Dia Internacional da Conservação da Natureza

Comemora-se hoje, dia 28 de Julho, o Dia Internacional da Conservação da Natureza e, de acordo com o Portal Ambiente Online (ver Dia da Conservação da Natureza marcado por críticas), o partido “Os Verdes” deixa a sugestão ao governo para que vista tangas pretas, na comemoração. Para o partido, a sugestão é inspirada na ligeireza das responsabilidades e das políticas que o Governo tem vindo a assumir na área da conservação da natureza.

«”Os Verdes” sugerem ainda o uso da tanga como símbolo das parcas verbas atribuídas à Conservação da Natureza no quadro do Orçamento de Estado e do estrangulamento financeiro a que o Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) tem vindo a ser submetido, o que o impede de cumprir com a missão que lhe foi atribuída de estudo, preservação e valorização da natureza nas áreas protegidas deste país, áreas de conservação da natureza, por excelência», adianta o partido ecologista.

A Quercus optou por fazer uma resenha dos vários problemas que, no entender da associação ambientalista, afectam esta área. A desorganização da informação sobre o património natural e os valores naturais classificados, o regime financeiro da conservação da natureza e biodiversidade e a pouca intervenção do ICNB são algumas das críticas feitas pela Quercus, em jeito de balanço do novo regime jurídico da conservação da natureza.

«Neste Dia Nacional da Conservação da Natureza, a Quercus espera bem que o Governo e o Ministério do Ambiente atribuam os meios e o protagonismo político a esta área tão relevante para o desenvolvimento sustentável, em particular neste Ano Internacional da Biodiversidade», assinala a associação.

Férias em contagem decrescente…

Faz precisamente hoje um ano que vos falámos das férias com controlo remoto…
Retomamos o assunto porque já estamos em contagem decrescente para as férias de Verão deste ano e muito provavelmente iremos utilizar a mesma técnica para que os leitores mais assíduos não sintam tanto a nossa falta 🙂
Se no ano passado os leitores fidelizados (referimo-nos a leitores feed por email) eram pouco mais de 100, hoje contamos com pouco menos de 300 e será principalmente por esses que iremos tentar, mesmo ausentes, deixar-vos algumas “novidades”.
Ainda não definimos nenhuma estratégia quanto aos conteúdos, mas muito provavelmente iremos recuperar alguns posts mais antigos e deixar-vos algumas sugestões de leitura, algumas das quais seguirão comigo viagem.

Entretanto, como até às férias ainda sobram alguns dias, têm algumas sugestões para aquilo que gostavam de ver aqui abordado no nosso período de férias?