-se em Consulta Pública até 3 de Agosto.

No âmbito do processo de consulta pública serão considerados e apreciados todos os contributos que poderão ser remetidos por correio electrónico para PNAAS@dgs.pt ou PNAAS@iambiente.pt, ou por escrito, dirigidos ao Director-Geral da Saúde ou ao Director-Geral da Agência Portuguesa do Ambiente, até à data do termo da consulta.
O Projecto de Plano está disponível no Portal da Direcção Geral da Saúde, no Portal da Agência Portuguesa do Ambiente e no Portal Ambiente & Saúde.

Para fazer o download do documento através desta página, clique aqui.