Ciclo Cinema & Ambiente: 11ª Sessão

A décima-primeira e última sessão do Ciclo Cinema & Ambiente, comentada por Viriato  Soromenho-Marques, realiza-se a 13 de Julho com o filme “The Happening” (“O Acontecimento”) de M. Night Shyamalan, 2008.

O que terá provocado a desaparição total das abelhas? Qual a razão deste “acto” surpreendente da natureza? A questão é objecto de estudo numa universidade, onde apenas se esboçam as mais variadas teorias. Mas, entretanto, outro fenómeno emerge no Central Park de Nova York, espalhando-se a pouco e pouco por todo o lado, atingindo as pessoas de forma trágica. Estarão os dois acontecimentos ligados?

CicloCinema&Ambiente

As sessões do Ciclo Cinema & Ambiente são todas de entrada livre e realizam-se mensalmente na Cinemateca.

Chega então ao fim este ciclo que teve início em Setembro do ano passado e que nos brindou com 11 sessões de cinema. Agradecemos à Cristina Gonçalves, da Fundação Calouste Gulbenkian, que em tempo útil nos vez chegar a informação alusiva a cada uma das sessões e que divulgámos ao longo deste último ano.

Esperamos por mais novidades idênticas.

III Jornadas Pedagógicas de Educação para a Saúde do Barreiro

Vai realizar-se no próximo dia 7 de Julho, entre as 9h30m e as 17h30m, no Auditório da Escola Superior de Tecnologias do Barreiro, as III Jornadas Pedagógicas de Educação para a Saúde do Barreiro – Educação  Sexual, sob o mote “Temos PES para andar, cabeça para pensar e coração para…“, onde o tema principal é a sexualidade e os afectos.
Estas jornadas têm por objectivo a partilha e divulgação de experiências pedagógicas inovadoras no âmbito da educação para a saúde. Participam, nesta actividade, todas as escola do Barreiro, sendo esta uma iniciativa do PES (Projecto de Educação para a Saúde) Concelhio.

Para mais informações consultem o programa e caso estejam interessados, preencham e enviem a respectiva ficha de inscrição

Conferência Internacional Comunicação em Saúde: Políticas e Estratégias

Vai realizar-se nos próximos dias 28 e 29 de Junho de 2010 a Conferência Internacional Comunicação em Saúde: Políticas e Estratégias.

Este é um evento que terá lugar no auditório da ESEL (Pólo Artur Ravara)/ESTeSL, no Parque das Nações, em Lisboa

Entrada Livre mediante inscrição por email para:

De preferência licenciado em Saúde Ambiental…

Foi no portal Net-Empregos que encontrámos a proposta de emprego que aqui reproduzimos na integra e que dá preferência a licenciados em Saúde Ambiental para o desempenho de funções de Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho.

EMPRESA: Grupo PROSAUDE – FORSAUDE – Serviços Externos de Medicina, higiene e segurança no trabalho
FUNÇÃO: Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho – Deve ter já o CAP. De preferência licenciado em Saúde Ambiental
LOCAL: Odivelas
HORÁRIO – Part time até Setembro ou Outubro de 2010. Posteriormente a Setembro/outubro full time
VENCIMENTO: Part time – meio tempo – 380 euros. Full time – 700 euros + prémio de produtividade + subsidio de alimentação + carro da empresa para deslocações de trabalho.
TIPO DE CONTRATO – Part time – prestação de serviços. Full time – contrato a termo
ENDEREÇO A ENVIAR CV: directorgeral@forsaude.pt
www.grupoprosaude.com
Rua Pádua Correia, nº 29, 5100 LamegoTelefones: 914824302

XI Summer Institute on Global Environmental Issues

A Fundação Luso-Americana, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Instituto Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, vai realizar a Décima Primeira Edição do Summer Institute on Global Environmental Issues. Os temas incluem:

  • Políticas Ambientais nos EUA e na UE Comparados;
  • Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável;
  • Sustentabilidade Empresarial;
  • Recursos Naturais Ameaçados;
  • Fundo Português de Carbono;
  • Clima, Secas e Recursos Hídricos;
  • Biodiversidade;
  • Agenda Energética e Renováveis;
  • Saúde Pública e Pandemias;
  • Oceanos e Gestão Costeira;
  • Responsabilidade dos Media.

DESTINATÁRIOS: Profissionais com interesses e responsabilidades na área do Ambiente, nomeadamente professores e estudantes universitários (finalistas) ou com pós-graduação, jornalistas, membros de ONG’s e autarcas, profissionais dos sectores públicos e privados.

LOCAL: Auditório da FLAD : Rua Sacramento à Lapa, nº 21, Lisboa

DURAÇÃO: Três dias – a tempo inteiro, 9:30h – 17:30h (Julho 5-7).

LÍNGUA DE TRABALHO: Inglês / Português

CONDIÇÕES: Habilitações mínimas – Licenciatura ou frequência do último ano da Licenciatura; Bons conhecimentos de Inglês.

Inscrição e frequência gratuitas.
Selecção por análise curricular, actividade profissional, perspectiva e ambição pessoal.
Serão seleccionados um máximo de 25 participantes.

NOTA:
Nos três dias do curso a Fundação oferecerá os almoços.
Para os participantes com residência fora do concelho Lisboa as despesas de alojamento e de transporte serão pagas pela FLAD mediante comprovativo.

DATA LIMITE DE ENTREGA DE CANDIDATURAS: 25 de Junho de 2010
As candidaturas deverão ser enviadas com o CV resumido, acompanhado de uma carta de motivação para vitor.ventura@flad.pt, com a referência – Instituto de Verão.

INSTITUIÇÕES/ORADORES CONVIDADOS:
QUERCUS; Instituto de Ciências Sociais (L. Schmidt); Geota; LPN; Evan Vlachos (Colorado State University); ISA; SUSTENTARE; ADENE; Ministério do Ambiente; Michael Hopkins (UK); Programa Gulbenkian Ambiente (V. Soromenho-Marques); Generg (Carlos Pimenta).

Para mais informações contactar vitor.ventura@flad.pt ou tel. 213935828

A Saúde dos Portugueses em 1910

No âmbito do  “II Congresso Nacional sobre Estilos de Vida Promotores de Saúde“, que ainda está a decorrer em Aveiro, de 16 a 18 de Junho, deixo-vos o vídeo “A Saúde dos Portugueses em 1910“, apresentado pelo Director-Geral da Saúde, a propósito das comemorações do centenário da implantação da República.