A Saúde Ambiental e os trabalhos escolares na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto

Hoje, noite adentro, dei de caras com a Ana Abreu, a Ana Lázaro e a Bárbara Teixeira, alunas do curso de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto.
Confesso que o encontro não foi inocente. Deveu-se a uma hiperligação para o Saúde Ambiental. Salud Ambiental. Environmental Health. Santé Environnementale. existente no site que desenvolveram no âmbito da disciplina Programação e Base de Dados.
O site, Técnicos de SA e Higiene e Segurança Alimentar, como lhe chamam, “aborda o tema Técnico de Saúde Ambiental e a Higiene e Segurança Alimentar, com o intuito de esclarecer o que é um Técnico de Saúde Ambiental e de dar a conhecer as áreas em que este pode actuar, relacionando-o com uma área específica – a Higiene e Segurança Alimentar.”
Foi ali que também (re)encontrei o vídeo “Técnicos de Saúde Ambiental e ASAE in action“.
Parabéns às futuras colegas pelo trabalho desenvolvido.

Plataforma de Discussão e Intervenção Ambiental

A Plataforma de Discussão e Intervenção Ambiental (PDIA) foi formada tendo em vista a criação de uma cultura de discussão abrangente de temas ambientais, de modo a aumentar o conhecimento global sobre estas matérias e a contribuir de forma eficaz para a sensibilização de todos os cidadãos.
Tem como objectivo primordial promover a discussão de temas na área do ambiente, e da forma como estes se relacionam com a nossa vida diária. Pretende analisar e discutir as repercussões dos problemas ambientais a nível económico, social, político, cultural e civilizacional.

Foi com esse propósito que no passado dia 19, na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Telheiras, a PDIA promoveu o debate sobre Saúde Ambiental. Como convidados tiveram António Tavares, da Escola Nacional de Saúde Pública, coordenador do Departamento de Saúde Ambiental do Instituto de Saúde Pública Ricardo Jorge e ex-chefe da Divisão de Saúde Ambiental da Direcção-Geral de Saúde e, Mário Durval, Médico de Saúde Pública e Autoridade de Saúde do concelho do Barreiro, Presidente da Assembleia Geral da Associação Nacional de Médicos de Saude Pública e membro da Direcção da Sociedade Portuguesa de Saúde Ambiental (SPSA).

——————————
Nota: imagem recolhida no blogue Plataforma de Discussão e Intervenção Ambiental.