No âmbito da Unidade Curricular de Normas em Saúde Ambiental foi apresentado um desafio aos estudantes do terceiro ano do Curso de Licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) com o tema “Investigação sem limites”. O objetivo era a realização de artigos científicos resultantes de projetos de investigação “imaginados” pelos estudantes sem restrições financeiras nem logísticas.
Para o efeito foi necessária a consulta exaustiva de referências científicas e legais (nacionais e internacionais), por parte dos estudantes, de modo a obterem a informação necessária para a implementação fictícia da metodologia ótima que iria constituir os artigos científicos. Refletindo o espírito empreendedor dos estudantes todos os artigos foram redigidos em inglês.
Os artigos foram apresentados no dia 17 e 20 de dezembro no Auditório da ESTeSL, tendo como plateia, além de elementos do corpo docente, os estudantes do segundo ano, de modo a perceberem quais os desafios académicos a ultrapassar no próximo ano letivo. Foi assim desenvolvida mais uma atividade académica potenciando sinergias entre estudantes e corpo docente do Curso de Licenciatura em Saúde Ambiental da ESTeSL.
Os artigos apresentados versaram temas diversos, nomeadamente:
- Formaldeyde: daily exposure burden;
- Occupational exposure to mercury: the CFL lamp industry;
- Ozone pollution in Portuguese elderly taking care centers;
- Occupational exposure to dust in wood industry – Dry wood problem;
- Indoor air quality in schools: health effects;
- Presence of mycotoxins in cow´s milk – aflatoxin and ochratoxin;
- Aflatoxin B1 and OTA exposure in Portuguese poultry industry due to presence of fungal contamination;
- Environmental exposure to endotoxins in Portuguese swine.