VIII Jornadas Nacionais sobre Tecnologia e Saúde

Irá ter lugar na Guarda, no próximo dia 17 de abril, as VIII Jornadas Nacionais sobre Tecnologia e Saúde, subordinadas ao tema “Saúde Pública, Cooperação e Inovação”, sendo que o programa contemplará vários eixos temáticos. Este é um evento promovido pelo Instituto Politécnico da Guarda

VIII Jornadas Nacionais sobre Tecnologia e Saúde

A submissão de resumos para comunicações orais ou postéres deverá ser feita até 28 de fevereiro e os trabalhos aceites para as Jornadas, e validados pela Comissão Científica, serão considerados para publicação em número especial da revista científica Egitania Sciencia, editada pelo Instituto Politécnico da Guarda e indexada à Latindex e Copernicus. A isto acresce a atribuição de prémios para “melhor comunicação” e “melhor poster”. Os interessados podem fazer a sua inscrição até ao próximo dia 6 de abril.

Segurança e Saúde no Trabalho da Condução Automóvel Profissional

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) vai, conjuntamente com parceiros sociais e institucionais, desenvolver a campanha de Segurança e Saúde no Trabalho da Condução Automóvel Profissional visando promover a melhoria das condições de trabalho associadas ao exercício desta atividade.

Segurança e Saúde no Trabalho da Condução Automóvel Profissional

A Campanha  Segurança e Saúde no Trabalho da Condução Automóvel Profissional será lançada na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), no próximo dia 11 de fevereiro de 2015, entre as 14h00m e as 18h00m. A inscrição é gratuita (ver programa).

As campanhas de prevenção de riscos profissionais são uma metodologia que a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) privilegia para a integração da segurança e saúde no trabalho em cada gesto profissional, alertando e sensibilizando a sociedade portuguesa sobre a importância de preservar a vida de quem trabalha, proporcionando aumentos de produtividades reais nas empresas, conduzindo assim à construção e consolidação de locais de trabalho dignos.

“Generation Awake” entra na última fase e quer alterar hábitos de consumo portugueses

Portugal acaba de entrar na última fase da Generation Awake, uma campanha a nível europeu com um foco marcado no elemento digital, e cuja mensagem não mudou ao longo dos últimos três anos e meio: fazer mais com menos, usar os recursos limitados de forma sustentável e procurar diminuir o impacto que cada um de nós tem no ambiente.

Os portugueses estão no bom caminho: produzem menos desperdício per capita que a média europeia (de acordo com os dados fornecidos pela União Europeia, em 2012 a quantidade de resíduos tratados representou cerca de 970kg per capita). No entanto, a taxa de incineração é demasiado elevada, e as taxas de reciclagem e reutilização estão abaixo da média europeia. É preciso, alerta a Comissão Europeia, passar a viver de acordo com a noção de que o fim dos recursos tem de ser adiado. Como? Reciclando, reutilizando, renovando, modificando, reparando… em suma, adiando ao máximo a ida direta para o lixo.

É que aquilo que encaramos tão facilmente como lixo pode conter materiais valiosos ao serem reciclados e a má gestão de recursos implica perda de matérias-primas. Em 2050, se continuarmos a consumir desta forma, estaremos a extrair cinco vezes mais recursos do que atualmente e isso, provavelmente, não será possível.

Economia Circular traça o caminho

No âmbito da sustentabilidade, da reciclagem e da eficiência, a “Generation Awake” propaga cada vez mais a necessidade de entrarmos numa Economia Circular, onde a filosofia se baseia na criação de mais valor com menos recursos (modificação da produção, na forma de aquisição e na diminuição das energias utilizadas no fabrico dos produtos, nos resíduos desperdiçados e nas matérias-primas necessárias).

Para ajudar a seguir este caminho, a campanha divulga o Guia do Consumo, onde o público pode aprender a consumir de forma mais sustentável em temas tão diversos como os recursos naturais, transportes e viagens, compras e lar.

Mónica Ruivo | Inforpress Portugal

Licenciados em Saúde Ambiental (2013/2014) no Dia da ESTeSL

Hoje, dia 12 de janeiro de 2015, comemorou-se mais um Dia da Escola, mais um Dia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), naquele que foi o dia do seu 34.º aniversário.

Licenciados em Saúde Ambiental (2013-2014) no Dia da ESTeSL

No dia em que formalmente se celebra também o “aniversário” da Saúde Ambiental da ESTeSL, os protagonistas voltaram a ser aqueles que, tendo terminado o curso de licenciatura em Saúde Ambiental (ano letivo 2013/2014), marcaram presença na ESTeSL para ali receberam as suas Cartas de Curso das mãos da diretora de curso, professora Susana Viegas.

Para além deste momento significativo, destaca-se ainda o prémio atribuído ao melhor estudante de Saúde Ambiental (já licenciado) Tiago Faria, assim como o “Reconhecimento Público, Inovação e Desenvolvimento” entregue à professora Carla Viegas, docente da área científica de Saúde Ambiental da ESTeSL e à Dra. Ana Luísa Delgado, licenciada em Saúde Ambiental pela ESTeSL e Técnica Superior de Segurança e Saúde no Trabalho, em representação da responsável pelo Serviço de Saúde Ocupacional do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), pelo trabalho desenvolvido na criação do Serviço de Saúde Ocupacional do IPL.

A todos, sem exceção, os nossos parabéns!