Hoje, na caixa de correio electrónico do blogue havia uma mensagem de apresentação do Grupo de Pesquisa Direito Ambiental na Sociedade de Risco.
Além de se apresentarem informavam-nos de que se realizará em Florianópolis, nos dias 15, 16, 17 e 18 de Junho de 2009, o IV Simpósio Dano Ambiental na Sociedade de Risco e II Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa em Direito Ambiental.
Já fui espreitar Florianópolis (capital do estado de Santa Catarina) e parece ser uma cidade bonita, com alguns indicadores de desenvolvimento muito interessantes.
O Grupo de Pesquisa Direito Ambiental na Sociedade de Risco – GPDA – visa executar atividades de pesquisa, extensão e ensino.
Pretende-se desenvolver pesquisa das questões dogmáticas e normativas do direito ambiental, de forma crítica, tendo como base de fundo a Teoria da Sociedade de Risco.
O grupo contribui para fortalecer o desenvolvimento da cidadania ambiental, incluindo prestação jurisdicional ambiental. Procura-se, ainda, buscar soluções em face da antinomia entre a proteção jurídica ambiental e a sociedade de risco. Como atividade de extensão o Grupo presta Assistência Jurídica Gratuita às Associações Civis Ambientais de Florianópolis, visando à Tutela Jurisdicional Ambiental objetivando, principalmente, inibir o dano ambiental.
No que tange ao ensino serão elaborados seminários, workshops, cursos, visando estimular os estudantes e pesquisadores às atividades acadêmicas.