Lixo Marinho: um problema mundial com origem local

Associado à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (edição de 2023) e integrado na unidade Curricular de Gestão de Resíduos I do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, do Politécnico de Lisboa, e no âmbito das atividades previstas para o Programa Jovens Repórteres para o Ambiente, as estudantes Ana Maria Alves, Alina Narciso, André Guerreiro, Carolina Reto, João Fonseca, Inês Palma, Inês Vale, Mariana Mota e Rodrigo Pereira, entrevistaram Catarina Gonçalves, coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul, da ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, para conhecer um pouco mais esta problemática.

O Lixo Marinho, um problema mundial, tem origem em diferentes fontes: terrestres e marítimas, e do qual fazem parte uma vasta gama de materiais que não são biodegradáveis e que têm um impacto negativo na qualidade do ambiente marinho, assim como para a saúde humana, tendo já entrado na cadeia alimentar.

Conferência “Introduction To The GreenComp – The European Sustainability Competence Framework”

Promovido pela Rede Campus Sustentável, um conjunto de instituições de ensino superior (IES) tem em curso uma iniciativa destinada a facilitar a progressiva inclusão dos temas associados à sustentabilidade na prática pedagógica

Reunidas no que se convencionou designar “Ponto de Encontrosobre “Educação para a sustentabilidade – desenvolvimento de competências dos docentes e adaptação dos currículos, estas IES definiram um roteiro de ações que agora colocam à disposição dos docentes, dos investigadores, das instituições em geral e do público interessado.

A primeira ação deste roteiro é uma conferência online sob o tema “Introduction To The GreenComp – The European Sustainability Competence Framework, proferida por Ulrike Pisiotis, Policy Officer na Comissão Europeia na área de Education and Learning for Sustainability, co-autora do GreenComp.

A conferência decorrerá online, a 20 FEVEREIRO 2024 | 13h30-14h30 GMT. A participação é gratuita mas de inscrição obrigatória.

As IES protagonistas desta iniciativa, para além do Politécnico de Lisboa, são (por ordem alfabética): Escola Superior de Enfermagem do Porto, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Instituto Politécnico de Viseu, Instituto Superior de Educação e Ciências – Lisboa, Universidade Aberta, Universidade da Madeira, Universidade de Lisboa, Universidade do Minho, Universidade Portucalense.

Estas IES corresponderam a um desafio da Rede Campus Sustentável, explorando o conceito de “Ponto de Encontro”, tendo decidido organizar conjuntamente o roteiro que agora começa, destinado a promover a sustentabilidade na prática de ensino.

ESELx acolhe a 1.ª Conferência Internacional FEE EcoCampus

Irá ter lugar, entre 26 e 28 de abril de 2024, na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), aquela que será a 1.ª Conferência Internacional FEE EcoCampus.

Este evento, que decorre de uma organização em parceria com a Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), a  Foundation for Environmental Education (FEE) e o Politécnico de Lisboa, tem como destinatários docentes, não docentes e estudantes do Ensino Superior integrantes ou interessados nos Programas Eco-Escolas/EcoCampus

Esta primeira edição da Conferência Internacional FEE EcoCampus tem como objetivo reunir, partilhar e celebrar as práticas das muitas dimensões diferentes do Programa FEE EcoCampus de todo o mundo. Será também uma oportunidade para explorar conhecimentos sobre a construção e gestão de campus universitários sustentáveis.

De entre os estudantes, docentes e não docente das unidades orgânicas do Campus de Benfica, que integram a Comissão Organizadora e a Comissão Científica da Conferência, está também Vítor Manteigas, docente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e professor de Saúde Ambiental, que em janeiro último foi nomeado coordenador do Eco-Politécnico de Lisboa.

Para os potenciais interessados, as inscrições já se encontram abertas e encontra-se também a decorrer, até ao próximo dia 15 de fevereiro, a submissão de resumos