Congresso Internacional sobre Condições de Trabalho (CICOT 2013)

Congresso Internacional sobre Condições de Trabalho (CICOT 2013)

A RICOT – Rede de Investigação sobre Condições de Trabalho, projeto científico promovido pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, vai realizar este ano aquela que será a segunda edição do seu congresso internacional. Falamos dos Congresso Internacional sobre Condições de Trabalho (CICOT 2013) que terá lugar na cidade do Porto, nos dias 5 e 6 de setembro de 2013 e que abordará os seguintes temas:

  • Segurança e Saúde no Trabalho
  • Organização do Trabalho
  • Diversidade e relacionamento interpessoal no trabalho
  • Carreiras e competências
  • Participação, poder e estruturas de representação no trabalho
  • Conciliação entre esferas de vida
  • Contexto socioeconómico e desempenho laboral

Este é mais um evento científico, de cariz internacional, onde a participação ativa da área científica de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) se fará notar.

Para além das eventuais comunicações que se venham a realizar por ex-estudantes, estudantes ou docentes, o CICOT 2013 conta, desde já, com a participação na Comissão Científica da professora doutora Susana Viegas, docente desta área científica e diretora do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da ESTeSL.

Os eventuais interessados em participar no CICOT 2013 ainda o poderão fazer a preços reduzidos, garantindo a sua inscrição e pagamento até ao dia 31 de julho.

Seminário “Saúde Ambiental”

Irá ter lugar no próximo dia 18 de setembro de 2013, no Sana Metropolitan Hotel, em Lisboa, o Seminário “Saúde Ambiental”, organizado pela Produtiva – Fábrica de Competências e Ideias, Lda.

Seminário "Saúde Ambiental"

Este evento tem como objetivo promover a reflexão crítica sobre a Saúde Ambiental em Portugal, os seus impactos na qualidade de vida e as estratégias de promoção e proteção da saúde humana e destina-se, segundo a organização, a: organizações do setor ambiental; organizações do setor da saúde; técnicos de saúde ambiental, saúde pública e saúde ocupacional; técnicos de higiene e segurança no trabalho; responsáveis pela gestão ambiental e do ordenamento do território; responsáveis pela gestão de espaços verdes e de espaços públicos; responsáveis pela divisão de licenciamentos e gestão urbanística; e pessoas que pretendam adquirir novos conhecimentos sobre a matéria.

Seminário “Saúde Ambiental” contará com ilustres representantes da Saúde Ambiental, com especial destaque para o Presidente da Associação Nacional de Saúde Ambiental (ANSA), Dr. Hélder Simões, os Presidente e Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Saúde Ambiental (SPSA), Drs. Rogério Nunes e Raquel Santos respetivamente e a docente da área científica de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), e Diretora do Curso de Licenciatura em Saúde Ambiental da ESTeSL, Professora Doutora Susana Viegas que, no painel Saúde Ambiental e Ocupacional, irá responder à questão: Existem diferenças nas Intervenções em Saúde Ambiental e Saúde Ocupacional?

Mestrado em Saúde, Trabalho e Ambiente (ENSP & ESTeSL)

O Mestrado em Saúde, Trabalho e Ambiente (áreas da Saúde Ambiental e da Saúde Ocupacional) é um programa de formação organizado em associação pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL).

Este mestrado, com  início em 3 de outubro de 2013 (sessão de abertura) e conclusão até 31 de Julho de 2015, pretende proporcionar aos licenciados em áreas da Saúde e outras áreas afins a oportunidade de aprofundar conhecimentos e competências no âmbito da Saúde Ocupacional e Ambiental concretamente,  no contexto da prevenção dos riscos profissionais e da promoção da saúde. Os seus objetivos gerais são a a aquisição de competências para compreender e intervir nas áreas da Saúde, Trabalho e Ambiente, incluindo todas as componentes que as determinam e estimular o uso de metodologias de recolha, análise e produção de conhecimento no âmbito da Saúde, Trabalho e Ambiente.

Para que se possam candidatar à frequência desta oferta formativa, conferente do grau de mestre, terão que ser detentores de licenciatura nas áreas da saúde, ambiente, engenharias, química, biologia, ergonomia e outras áreas afins.

As candidaturas decorrem até ao dia 1 de julho de 2013 e aos potenciais interessados, que muitos admitimos serem licenciados em Saúde Ambiental, sugerimos que acedam a mais informações aqui, página a partir da qual podem fazer a candidatura online.

Entretanto, pela voz do Prof. Doutor Sousa Uva, apresentamos-vos o Mestrado em Saúde, Trabalho e Ambiente.

Verão com as Ciências e Tecnologias da Saúde 2013

Verão com as Ciências e Tecnologias da Saúde 2013

Irá ter lugar, de 15 a 26 de julho de 2013, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), a 7.ª Edição do Verão com as Ciências e Tecnologias da Saúde, este ano dirigida a estudantes do 3º ciclo (7º, 8º e 9º ano) e ensino secundário.

Verão com as Ciências e Tecnologias da Saúde 2013 pretende: (i) promover o conhecimento das ciências e tecnologias da saúde em torno do corpo humano; (ii) fomentar o interesse dos participantes para as áreas das ciências e tecnologias da saúde; (iii) promover o papel da ciência e tecnologia face ao desenvolvimento, competitividade e a cidadania; e (iv) desenvolver a adoção de estilos de vida saudáveis.

Serão criados grupos distintos para estudantes do 3º ciclo e do ensino secundário com atividades adaptadas aos níveis de conhecimento de cada grupo. Os participantes serão sempre acompanhados por tutores devidamente formados em todas as atividades, realizando tarefas em “oficinas laboratoriais” de acordo com o programa específico de cada uma das áreas científicas envolvidas, vivenciando o dia-a-dia académico e laboratorial da ESTeSL e onde, obviamente, a Saúde Ambiental irá marcar presença!

As inscrições para a edição deste ano do Verão com as Ciências e Tecnologias da Saúde terminam no dia 9 de julho e caso estejam interessados podem aceder a mais informação no sítio da ESTeSL (ver aqui). Participem e divulguem!

No Dia Mundial do Ambiente, qual é a sua classe?

No âmbito do projeto “Próxima Paragem Saúde”, que decorre de uma parceria entre a Unidade de Saúde Pública do ACES Almada Seixal, agrupamento que tem vindo receber estudantes estagiários de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), e a Fertagus, Metro Sul do Tejo e Transportes Sul do Tejo, têm vindo a ser lançadas campanhas alusivas à saúde, segurança e prevenção.

O principal objetivo deste projeto é alertar, relembrar e informar a população para as várias vertentes de saúde pública, nomeadamente na prevenção de doenças, prevenção de acidentes e estilos de vida saudáveis onde, por razões óbvias, as questões ambientais não poderiam ser negligênciadas.

A propósito do tema do mês (ambiente) e do Dia Mundial do Ambiente, que se comemora amanhã, dia 5 de junho, aqui vos deixamos a imagem que tem irá circular (literalmente) nos transportes públicos das entidades parceiras.

Projeto Paragem Saúde (Dia Mundial do Ambiente)

No Dia Mundial do Ambiente, diga-nos… qual é a sua classe?