Take a break with Environmental Health (SO Industrial)

É com enorme satisfação que vos damos conta de mais uma sessão do projeto “Take a break with Environmental Health”, dinamizado pelos estudantes de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL).

Este projeto pretende dar a conhecer aos estudantes da licenciatura em Saúde Ambiental diferentes atividades e perspetivas das áreas afetas àquela que é a sua área de formação, num espaço informal e aberto.

Para a terceira sessão, que terá lugar no dia 28 de maio pelas 17h30m, contamos com a presença da Dra. Susana Venâncio, licenciada em Saúde Ambiental pela ESTeSL e com vasta experiência na área da Saúde Ocupacional em contexto industrial, na qualidade de Safety, Environment and Training Responsible do SODECIA, um grupo industrial que opera a nível mundial como fornecedor full service no ramo automóvel, nomeadamente em produtos como chassis, powertrain e body in white.

Take a break with Environmental Health (Saúde Ocupacional em contexto industrial)

As sessões anteriores foram dedicadas à Educação Ambiental e à Higiene e Segurança Alimentar – ver Take a break with Environmental Health (Educação Ambiental) e Take a break with Environmental Health (Higiene e Segurança Alimentar).

Occupational Safety and Hygiene

Occupational Safety and Hygiene é mais um título que em breve fará parte da Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), oferecido pela área científica de Saúde Ambiental. Esta oferta decorre da participação de docentes e estudantes no International Symposium on Occupational Safety and Hygiene (SHO 2013) e onde foram publicados os artigos que naquele evento foram apresentados, decorrentes de projetos de investigação.

Occupational Safety and Hygiene

Occupational Safety and Hygiene presents selected papers from the International Symposium on Occupational Safety and Hygiene — SHO2013 (Guimarães, Portugal, 4-15 February 2013), which was organized by the Portuguese Society for Occupational Safety and Hygiene (SPOSHO). The contributions from 15 different countries focus on:

  • Occupational safety
  • Risk assessment
  • Safety management
  • Ergonomics
  • Management systems
  • Environmental ergonomics
  • Physical environments
  • Construction safety
  • Human factors

The papers included in the book are mainly based on research carried out at universities and other research institutions, but they are also based on practical studies developed by Occupational Health & Safety (OHS) practitioners within their companies. As a result, this book will be useful to get acquainted with the state-of-the-art of the research within the aforementioned domains, as well as with some practical tools and approaches that are currently used by OHS professionals worldwide.

I Simpósio de Saúde Pública do Barroso

I Simpósio de Saúde Pública do BarrosoA Unidade de Saúde Pública do Alto Tâmega e Barroso e a Câmara Municipal de Boticas  estão a organizar aquele que será o I Simpósio de Saúde Pública do Barroso, que terá lugar no Auditório Municipal de Boticas, no próximo dia 14 de junho.

Este evento pretende reunir profissionais da saúde humana e veterinária, naquilo que diz ser uma “filosofia de debate pluridisciplinar, na perspetiva de que a saúde humana e animal constituem uma só saúde, conforme orientação das políticas da comissão europeia”.

As inscrições são gratuitas, procurando tornar possível a reunião do maior número de profissionais da área da saúde humana e animal, e poderão ser feitas enviando a respetiva ficha de inscrição por via postal, por correio eletrónico ou online no site do Município. Para mais informações sugerimos que acedam ao programa e respetiva ficha de inscrição do I Simpósio de Saúde Pública do Barroso.

Visita de estudo às instalações da Valorsul (CTRSU e ASMC)

Hoje, alguns dos estudantes do 2.º ano do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) foram visitar as instalações da Valorsul, nomeadamente a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (CTRSU), vulgarmente conhecida como “incineradora”, e o Aterro Sanitário de Mato da Cruz (ASMC).

Visita de estudo à Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (CTRSU) e ao Aterro Sanitário de Mato da Cruz (ASMC) da Valorsul

A Valorsul – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos das Regiões de Lisboa e do Oeste, S.A. é a empresa responsável pelo tratamento e valorização das cerca de 950 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos, por ano, em 19 Municípios da Grande Lisboa e da Região Oeste (Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira) e que esta tarde nos recebeu.

A sua área de intervenção corresponde a menos de 4% da área total do país, mas valoriza mais de um quinto de todo o “lixo doméstico” produzido em Portugal.

Esta enorme quantidade de resíduos é tratada e valorizada pela Valorsul através de um Sistema de Gestão Integrada de Resíduos Urbanos (RU) adequado ao crescimento e à composição do resíduo urbano produzido e que nos foi apresentado, em auditório, pela Eng.ª Ana Paula Penha, da Direção de Estudos, Qualidade e Informação, após uma passagem pela plataforma de descarga de resíduos. Antes ainda de seguirmos viagem para o Aterro Sanitário, fomos recebidos na centro de comando onde estão centralizadas as operações de comando e controlo daquela unidade (ver fotografias).

SEGUREX e TEKTÓNICA 2013

Hoje, dia 7 de maio, começou o SEGUREX e a TEKTÓNICA 2013 e a Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) esteve lá.

SEGUREX – Salão Internacional de Proteção e Segurança, aquele que é o maior Evento de Segurança em Portugal e tem lugar na FIL (Feira Internacional de Lisboa), de 7 a 11 de maio de 2013 e decorre em simultâneo com a TEKTÓNICA, feira de Construção e Obras Públicas.

SEGUREX abrange os setores da Segurança de Pessoas e Bens, Segurança no Trabalho, Protecção e Combate a Incêndios, Socorro e Salvamento, Segurança na Circulação e nos Transportes, Informática e Comunicações, e tem tido uma participação representativa quer das empresas, quer das Entidades Públicas e Organismos Oficiais, ainda que nos tenhamos apercebido que de ano para ano as empresas representadas tendem a diminuir (ver fotografias).

SEGUREX e TEKTÓNICA 2013