Dia Internacional da Conservação da Natureza

Comemora-se hoje, dia 28 de Julho, o Dia Internacional da Conservação da Natureza e, de acordo com o Portal Ambiente Online (ver Dia da Conservação da Natureza marcado por críticas), o partido “Os Verdes” deixa a sugestão ao governo para que vista tangas pretas, na comemoração. Para o partido, a sugestão é inspirada na ligeireza das responsabilidades e das políticas que o Governo tem vindo a assumir na área da conservação da natureza.

«”Os Verdes” sugerem ainda o uso da tanga como símbolo das parcas verbas atribuídas à Conservação da Natureza no quadro do Orçamento de Estado e do estrangulamento financeiro a que o Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) tem vindo a ser submetido, o que o impede de cumprir com a missão que lhe foi atribuída de estudo, preservação e valorização da natureza nas áreas protegidas deste país, áreas de conservação da natureza, por excelência», adianta o partido ecologista.

A Quercus optou por fazer uma resenha dos vários problemas que, no entender da associação ambientalista, afectam esta área. A desorganização da informação sobre o património natural e os valores naturais classificados, o regime financeiro da conservação da natureza e biodiversidade e a pouca intervenção do ICNB são algumas das críticas feitas pela Quercus, em jeito de balanço do novo regime jurídico da conservação da natureza.

«Neste Dia Nacional da Conservação da Natureza, a Quercus espera bem que o Governo e o Ministério do Ambiente atribuam os meios e o protagonismo político a esta área tão relevante para o desenvolvimento sustentável, em particular neste Ano Internacional da Biodiversidade», assinala a associação.

Please follow and like us:
Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *