Feliz Natal ecológico

Estamos na semana do Natal.

Para alguns este será o Natal mais difícil dos últimos anos, muito por força daquilo que alguns apelidam de crise. Nós acreditamos que ela existe porque a sentimos, apesar dos números adiantarem que neste ano os gastos associados à época natalícia são ainda superiores aos registados no ano passado.

Porque não queremos estar associados aos despesismo, decidimos reduzir, reutilizando. É verdade… estamos a reutilizar a imagem utilizada no ano passado, por esta ocasião.

Tal como nós, também os estudantes do 1.º Ano do Curso de Licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Lisboa optaram pela reutilização, mas de embalagens, para a construção da Árvore de Natal da ESTeSL. Aproveitaram ainda a ocasião para se associarem às comemorações dos 30 anos daquela escola, deixando-nos algumas imagens que ilustram todo o percurso da ESTeSL, desde a sua génese até aos dias de hoje.

A todos os nossos leitores, desejamos um Feliz Natal mais ecológico. Façam como nós: reutilizem!

XVIII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental

Foi pelo Rui Borralho da Naturlink que recebemos o pedido de divulgação das XVIII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, organizadas  pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), e as quais decorrerão nos próximos dias 28 a 30 de Janeiro de 2011, em Idanha-a-Nova, nas instalações da Escola Superior de Gestão, subordinadas ao tema Paisagens Educativas.

Segundo a ASPEA, a proposta das XVIII Jornadas de Educação Ambiental é dar protagonismo à natureza e aos princípios e valores que devem reger as relações entre os seres humanos e os restantes seres vivos, nos diversos espaços naturais e vivenciais.

Poderão aceder a informação adicional sobre as Jornadas, incluindo ao seu programa provisório e ficha de inscrição, através da primeira página do sítio da ASPEA .
Os interessados poderão ainda contactar a ASPEA directamente através de  correio electrónico e/ou por telefone (217724827).

Nós, por várias ocasiões, já participámos em algumas das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental promovidas pela ASPEA. Se a memória não nos falha, já estivemos em Aveiro, Coimbra, Portalegre, Maia e Tavira e todas as participações foram extremamente interessantes. Se tudo, em termos de organização, se mantiver como dantes, será um evento a não perder.

Concurso de ingresso para o ACES do Oeste II – Oeste Sul

Foi publicada hoje a Listagem (extracto) n.º 228/2010, que publicita a lista de classificação final do concurso de ingresso para provimento de um lugar de técnico de diagnóstico e terapêutica, área de saúde ambiental, para o ACES do Oeste II – Oeste Sul.

Parabéns à colega Ana Henriques.

Curitiba: cidade mais verde da América Latina

Por indicação do nosso leitor Andy, ficámos a saber que Curitiba é a cidade que mais respeita o meio ambiente entre 17 localidades da América Latina. Transcrevemos o texto para o qual nos deixou uma hiperligação, referente ao sítio Cidades Inovadoras, o qual passará a partir de hoje, a fazer parte das nossas hiperligações listadas em “AMBIENTE”

Um estudo sobre o meio ambiente apresentado pela Siemens e pela unidade de estudos da revista The Economist na Cúpula Climática Mundial de Prefeitos (CCLIMA), na Cidade do México, mostrou que Curitiba é a cidade mais verde entre outras 17 da América Latina. A pesquisa inédita foi feita entre Abril e Outubro de 2010, incluindo dados também dos dois últimos anos.

Com 1,7 milhões de habitantes, a cidade está muito acima da média, segundo a classificação. O índice mediu as variáveis de eficiência energética, emissão de CO2, uso do solo e edifícios, transporte, resíduos, água, qualidade do ar e a participação governamental no meio ambiente. A intenção é transformar o estudo em um indicador que auxilie autoridades a se conscientizarem da necessidade de desenvolvimento de políticas sustentáveis.

Questionário AP Tox – Temas Emergentes em Saúde Ambiental em Portugal

Faz amanhã uma semana que divulgámos, na nossa página no Facebook, o Questionário AP Tox – Temas Emergentes em Saúde Ambiental em Portugal. A Associação Portuguesa de Toxicologia dispensa apresentações porquanto já lhe dedicámos uma mensagem, em Julho de 2009 (ver Associação Portuguesa de Toxicologia (AP Tox)).

Em introdução ao questionário pode ler-se que «na última década, a legislação Europeia sobre saúde e ambiente avançou significativamente. Em consequência, os temas actuais em saúde ambiental na Europa evoluíram dos tradicionais temas relacionados com as condições sanitárias, a poluição do ar, nutrição, as doenças infecciosas e exposições ocupacionais até aos perigos ambientais associados à poluição industrial, resíduos, produtos de consumo, práticas agrícolas, alterações climáticas e nanomateriais. Esta evolução resultou na necessidade de adaptação dos profissionais de saúde ambiental a um conjunto de conhecimentos multi-disciplinares. Esta necessidade de alteração rápida do perfil dos profissionais de saúde ambiental coloca exigências nos requisitos de formação e pesquisa neste campo.»

A Associação Portuguesa de Toxicologia (AP Tox) pretende então, com a aplicação deste questionário, compreender o impacto que essas alterações estão a ter na Saúde Ambiental em Portugal. Nesse sentido o questionário sobre “Temas emergentes da Saúde Ambiental em Portugal” tem como objectivo identificar os problemas chave actuais e futuros em Portugal e avaliar necessidades adicionais de formação e investigação.

Este questionário é dirigido a indivíduos ligados à saúde ambiental nas organizações portuguesas, a nós portanto, e pode ser preenchido online entre 15 de Novembro de 2010 e 31 de Janeiro de 2011. O questionário também está disponível em formato pdf, que depois de preenchido deverá ser devolvido por correio electrónico.

O questionário é constituído por 10 questões e deverá demorar menos de 10 minutos a ser preenchido. Todas as respostas serão tratadas confidencialmente, sendo apenas divulgados os resultados do tratamento estatístico final. Os resultados finais serão disponibilizados gratuitamente a todos os participantes que indicarem o contacto para envio no final deste questionário.

Participem!

Think Tank Gulbenkian – A água e o futuro da humanidade

O Think Tank Gulbenkian sobre a Água e o Futuro da Humanidade realizará a sua primeira reunião em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, nos próximos dias 6 e 7 de Dezembro, com uma sessão de apresentação pública, no dia 6 de Dezembro, às 17h30m, no Auditório 2,  e cuja informação recebemos por correio electrónico e que aqui deixamos (ver programa).

O Think Tank Gulbenkian sobre a Água e o Futuro da Humanidade é um grupo de reflexão criado pela Fundação Calouste Gulbenkian que tem como objectivo aprofundar os conhecimentos sobre a importância crescente da água num mundo em mudança.

Pretende-se reflectir de forma interdisciplinar e multi-sectorial sobre os principais problemas que se colocam no domínio da água, identificando cenários futuros e apontando diferentes estratégias. O consumo de água no horizonte de 2050 e o estado dos recursos hídricos no ambiente global constituem a base de reflexão deste Think Tank, que deverá igualmente analisar a possibilidade de, no futuro, a pressão sobre a utilização da água vir a criar sérios constrangimentos para o desenvolvimento da humanidade.

O Think Tank Gulbenkian sobre a Água e o Futuro da Humanidade é constituído por um conjunto de individualidades de reconhecido prestígio a nível internacional: Benedito Braga (Brasil), Colin Chartres (Austrália), William J.  Cosgrove (Canadá), Luís Veiga da Cunha (Portugal), Peter Gleick (E.U.A.), Pavel Kabat (Holanda), Mohamed Ait Kadi (Marrocos), Daniel P. Loucks (E.U.A.), Jan Lundqvist (Suécia), Sunita Narain (Índia) e Jun Xia (China), que estarão presentes na sessão de apresentação pública.