Ana Jorge e o perfil da nova Ministra da Saúde

«Ana Jorge é líder da bancada socialista na Lourinhã. Foi presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa Vale do Tejo na época em que Maria de Belém foi Ministra da Saúde. Fazia já parte da equipa do Ministério da Saúde sob a tutela de Correia de Campos e foi uma das responsáveis pelo novo Centro Hospitalar com um quadro de pessoal único e uma direcção comum da Maternidade Alfredo da Costa e o Hospital Dona Estefânia.

Ana Jorge dirigia actualmente o serviço de Pediatria do Hospital Garcia de Orta, em Almada e terá sido sondada pelo Governo para assumir o cargo de Governadora Civil e Lisboa. A médica pediatra foi também responsável pela introdução do conceito «Música nos Hospitais». No currículo tem mais de 30 anos de profissão: quinze no Hospital D. Estefânia e cinco à frente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

A futura ministra da Saúde, Ana Maria Teodoro Jorge, disse hoje à Lusa que aceitou o convite e que acredita na reforma em curso, bem como no Serviço Nacional de Saúde (SNS). “Acabei de aceitar o convite [do Primeiro-Ministro] e só posso dizer que irei tentar levar a bom porto a missão”, disse.

Sobre a reforma em curso, que tem merecido várias críticas, Ana Jorge disse acreditar nas mudanças. “Acredito na reforma em curso e no Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, afirmou.»

——————————
Fonte e Ilustração: Sapo Notícias.

Correia de Campos, Ministro da Saúde já não é

Cuidado… cuidado… ele vai cair… segurem…
Opssssss!… Já está!
Caiu e ninguém se ofereceu para o segurar.
Correia de Campos, Ministro da Saúde já não é.
Correia de Campos vai ser substituido por Ana Jorge que, quando iniciei funções na Sub-Região de Saúde de Lisboa, ocupava o cargo de Presidente do Conselho da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. Nessa altura, se a memória não me falha, tinhamos Constantino Sakellarides como Director Geral da Saúde e Maria de Belém Roseira como Ministra.
A última vez que me cruzei com a futura “patroa” da saúde, foi numa aula de Promoção da Saúde, no curso de mestrado em Saúde Pública.
Ana Jorge, em declarações à Agência Lusa, citadas pelo Sapo Notícias, referiu que “só posso dizer que irei tentar levar a bom porto a missão” e que “acredito na reforma em curso e no Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.
Esperemos que não caia. Afinal cair parece menos bem a uma senhora.