Implementação do Ensino e Curricula para a sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior

No próximo dia 3 de abril, a convite do Grupo de Trabalho em Ensino e Curricula para a Sustentabilidade da Rede Campus Sustentável – Portugal, e em representação do Politécnico de Lisboa, o professor Vítor Manteigas, docente de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e coordenador do Eco-Politécnico de Lisboa, irá participar naquele que será o primeiro webinário do ciclo de webinários sob o lema Horizontes Futuros: Repensar o Ensino e Curricula para a Sustentabilidade no Ensino Superior.


Este primeiro evento, subordinado ao tema “IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO E CURRICULA PARA A SUSTENTABILIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR“, pretende explorar e divulgar a partilha de experiências sobre os fatores de sucesso e os desafios que as Instituições de Ensino Superior (IES) encontram nesta implementação, em particular as IES que assinaram a Carta de Intenções com a Rede Campus Sustentável.
A participação é livre, mas de inscrição obrigatória.

ESTeSL participa no YRE NOM 2024

Teve lugar nos passados dias 20 e 21 de março de 2024, o Encontro de Operadores Nacionais Jovens Repórteres para o Ambiente (YRE National Operators MeetingYRE NOM 2024). Este evento, dinamizado pela Foundation for Environmental Education (FEE), juntou os responsável pela coordenação do Young Reporteres for the Environment Programme (Programa Jovens Repórteres para o Ambiente) de mais de quarenta países.

O professor Vítor Manteigas, docente de Saúde Ambiental e coordenador do Programa Jovens Repórteres para o Ambiente na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), do Politécnico de Lisboa, participou, a convite da FEE, na sessão “Strategies for Growth of the YRE Programme” do YRE NOM 2024.

Num trabalho colaborativo com o professor Helder Simões, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, partilhou a forma como: (i) envolve os estudantes do curso de licenciatura em Saúde Ambiental; (ii) tem trabalhado em parceria com a Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE); (iii) prevê expandir a implementação do Programa Jovens Repórteres para o Ambiente na ESTeSL e outras escolas; e (iv) quais considera serem os benefícios do Programa para os estudantes e para a implementação do Eco-Escolas/EcoCampus.

Este participação evidencia a forma diferenciada como se tem trabalhado a educação para a sustentabilidade e a implementação do Programa Jovens Repórteres para o Ambiente na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, fazendo da ESTeSL uma referência mundial nesta matéria.

Valorização orgânica é aposta da Valorsul

No âmbito da unidade Curricular de Gestão de Resíduos I do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, do Politécnico de Lisboa, e associado às atividades previstas para o Programa Jovens Repórteres para o Ambiente, um programa da ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, os estudantes Beatriz Ribeiro, Lourenço Lagariço, Nilza Camenha e Pedro Santiago, realizaram uma videorreportagem integrada na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (edição de 2023).

Para este trabalho, os estudantes visitaram a Estação de Tratamento e Valorização Orgânica (ETVO) da Valorsul e entrevistaram Rui Faustino, diretor daquela unidade, com quem tiveram a oportunidade de conhecer um pouco melhor o processamento e valorizção dos resíduos orgânicos na área metropolitana de Lisboa.

A Valorsul é um sistema integrado de gestão de resíduos urbanos, responsável pelo tratamento e valorização das cerca de 950 mil toneladas de resíduos produzidos, por ano, em 19 Municípios da região de Lisboa, abrangendo cerca de 1610000 habitantes. Esta apresenta várias unidades de tratamento e valorização de resíduos urbanos, incluindo a Estação de Tratamento e Valorização Orgânica. A partir de 2024, o desafio será o processamento dos resíduos orgânicos que os municípios irão começar a recolher seletivamente.