Curso de Extensão Universitária em Saúde Ocupacional em Unidades de Saúde

As inter-relações e interdependências entre trabalho e saúde são o objecto de estudo da Saúde Ocupacional. Os riscos profissionais variam consoante o tipo de actividade profissional mas dependem, acima de tudo, das condicionantes do trabalho, designadamente, do tipo de organização (ex.: hierarquia, horários, exigências de produtividade), das condições de trabalho (ex.: ambiente, espaços de trabalho), dos equipamentos e das características e capacidades das pessoas/trabalhadores. A prestação de cuidados de saúde, em Hospitais e outras Unidades de Saúde, constitui uma área peculiar nessa relação entre a actividade de trabalho e a saúde/doença dos profissionais de saúde. Desse modo, as influências (positivas e negativas) do ambiente (incluindo o ambiente de trabalho) são cada vez mais reconhecidas como um aspecto essencial das agendas políticas na área da saúde da maioria dos países do mundo.

É nesse sentido que surge o Curso de Extensão Universitária em Saúde Ocupacional em Unidades de Saúde, que se destina a licenciados na área da Saúde e outras áreas afins, com interesses na Saúde Ocupacional e Ambiental ou na Saúde, Higiene e Segurança dos Trabalhadores nos Locais de Trabalho e que apresenta os seguintes objectivos:

  • Apresentar, analisar e discutir os fundamentos metodológicos da saúde ocupacional e ambiental na área das unidades de saúde, em particular nos hospitais, numa perspectiva centrada na saúde e segurança dos profissionais de saúde e na qualidade da prestação de cuidados de saúde;
  • Contribuir para o incremento da aplicação de uma metodologia de análise das situações de trabalho (análise ergonómica do trabalho) que permita a sua compreensão no sentido da adequação às características e capacidades dos trabalhadores;
  • Demonstrar a importância da abordagem sistémica e integrada das situações de trabalho, em contexto de prestação de cuidados, no planeamento e programação de prioridades de melhoria das condições de trabalho em hospitais;
  • Capacitar os estudantes para a identificação e avaliação da (1) influência (positiva ou negativa) do ambiente e condições de trabalho sobre o profissional de saúde em actividade e (2) dos respectivos efeitos, quer sobre os trabalhadores, quer sobre o sistema e doentes, tendo em vista a prevenção de riscos profissionais e uma adequada protecção e promoção da saúde dos profissionais de saúde.

Esta é uma oferta formativa conjunta da

ENSP » Escola Nacional de Saúde Pública
Avenida Padre Cruz, 1600-560 Lisboa | Telef: 217 512 100 | Fax: 217 582 754
E-mail: academicos@ensp.unl.pt

e

ESTeSL » Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
Avenida D. João II, Lote 4.69.01,1990 – 096 Lisboa, Parque das Nações
Telef: 218 980 485/218 980 400 | Fax: 218 980 460
E-mail: centro.formacao@estesl.ipl.pt

A censura dos tempos modernos

Desde alguns dias a esta parte, alguns leitores têm-nos  abordado no intuito de saber o que se passa com o blogue, na medida em que têm tido dificuldades de acesso. Ontem, chegou-nos uma possível explicação, que se aplicará, eventualmente, a alguns colegas, Técnicos de Saúde Ambiental, nalgumas regiões de saúde. Recordo que, a confirmar-se esta situação, não será a primeira que somos objecto de tanta atenção. Será que merecemos? Não haverá coisa melhor com que se devam preocupar?

Obrigado ao colega Sérgio Cardoso do Tecnologias da Saúde por nos ter alertado para esta questão e nos ter autorizado a republicação na integra, do seu post com o mesmo título e que disponibilizamos em baixo.

As opiniões contrárias são difíceis de “digerir”, mas, por vezes, são precisas para alterar o “estado das coisas” e mudarmos para um outro rumo melhor.

Se julgam que têm o direito de limitar ou eliminar o acesso a uma determinada plataforma informática, para impedir o acesso à formação e informação técnica relevante e de grande utilidade para os profissionais… Então, poderemos considerar que estaremos num país ditatorial e de terceiro mundo.

Censurar as opiniões e nos dias de hoje é um caminho que não nos leva a lado nenhum e só demonstra a nulidade intelectual. Realmente o nosso país, encontra-se ainda, atrasado e com falta de maturidade democrática.

Fala-se muito no tempo do Salazar, mas esses tempos estão a regressar em força…

Infelizmente, é o retorno ao passado…