De acordo com a informação disponível no sítio da Direcção-Geral da Saúde, o Conselho de Ministros da União Europeia (UE) declarou oficialmente 2011 o Ano Europeu das Actividades Voluntárias que Promovam uma Cidadania Activa.
Terá sido em Novembro de 2009 que o Conselho de Ministros da UE declarou oficialmente 2011 como sendo o Ano Europeu das Actividades Voluntárias que Promovam uma Cidadania Activa.
O Ano Europeu tem por objectivo geral incentivar e apoiar os esforços desenvolvidos pela Comunidade, pelos Estados-Membros e pelas autoridades locais e regionais tendo em vista criar condições na sociedade civil propícias ao voluntariado na UE e aumentar a visibilidade das actividades de voluntariado na UE.
Este objectivo geral será operacionalizado através de 4 grandes objectivos específicos:
- Criar um ambiente propicio ao voluntariado na UE;
- Dar meios às organizações que promovem o voluntariado para melhorar a qualidade das suas actividades;
- Reconhecer o trabalho voluntário;
- Sensibilizar as pessoas para o valor e a importância do Voluntariado.
Cada Estado Membro designou o Organismo responsável pela organização da sua participação no Ano Europeu, sendo o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado o designado para Portugal.
A propósito deste assunto recordamos um dos nossos posts de 11 de Janeiro de 2008 (Técnica de Saúde Ambiental aquece as noites dos sem-abrigo)… porque o voluntariado é preciso!…