A Saúde Ambiental no COHiTEC

O Acelerador de Comercialização de Tecnologias (Act) é uma iniciativa da COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação, que tem como missão dar apoio na criação de empresas de base tecnológica, assim como no licenciamento de tecnologias. Estamos a falar da Act by Cotec, como é conhecida no mercado empreendedor e empresarial.

Uma das iniciativas da Act by Cotec é o Programa COHiTEC, uma ação de formação em comercialização de tecnologias, que visa apoiar a valorização do conhecimento produzido em instituições nacionais de I&D e que apresenta como objetivos: (i) apoiar os participantes na avaliação do potencial comercial dos produtos ou serviços resultantes das tecnologias que desenvolveram; e (ii) induzir nos participantes competências na área do empreendedorismo e comercialização de tecnologias. Este programa destina-se a investigadores (de centros de investigação, universidades e outras instituições de I&D, de empresas ou a título individual) que proponham uma ou mais tecnologias cujas características únicas permitam dar resposta a uma necessidade de mercado.

Após um processo extremamente criterioso, o projeto apresentado pela equipa da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) ao Programa COHiTEC foi selecionado, sendo que a equipa (jovem) que irá integrar o programa formativo é constituída por dois junior researchers ex-estudantes da ESTeSL (Saúde Ambiental e Análises Clínicas e Saúde Pública), um estudante do curso de licenciatura em Saúde Ambiental e uma docente da área científica de Saúde Ambiental.

Naquilo que nos é possível adiantar, podemos dizer-vos que se tratar de um projeto que alia a cientificidade ao potencial comercial da investigação, onde se pretende desenvolver tecnologia que permita aferir a exposição a fungos, de forma rápida e eficaz, utilizando os métodos convencionais e a biologia molecular para o efeito, de modo complementar.

Continuamos na linha da frente!!

Harlem Shake (Saúde Ambiental)

Saúde Ambiental… dizem ser um curso diferente para estudantes altamente!!

Os estudante do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), fazendo prova de que são “altamente”, apresentam-nos o seu Harlem Shake onde, para além de apelarem à boa disposição, nos mostram algumas das atividades que poderão vir a desenvolver enquanto profissionais. Falamos da avaliação de ruído, avaliação de conforto térmico, avaliação de qualidade do ar interior, avaliação de campos eletromagnéticos associados a equipamentos dotados de visor, investigação e outras tantas atividades que poderão vir a ser desenvolvidas. Altamente, pois então!!

International Symposium on Occupational Safety and Hygiene (SHO 2013)

Nos últimos anos temos vindo a fazer referência ao Colóquio Internacional sobre Segurança e Higiene Ocupacionais, fruto da participação de estudantes e docentes de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) e da relevância que a participação neste tipo de eventos tem no percursos académico e profissional para quem estuda e trabalha em Saúde Ocupacional. Este ano, com um título verdadeiramente internacional, o International Symposium on Occupational Safety and Hygiene (SHO 2013) irá ter lugar nos dias 14 e 15 de fevereiro, na cidade de Guimarães.

A edição deste ano do SHO 2013, tal como tem acontecido em edições anteriores, irá contar com a apresentação de comunicações orais de docentes da área científica de Saúde Ambiental da ESTeSL, que resultam de projetos de investigação, alguns ainda em curso, e que envolvem estudantes, docentes doutras áreas científicas e investigadores de instituições parceiras. As comunicações são:

Occupational exposure to Aflatoxin B1 in Portuguese swine farms (Session A3: Chemical & Bilogical agents)
Susana Viegas, Luísa Veiga, Paula Figueiredo, Ana Almeida, Elisabete Carolino e Carla Viegas

Fungal contamination – Comparation between Portuguese poultries and swines (Session SB1.1: Occupational Hygiene)
Carla Viegas, Raquel Sabino e Cristina Veríssimo

Exposure to particles in Portuguese swine production (Session SB1.1: Occupational Hygiene)
Susana Viegas, Elisabete Carolino e Carla Viegas

Occupational exposure to toxigenic Aspergillus versicolor in Portuguese swines (Session SB5.4: Occupational Hygiene)
Carla Viegas, Raquel Sabino, Susana Viegas e Cristina Veríssimo

Para além desta participação, importa ainda salientar a presença da professora Susana Viegas na Comissão Científica Internacional do SHO 2013 e a sua participação na qualidade de moderadora da sessão SB2.5: OHS & nanomaterials, a ter lugar na tarde do dia 14.

A biblioteca da ESTeSL continua a crescer

Qualquer estudante sabe, e os do ensino superior melhor do que qualquer outro, que o recurso a referências bibliográficas é uma condição sine qua non para a concretização de qualquer trabalho académico que se quer da qualidade. Seguindo este princípio, a Área Científica de Saúde Ambiental tem vindo, desde algum tempo a esta parte, a desenvolver esforços no sentido de melhorar substancialmente o acervo da biblioteca da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) com títulos que representem uma mais-valia para os seus estudantes.

Na sequência da organização do International Congress on Environmental Health 2012 (ICEH 2012), já foram feitas algumas “aquisições” que oportunamente vos temos vindo a dar conta (ver Water Quality Control Handbook e  Principles of Air Quality Management), sabendo-se que muitas outras faltam ainda anunciar.

A notícia que entretanto vos trazemos hoje prende-se com mais um contributo para que a Biblioteca da ESTeSL continue a crescer. Os novos títulos, sugeridos pelo professor Nuno Machado, docente da área científica de Física da ESTeSL e membro da Comissão Organizadora Executiva do ICEH 2012, que em muito contribuiu para que aquele evento redundasse no sucesso que todos lhe reconhecem, foram oferecidos pela Associação Nacional de Saúde Ambiental (ANSA), estando já disponíveis na nossa biblioteca e dos quais vos mostramos alguns exemplares. Outros há, igualmente oferecidos, que poderão vir a ser utilizados em contexto laboratorial.

Em breve iremos aqui apresentar-vos individualmente cada um destes títulos que esperemos, em muito, venham a contribuir para o sucesso dos nossos estudantes. Saibam aproveitar!