Feliz Eco-Natal e muita Saúde Ambiental

Os estudantes e o corpo docente da área científica de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) desejam a todos os seus amigos que neste Natal haja muita Saúde Ambiental.

Feliz Eco-Natal com muita Saúde Ambiental

As estudantes do primeiro ano curso de licenciatura em Saúde Ambiental da ESTeSL construíram uma Árvore de Natal ecológica e um Presépio com recurso a materiais já usados e que muitos olham como sendo resíduos, nomeadamente: rolos de papel (higiénico, papel da mãos, fotografia, máquinas registadoras, entre outros), jornais e folhetos publicitários (daqueles que vos deixam nas caixas de correio), algum cartão, película de revelação fotográfica e restos de papel de embrulho.

Feliz Eco-Natal com muita Saúde Ambiental.

Bolsa Fulbright para Investigação em Saúde Pública (2015)

Porque julgamos poder ser de especial interesse para os licenciados em Saúde Ambiental, deixamos aqui a informação relativa à  Bolsa Fulbright para Investigação em Saúde Pública.

A Bolsa Fulbright para Investigação em Saúde Pública tem como objetivo apoiar a realização de projetos de investigação na área da Saúde Pública em universidades ou centros de investigação nos Estados Unidos da América (EUA) e destina-se a estudantes, investigadores e profissionais portugueses.

A bolsa é para estadias de 4 a 9 meses nos EUA e tem como requisitos para a candidatura: licenciatura terminada antes de concorrer à bolsa (média igual ou superior a 14, preferencialmente); concordância com o projeto por parte da instituição norte-americana de acolhimento; e bons conhecimentos de inglês.

O período de candidatura tem início no dia 2 de janeiro de 2015 e termina no dia 30 de janeiro.

Para informações mais completas acerca deste assunto, recomendamos que leiam o Regulamento da Bolsa e as Instruções de Candidatura para que posteriormente possam preencher o formulário de candidatura.

A todos os potenciais interessados, boa sorte!!

A epidemia de Ébola e o surto de Doença dos Legionários

Teve lugar esta tarde, no Anfiteatro da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), entre as 16h00 e as 18h00, uma Flash Conference subordinada ao tema O ano de todos os perigos: “A Epidemia de Ébola e o Surto de Doença dos Legionários”, promovida pelas áreas científicas de Análises Clinicas e Saúde Pública e de Saúde Ambiental da ESTeSL.

FLASH CONFERENCE: O ano de todos os perigos: "A Epidemia de Ébola e o Surto de Doença dos Legionários"

Este foi um evento que contou com a participação do professor Vítor Manteigas (Saúde Ambiental) e da professora Bela Ferreira (Análises Clínicas e Saúde Pública), que fizeram uma abordagem complementar naquilo que diz respeito ao Ébola e à Legionella e, naturalmente, às patologias que lhes estão associadas. Se por um lado o professor Vítor Manteigas enfatizou as questões ambientais que poderão estar na génese de casos e surtos de Doença dos Legionários, aludindo também às medidas de prevenção e controlo, a professora Bela Ferreira abordou as questões associadas ao seu diagnóstico laboratorial, onde o Ébola foi também objeto de atenção. No espaço dedicado ao debate, as questões levantadas recairam essencialmente sobre o papel a desempenhar por cada um dos profissionais (técnicos de Saúde Ambiental e técnicos de Análises clínicas e Saúde Pública) em situações desta natureza e onde se tornou clara a complementaridade da atuação destes profissionais.

Fundamentos Gerais em Saúde e Segurança no Trabalho Internacional

Será no próximo dia 17 de dezembro de 2014, às 19 horas, no Café Santa Cruz, em Coimbra, que irá ter lugar o lançamento do livro “Fundamentos Gerais em Saúde e Segurança no Trabalho Internacional“, de Nelson Leite e Sá.

Nelson Leite e Sá é licenciado em Saúde Ambiental pela Escola Superior da Tecnologia da Saúde de Coimbra e a publicação deste livro, da PETRICA Editores, reveste-se de especial relevância para aqueles que se pretendem submeter ao exame internacional em Segurança e Saúde no Trabalho.

Fundamentos Gerais em Saúde e Segurança no Trabalho Internacional

A globalização económica e social tem sofrido nos últimos anos um acelerado crescimento a nível mundial, particularmente nos países com expressão de língua portuguesa. Deste modo, novos desafios têm sido travados no âmbito da Segurança e Saúde no Trabalho, pelo que a adoção de uma estratégia comum e de um denominador que possa balizar os padrões de segurança têm sido uma necessidade emergente.

Nesse sentido, percebendo, por um lado, a necessidade e, por outro, a ausência de um manual que sirva comumente a Lusofonia na preparação a um exame de reconhecido valor internacional, foi gerado o presente livro que se assume como um manual de apoio tanto para formandos como para formadores.

Acaba por ser ainda um livro generalista e introdutório da Segurança e Saúde no Trabalho para o leitor ou interessado comum nestas áreas, embora, como anteriormente referido se dirija acima de tudo aos candidatos ao exame internacional, pelo que foi orientado e estruturado para esse efeito.

Desse modo, por forma a orientar o leitor para uma possível resposta a um exame, não castrando a arquitetura gramatical que cada um dispõe os capítulos encontram-se com informação muito direta, através de tópicos, por forma a ser mais fácil ao leitor perceber e gerar uma matriz de resposta.

Parabéns ao colega Nelson Leite e Sá.

Entretanto, no decurso do fim-de-semana que se aproxima, e para aqueles que seguem a Saúde Ambiental no Facebook, iremos lançar um desafio cujo vencedor será presentado com um exemplar do livro “Fundamentos Gerais em Saúde e Segurança no Trabalho Internacional“, autografado pelo autor. Mantenham-se atentos!!