Juntos contra o Tráfico de Seres Humanos

Segundo a Organização das Nações Unidas, um total de 2,4 milhões de pessoas em todo o mundo foram vítimas de Tráfico Humano pelo menos uma vez. O Tráfico de Seres Humanos configura uma das maiores ofensas aos Direitos Humanos, sendo uma forma de escravidão alicerçada em lógicas de exploração sexual e laboral, associada a fenómenos sociais como a pobreza e a exclusão social. Assumindo diversas formas, tais como a exploração sexual, a exploração laboral, o tráfico de órgãos, a mendicidade, as adoções ilegais e o trabalho doméstico ilegal, esta realidade tem repercussões dramáticas do ponto de vista físico, psicológico, emocional e social. À semelhança do contexto mundial, a prática deste tipo de crime tem-se intensificado em Portugal, com a persistência do cenário de crise económico-social, aumento das redes de imigração e de mão-de-obra ilegais.

A Saúde em Português (Associação de Profissionais de Cuidados de Saúde dos Países de Língua Portuguesa, uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento) no âmbito do projeto Mercadoria Humana 2, lançou o desafio a figuras públicas e ao público em geral para que assumissem no seu dia-a-dia a luta contra o Tráfico de Seres Humanos.

A Saúde Ambiental, juntos contra o Tráfico de Seres Humanos

Os estudantes do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) não podiam ficar indiferente e evidenciaram estar juntos contra o Tráfico de Seres Humanos!!

What is Environmental Health Science, and why should you care?

An introduction to what’s cool and what’s important about Environmental Health Science (EHS).

Uma mensagem  do Departamento EHS da Universidade de Michigan (USA).

Segurança Alimentar – Saberes, Práticas e Experiências

Irá ter lugar, nos dias 8 e 9 de maio de 2013, aquele que será o 1.º Encontro da Unidade de Saúde Pública do ACES de Cascais subordinado ao tema “Segurança Alimentar – Saberes, Práticas e Experiências“.

Segurança Alimentar - Saberes, Práticas e Experiências

Este evento, que tem como destinatários  Médicos de Saúde Pública, Técnicos de Saúde Ambiental, Técnicos de Segurança Alimentar, Engenheiros, Arquitetos, Autarquias, Outras Entidades e Profissionais da Área, Agentes Económicos e Estudantes, apresenta como principais objetivos: (i) Promover um espaço de partilha e debate de conhecimentos no âmbito da Higiene, Segurança e Qualidade Alimentar; e (ii) Promover um espaço de reflexão e discussão sobre a relação entre a Segurança Alimentar e a Saúde.

Os temas em debate serão:

  • Segurança Alimentar nas Escolas
  • Estabelecimentos Industria Alimentar – Uma Perspetiva Regulamentar
  • A Formação e Ensino enquanto Processo de Excelência
  • Estabelecimentos de Comércio e Serviço Alimentar – Uma Perspetiva Regulamentar
  • Os Profissionais e as Boas Práticas – da Formação à Ação
  • Toxinfeções Alimentares
  • Alimentação Segura Sinónimo de Alimentação Saudável?

O Encontro “Segurança Alimentar – Saberes, Práticas e Experiências”, que contará com a participação do docente e coordenador da área científica de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, professor Vítor Manteigas, com uma comunicação no painel “A Formação e Ensino enquanto Processo de Excelência”, decorrerá na Casa das Histórias Paula Rego (Cascais) e as inscrições são gratuitas (ficha de inscrição) mas limitadas à capacidade da sala. Sugerimos aos potenciais interessados que se apressem a garantir o seu lugar.

Environmental Health, from Tartu to Lisbon

Arrived at Lisbon School of Health Technology (Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa), by these days, and will stay with us until the end of June, Kristina Kärk, Environmental Health student of Tartu Health Care College (Estonia).
In the three months that will be with us, she will have the opportunity to intern in the Group of Health Centres of Cascais where will develop skills in (i) employees health care, (ii) risk analysis and (iii) services and products health safety.

Environmental Health, from Tartu to Lisbon

For now we leave a “thank you” to the Public Health Unit and Environmental Health Technicians (specially to Rosa Bernardo) that will be responsible for its monitoring. We also thanks to student Daniela Fernandes, tutor ERASMUS who received and accompanied Kristina in these early days in Portugal.