Valorização orgânica é aposta da Valorsul

No âmbito da unidade Curricular de Gestão de Resíduos I do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, do Politécnico de Lisboa, e associado às atividades previstas para o Programa Jovens Repórteres para o Ambiente, um programa da ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, os estudantes Beatriz Ribeiro, Lourenço Lagariço, Nilza Camenha e Pedro Santiago, realizaram uma videorreportagem integrada na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (edição de 2023).

Para este trabalho, os estudantes visitaram a Estação de Tratamento e Valorização Orgânica (ETVO) da Valorsul e entrevistaram Rui Faustino, diretor daquela unidade, com quem tiveram a oportunidade de conhecer um pouco melhor o processamento e valorizção dos resíduos orgânicos na área metropolitana de Lisboa.

A Valorsul é um sistema integrado de gestão de resíduos urbanos, responsável pelo tratamento e valorização das cerca de 950 mil toneladas de resíduos produzidos, por ano, em 19 Municípios da região de Lisboa, abrangendo cerca de 1610000 habitantes. Esta apresenta várias unidades de tratamento e valorização de resíduos urbanos, incluindo a Estação de Tratamento e Valorização Orgânica. A partir de 2024, o desafio será o processamento dos resíduos orgânicos que os municípios irão começar a recolher seletivamente.

Please follow and like us:
Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *