I Congresso Nacional de Saúde Pública

Foi pelo site da Sociedade Portuguesa de Saúde Ambiental que ficámos a saber da realização do I Congresso Nacional de Saúde Pública.
Este primeiro Congresso terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, nos dias 14 e 15 de Abril, e tem como objectivo principal reunir os profissionais, investigadores e estudantes da área da Saúde Pública em Portugal, estando também aberto a outros interessados nesta área.
O evento inclui 4 sessões plenárias e 8 sessões paralelas dedicadas aos seguintes temas:
  • A saúde pública no sistema de saúde: novas concepções – saúde em todas as políticas;
  • A infra-estrutura da saúde pública;
  • A formação e o treino perante os desafios da saúde pública;
  • Investigação, desenvolvimento e inovação em saúde pública.
Todos os interessados poderão propor, até ao dia 01 de Março de 2009, resumos para comunicação oral a apresentar nas sessões paralelas e serão aceites comunicações que abordem as seguintes áreas temáticas:
  1. Prática da saúde pública;
  2. Treino e formação em saúde pública;
  3. Investigação em saúde pública;
  4. Políticas de saúde pública.
Para mais informações, deverão contactar a Comissão Organizadora através de Correio Electrónico (congressosaudepublica@dgs.pt) ou por telefone (Tânia Morales de los Rios – 218430644).

Europeana

Agora, a pesquisa sobre Saúde está à distância de um clique.

«A biblioteca multimédia online da Europa, a Europeana, está acessível desde hoje e qualquer pessoa poderá aceder a mais de dois milhões de obras dos 27 Estados-membros da União Europeia, de acordo com a Comissão Europeia. A biblioteca conta com livros, mapas, gravações, fotografias, documentos de arquivo e filmes das mais variadas bibliotecas nacionais dos 27 países da União Europeia. A Saúde é um dos temas que pode ser pesquisado. A biblioteca está acessível em todas as línguas.

De acordo com a Comissão Europeia, que lançou esta iniciativa em 2005, este é “apenas o início”, pois a ideia é expandir a biblioteca, envolvendo também o sector privado. A comissária europeia para a Sociedade da Informação e os Meios de Comunicação, Viviane Reding, apelou às instituições culturais, editoras e empresas de tecnologia europeias para que alimentem a Europeana com mais conteúdos em formato digital.»
Esta é uma informação que retirámos do portal Hospital do Futuro, via “Recortes de Imprensa” da ESTeSL. Um portal que entretanto descobrimos e que passará, a partir deste momento, a merecer a nossa visita, quase diária.