ERASMUS + em Bratislava (Eslováquia)

Gil novo e Jorge Silva em mobilidade ERASMUS + na Slovak Medical University em Bratislavia (Eslováquia)Hoje, a poucas horas da interrupção letiva que possibilitará que grande parte dos estudantes rumem à sua terra natal, deixamos aqui o testemunho do Gil Novo e do Jorge Silva, estudantes de 4.º Ano do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) que estão em mobilidade ERASMUS + na Slovak Medical University em Bratislava (Eslováquia).

Que este testemunho sirva de motivação para aqueles que por cá ficaram porque, na verdade, ser estudante ERASMUS é muito mais do que ser apenas estudante. São novas experiências, novas culturas, novas competências e novos amigos, que se levam para a vida…

Ao Gil Novo e ao Jorge Silva desejamos a continuação de uma excelente aventura.

Olá Portugal!

Bratislava é uma cidade magnífica. Pequena, sossegada e extremamente calma no inverno. Quando chegámos sentimos uma grande diferença no clima e na temperatura, afinal estava cerca de -9ºC na rua, muita neve e mesmo muito frio! Ao passar dos dias fomo-nos habituando ao clima e o tempo tem melhorado. Agora com os 10ºC que estão já não precisamos de luvas, gorro ou cachecol.

Todos nos dizem que na chegada da Primavera a cidade torna-se mais viva e mais activa, o que temos reparado à medida que os dias vão passando. Os dias têm ficado mais quentes e mais longos e o número de pessoas a passear na rua tem aumentado também. Temos aproveitado para viajar muito durante os fins-de-semana, pois durante a semana temos estágio.

O estágio tem corrido bem, todos são muito acessíveis connosco e ficam muito surpreendidos e agradados com a presença de estudantes de Erasmus, especialmente de Portugal (o Cristiano Ronaldo é sempre mencionado quando alguém nos conhece pela primeira vez). O nosso estágio passa essencialmente por ficarmos durante uma semana ou mais em cada departamento de estudo da universidade, onde ficamos a conhecer o que ali se realiza e mesmo nós, por vezes, realizamos algumas tarefas de rotina no laboratório. Temos conhecido bastantes alunos de Erasmus de diferentes países em diferentes festas organizadas pelo núcleo de estudantes de Erasmus daqui, é realmente fantástico e enriquecedor!

Estamos ansiosos para que o frio vá embora e dias quentes venham, podendo andar na rua já sem casacos. Estamos também ansiosos para ver as fontes ligadas e a vida a fluir pelas ruas da cidade. Ah e não esquecendo que durante o fim-de-semana estamos sempre prontos para pôr a mochila às costas e partir à descoberta de outros países. Próximo destino: Polónia!

Um até já Portugal!